Voltar | Por Efcaz 2/12/2019
Selecionar adequadamente os fornecedores significa uma ótima estratégia para balançar custos e qualidade quando notamos o aumento da oferta e a redução de custos no mercado.
E é aí que a gestão e homologação toma força ímpar. Nesse artigo você irá compreender como a seleção e homologação de fornecedores é importante para a empresa e ainda entrar em contato com algumas dicas para cuidar dos documentos e gerenciar o andamento dos processos de contratação e classificação de fornecedores.
Criar uma seleção de fornecedores otimizada significa poder agir com destreza na hora de tomar decisões difíceis no cotidiano empresarial.
Muitas vezes precisamos de velocidade para atender a demanda de produção e, com esse pensamento, por vezes, a análise cuidadosa dos fornecedores é deixada de lado. Assim, a qualidade e a segurança dos produtos são postos em risco e a médio/longo prazo acaba sendo desvantajosa, trazendo alguns dissabores.
É por isso que o gestor atualizado no mercado mantém sempre um cadastro pré-concebido, com diversas opções de fornecedores qualificados para cada necessidade da empresa.
Assim, caso uma empresa parceira sofrer algum problema ou simplesmente não der conta de cumprir com o prometido, será possível substituir rapidamente seu papel no quadro da empresa.
Além disso, é importante salientar a necessidade que o quadro de fornecedores seja atualizado quanto a qualidade e confiabilidade de cada empresa. Sabemos que o padrão de qualidade encontrado hoje pode não ser o de meses ou anos atrás.
Outro aspecto que pode variar é mesmo o valor dos produtos oferecidos. Qualquer alteração de largo alcance em sua área de atuação poderá influenciar repentinamente o andar da carruagem em sua empresa. Saber quais fornecedores oferecem as melhores opções é estar sempre um passo à frente dos competidores.
Se você está se perguntando qual é a melhor forma de manter todas essas informações organizadas, conheça a solução da EFCAZ no sinal deste artigo!
Esse tópico é muito importante e recebe pouca reflexão na organização empresarial.
Frequentemente vemos grandes multinacionais sendo alvos de escândalos envolvendo processo de escravidão, inadequação trabalhista ou problemas ambientais.
Você e sua empresa podem mesmo não estar cientes de que isso tudo está ocorrendo em uma companhia parceira. No entanto, os efeitos de um escândalo desse tipo podem, certamente, afetar a credibilidade de seu negócio.
Se quer entender melhor esse tema, leia nosso artigo sobre segurança na gestão de fornecedores.
Manter os documentos atualizados é uma forma de validar a segurança e qualidade de seus produtos e serviços, sem correr riscos e mantendo relação com os fornecedores certificados e confiáveis.
Providenciar os documentos necessários para a homologação de fornecedores é uma atitude essencial.
Esses documentos merecem muita atenção e cuidado, não basta apenas arquivá-los. Alguns dados são minuciosos e é sempre preciso minimizar as chances de existirem erros, principalmente se em sua empresa esses trabalhos são feitos manualmente.
Nesses casos é necessário que o profissional mantenha a atenção para elementos como datas de validade de certidões e duração de contratos, entre outros dados de grande importância.
Na maioria das vezes, os documentos necessários para homologação de fornecedores variam. A razão para tal pode ser explicada pela necessidade circunstancial das demandas e, por isso, é necessário atenção em todo o processo. Mas vamos agora aos documentos que normalmente são exigidos:
Dados cadastrais: Não trata-se tanto dos documentos em si, porém é necessário que os dados cadastrais estejam em ordem e completos, como por exemplo dados da empresa, dados do quadro de sócios, etc. Ter cuidado com isso, é um dos pontos que garantirá dados constantemente atualizados.
Licença de funcionamento: É um documento essencial já que garante que o estabelecimento pode exercer as atividades econômicas previstas no contrato social da empresa de maneira segura.
Específicas de sua atividade: A documentação específica do ramo de atuação também é muito importante. Pois, fará com que legalmente a empresa possa atuar.
Certificações: Em relação às certificações, o mesmo pode ser aplicado e para isso é necessário atenção. Alguns exemplos são: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SASSMAQ, etc.
Essas são alguns dos documentos que podem ser necessários na homologação de fornecedores. Os gestores precisam exigir que eles sejam adequadamente apresentados pelos fornecedores de materiais ou serviços.
Garantir que essa gestão seja feita de maneira eficiente garante que, legalmente, o processo de produção de sua empresa esteja sempre adequado, reduzindo chances de erros e riscos em sua produção.
Com a digitalização em massa dos escritórios de empresas no mundo todo, a gestão de fornecedores pôde gradualmente se tornar mais eficiente e inteligente.
O processo online de seleção, homologação e gestão de fornecedores hoje já estão agrupados em algumas soluções online, capazes de informar prazos de vencimentos de certidões e todas as outras informações essenciais à gestão e a qualidade de seus fornecedores, além de uma grande economia de tempo de até 60% no processo.
A EFCAZ oferece um sistema maravilhoso para gestão e homologação de fornecedores. Você poderá observar e analisar dados e contratos em um painel elegante e fácil de usar, com armazenamento de documentos na nuvem, integração com os principais órgãos ligados à receita federal e outras vantagens incríveis que poderão acelerar e dinamizar sua empresa. Confira!
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