fbpx

Cadeia de Suprimentos

O que é gestão de fornecedores?

Voltar | Por Efcaz 16/11/2017

É comum olhar determinada empresa e pensar que a atuação se dá por conta própria. Porém, quando paramos para pensar é possível ver que isso não acontece e, na verdade, todas as conexões, internas e externas, fazem a diferença.

Em linhas gerais, uma organização sempre terá em volta de si uma rede completa com parceiros que entregam produtos e serviços que auxiliam em sua produção, seja de forma direta ou indireta. Ao final tudo está relacionado a um produto final. Portanto, os processos de uma empresa são muito maiores do que imaginamos.

A gestão de fornecedores é essencial para que seja possível entender um pouco melhor como o todo funciona. Além disso, é possível facilitar também alguns processos, o que faz com que seja possível atingir diversos bons resultados. Hoje falaremos mais sobre esse assunto.

O que é gestão de fornecedores?
A gestão de fornecedores é a maneira como você se relaciona com os seus fornecedores. Portanto, não trata-se de uma simples “relação de compras”. É algo bem mais profundo e que, principalmente a longo prazo, fará diferença, já que, por fim, a relação de sua produção com sua cadeia de suprimentos torna-se um diferencial competitivo.

Um exemplo de como uma gestão pode ser decisiva em seu processo de produção é quando, durante a produção, vê-se a necessidade de compra de certo material. Por algum motivo inesperado o produto não encontra-se no estoque, seja por uma falha na entrega do fornecedor, ou a entrega de um produto de baixa qualidade.

A gestão de fornecedores prevê justamente esses tipos de situações. Em uma boa gestão, o relacionamento com seus fornecedores é um dos pilares da boa produção. Mantendo um contato claro e objetivo, você pode exigir alguns certificados de qualidade, assim como certificar-se de que esse fornecedor atende corretamente prazos de entrega, por exemplo.

Qual a importância da gestão de fornecedores?
De maneira geral, o processo passará por várias etapas como: seleção, avaliação e homologação de fornecedores. Tudo isso, para que o máximo das informações exigidas por sua empresa,  sobre os fornecedores, sejam esclarecidas.

Dessa maneira, com a relação muito mais transparente, a chance de erros se aproxima do 0. Com todos os fornecedores homologados e qualificados, a Gestão se torna um aliado à boa produção.

O ideal é ter um banco com cadastros atualizados que sirvam como referência para as suas negociações. É essencial que seus fornecedores atendam às suas necessidades e exigências de qualidade para, ao final, não prejudicarem sua produção. O objetivo é manter uma boa relação para que todos saiam ganhando.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: