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Cadeia de Suprimentos

Conheça 3 critérios básicos para a escolha de um bom mercado fornecedor

Voltar | Por Efcaz 28/6/2021

O mercado fornecedor compreende o conjunto de pessoas ou organizações que fornecem insumos como: equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros materiais que sua empresa necessita para produzir e vender as mercadorias ou prestar os serviços pretendidos a seus clientes.

Devido a globalização houve uma crescente velocidade de mudança tecnológica e a expansão do mercado consumidor; o que contribuiu para a necessidade de se ter preços competitivos, tudo isto obrigou o setor de compras das empresas a analisar a importância da seleção de fornecedores, para o sucesso dos negócios.

Pois o fornecedor será aquela peça fundamental para suas vendas e serviços serem bem apresentados a seus clientes, afinal virá dele os insumos utilizados em sua produção e, ou algumas vezes os próprios produtos, neste sentido os fornecedores acabam sendo um dos principais parceiros das empresas, além de muitas vezes também serem os principais custos do negócio.

Mas não só por isto que as empresas precisam adotar critérios básicos na escolha de bons fornecedores para seus negócios, além disso existem hoje no mercado fornecedor uma competição por insumos na qual a complexidade aumenta em função das características do produto ou serviço a ser comprado.

Têm-se aqui fortes fatores de impacto na relação de sua empresa com seus clientes porque estão conectados a qualidade dos produtos, a disponibilidade desse produto e ao lucro almejado e tudo depende do mercado fornecedor.

Organização estratégica gera confiabilidade nas relações comerciais

Para conhecer o mercado fornecedor empresas devem participar de eventos relacionados aos fornecedores tanto offline como online, sempre buscando informações sobre todos os assuntos relacionados a esse mercado, seja na internet, ou em associações locais, ou ainda em catálogos de negócios.

Diante de tantas informações, sua empresa precisa de um CRM, que é um software repleto de ferramentas organizacionais capazes de organizar esses dados sobre os seus fornecedores, os produtos e serviços, deixando o processo de escolha mais rápido e confiável.

Existem alguns critérios básicos para a escolha de fornecedores no mercado fornecedor, mas a confiabilidade deve ser a primeira de sua lista, porque esta relação comercial de parceria entre sua empresa e seus fornecedores deve ser baseada na confiança e transparência de ambos os lados.

Por isso, ao avaliar uma empresa fornecedora consulte a história dela no mercado, sua reputação, se possível mantenha contato direto, visite suas instalações.

Verifique também:

· Seu tempo de atividade: histórico de serviços prestados, referências de outros clientes.
· O currículo dos seus gestores e dos seus principais diretores.
· Estabilidade e saúde financeira: esse é um critério que precisa ser monitorado continuamente, mas especialmente importante no momento de seleção
· A existência de premiações e de matérias na imprensa geral e especializada sobre este fornecedor.

Tenha uma equipe de compras com experiência na atividade do negócio, ou capacite seus funcionários, não só para conhecer o mercado fornecedor, mas também conhecer o segmento do mercado do seu setor de forma mais profunda.

A organização estratégica gera a confiabilidade nas relações comerciais entre a empresa, o fornecedor e o cliente, porque traz estabilidade aos processos desde a entrada do pedido até sua chegada ao cliente.

Planejamento comercial para vender com qualidade

A seleção de um fornecedor não é simples, a complexidade aumenta em função das características do item ou serviço a ser comprado, pois as exigências podem ser maiores ou menores, dependendo do seu nicho de mercado. O ato de comprar deixou de ser uma simples cotação de preços.

Criou-se a necessidade de relações mais estáveis entre comerciantes e fornecedores, porque as características do mercado fornecedor se modificam diante de fatos como a globalização, por exemplo, que aproximou os mercados internacionais, fazendo muitas vezes os produtos e insumos serem mais disputados no mercado.

Por isso as empresas precisam ter um bom planejamento comercial , ou seja, para lidar com todos esses processos que envolvem tanto as características da sua própria empresa como as do mercado fornecedor.

Critérios básicos que devem ser considerados para se selecionar um bom fornecedor:

· Preço: o fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos, não significando necessariamente o menor preço. O preço está relacionado com a qualidade do serviço ou do produto versus o seu faturamento.
· Qualidade: a qualidade do produto oferecido pelo fornecedor deve ser a mesma que você deseja oferecer ao seu público, interno ou externo, para atender a expectativa entregando uma experiência qualificada para ambos.
· Serviço: o fornecedor deve ter um bom atendimento durante a negociação como também no pós-venda.
· Agilidade e flexibilidade na entrega: cumprir os prazos de entrega, ter produtos em estoque.
· Capacidade produtiva: o fornecedor deve possuir habilidade técnica para produzir ou fornecer o produto desejado, a produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto de forma completa.

A seleção de fornecedores precisa ser a mais correta, pois caso aconteça o contrário, as necessidades de compras da sua empresa não serão perfeitamente atendidas e, isso afetará diretamente a demanda, a qualidade e a logística do produto a ser fornecido aos consumidores.

Portanto o planejamento comercial faz total diferença não só na hora de escolher o mercado fornecedor, mas principalmente para que sua empresa lide de maneira adequada com os processos gerenciais envolvidos nas estratégias de estruturação e otimização dos processos comerciais a fim de alcançar os objetivos do plano estratégico de vendas.

A localização da sua empresa é o mundo

Atualmente a localização de uma empresa pode ser o mundo, sim, pode mesmo! Você pode vender para todos os lugares da Terra, e pode comprar de todos também, tudo vai depender de fatores como o tipo de produto se ele é perecível, o preço do produto, o preço do frete.

E isso também faz com que a localização geográfica seja um critério básico na hora de escolher um fornecedor para sua empresa, pois é preciso avaliar o custo-benefício entre o preço deste produto e a logística de sua chegada até o consumidor final.

Conhecer os Tipos de mercado fornecedor, trará mais segurança para sua empresa na hora de escolher o fornecedor certo para seu tipo de negócio.

Como exemplos de mercado fornecedor, temos:

· Agronegócio: Formado pelas atividades agrícolas com foco na exploração comercial, o agronegócio é um dos principais fornecedores não só de matéria-prima para a indústria, como também muitos produtos direto ao comércio como: verduras, frutas, entre outros.
· Indústria de base: São as indústrias que exploram recursos minerais ou fazem o processamento de matéria bruta para fornecer às indústrias que transformaram em produtos a serem destinados ao consumidor final.
· Serviços essenciais: Energia elétrica, fornecimento de água, gás e outros insumos necessários para a manutenção das operações produtivas.
· Temos ainda os fornecedores globais, ou seja, a comercialização ou troca de produtos entre diferentes países. Como exemplos: Empresas brasileiras vendem matéria-prima para empresas da China. As empresas chinesas desenvolvem e fabricam um produto usando a matéria-prima brasileira e de outros locais e exportam esses produtos para todo o mundo.

Considere que a localização pode impactar os custos, gerando mais gastos do que o necessário, entretanto devido a globalização as coisas mudaram para alguns setores, existem muitos produtos e insumos que podem ser importados e exportados com um custo-benefício acessível para as empresas que pertencem a esses nichos de mercado.

Por fim nota-se que as empresas hoje vivem em um mundo globalizado, tecnológico, no qual as perspectivas dos consumos mudaram, ao mesmo tempo que ficaram mais dinâmicas também nos exigem mais qualificação para escolher entre inúmeras possibilidades aquela que atenda as expectativas dos clientes.

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