fbpx

Cadeia de Suprimentos

Gestão de fornecedores ágil e outras 5 tendências para 2021

Voltar | Por Efcaz 27/1/2021

Identificar tendências e acompanhar seu desenvolvimento no ano é uma ideia boa, especialmente quando é necessário ter uma gestão de fornecedores ágil . Entenda no que manter o olho nesse ano

Enquanto ninguém esperava um evento global como a pandemia de coronavírus em 2020, algumas respostas à crise foram bastante previsíveis. Afinal, a tecnologia já imperava como grande empreendimento de nossa sociedade e o processo de distanciamento social apenas adicionou velocidade para o que estava em curso.

No entanto, a logística das redes de fornecimento não pode ser totalmente digitalizada, já que envolve logísticas materiais, de transporte e manufatura. Isso não significa que a tecnologia e as novas tendências de gestão não façam toda a diferença no processo. De fato, elas se tornam cada vez mais essenciais para empresas de todos os ramos.

Em 2021 o que se mantém, o que muda? Vamos dar uma olhada no que os especialistas da EFCAZ identificaram para te ajudar a ter uma gestão de fornecedores ágil.

Agilidade como peça fundamental

Fluxos de funcionamento bem fundamentados, negociações fluidas, parcerias confiáveis e maior flexibilidade para responder às mudanças do mercado. Em uma sociedade como a nossa, moldar fluxos materiais inteiros parece cada vez mais desafiador e necessário.

Por sorte, tendências como a metodologia ágil tem entregado boas soluções, especialmente quando aplicadas junto de tecnologias inovadoras. Isso significa identificar padrões do mercado com velocidade para prever demandas, identificar problemas e desenvolver soluções com velocidade.

Foco em sustentabilidade

A sustentabilidade na cadeia de suprimentos não é mais um “extra” nas ações da empresa, mas uma necessidade. Uma tendência crescente é a associação entre qualidade dos produtos e a responsabilidade ambiental praticada na logística da empresa.

Em muitos casos, aplicar medidas como digitalização de documentos ou ajustar a cultura de escritório, podem ajudar a empresa a alcançar metas sustentáveis em curto prazo. Em outros, uma gestão adequada de fornecedores pode diminuir as emissões de carbono com transporte e redefinir a estratégia da empresa.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas avança e se transforma em uma das tendências mais importantes de 2021. Na gestão de fornecedores ela ajuda a coletar dados sobre a vazão do estoque, pontos de desperdício nas plantas das empresas ou até a identificar a saída de produtos em lojas de acordo com fatores como horário, localização das gôndolas ou marketing direcionado.

Inteligência Artificial

A queridinha da revolução tecnológica continua fazendo a diferença em 2021. Estamos falando de uma tecnologia que já alterou as redes de fornecimento em larga escala. O Machine Learning identifica e organiza padrões de comportamento que dão insights sofisticados e ajudam a concentrar o trabalho humano em áreas críticas.

SRM automatizado

SRM é a sigla para Supplier Relationship Management (Gestão de relacionamento com fornecedores). É uma abordagem que cultiva uma boa relação fiscal e operacional entre empresas e seus fornecedores através da agilidade e simplificação de processos contínuos como a renovação de contratos ou controle de qualidade.

Uma plataforma tecnológica voltada ao SRM (gestão de fornecedores) pode unir os dados e a gestão de todas as tendências citadas anteriormente em um mesmo sistema integrado, ajudando a visualizar todo o ciclo produtivo de forma facilitada e acessível.

Quer saber mais a fundo sobre o tema? Conheça os benefícios de uma plataforma CRM para a sua empresa.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: