Cadeia de Suprimentos

Como a cadeia de suprimentos afeta sua empresa

Voltar | Por Efcaz 1/11/2017

Conforme o mundo empresarial foi crescendo e se desenvolvendo, a administração precisou se adaptar. A maneira de gerir a organização também mudou e hoje a cadeia de suprimentos pode afetar a sua empresa.

Sendo assim, a maneira como se olha o todo precisará ser bem diferente do que é feito hoje. Não basta olhar apenas para o produto final e sim para todos os processos, incluindo os fornecedores e também os consumidores finais, porque essa é uma exigência do mundo moderno.

Falar sobre a cadeia de suprimentos é essencial para que o todo seja entendido. É por essa razão que algumas empresas conseguem ter o sucesso devido e outras não. A opção de se enquadrar na primeira ou segunda categoria será apenas sua.

O que é cadeia de suprimentos?
A gestão de cadeia de suprimentos é simplesmente um processo que vai consistir no gerenciamento de diversos itens. Pensando nisso, confira abaixo alguns:
·         Finanças;
·         Fluxos de bens;
·         Serviços.

Todas essas informações se estiverem dentro de uma cadeia que for integrada aos stakeholders podem dar resultados já que uma empresa tem relações estreitas com vários componentes, como:
·         Fábrica;
·         Fornecedores;
·         Clientes finais.

A cadeia de suprimentos também é conhecida como Supply Chain Management. Portanto, trata-se de uma integração com todas as partes que compõem o ciclo do produto na empresa.

Sendo assim, quando existe uma gestão de fornecedores adequada, que englobe tudo o que foi citado acima, é possível otimizar o serviço. Ou seja, a qualidade do produto final conseguirá satisfazer melhor os clientes.

Como afeta a empresa?
A cadeia de suprimentos nada mais quer do reduzir os custos que são inerentes a operação. Portanto, a ideia é simples e se baseia no objetivo de atender a necessidade do cliente final. Porém, com uma abordagem diferenciada e não comum.

Mas, para isso, é extremamente necessário ter uma gestão de qualidade, ou seja, melhorando a cada etapa. Porque, quando uma empresa consegue minimizar o tempo de retrabalho, é possível diminuir os custos e aumentar a capacidade produtiva também.

Portanto, é possível promover e inserir o fluxo de produtos em atividade, portanto, otimiza-se os processos, fazendo com que as informações fiquem interligadas entre si. Em linhas gerais, é de grande importância que a cadeia de suprimentos receba investimentos para melhor controle afinal, em um mundo competitivo, é necessário olhar para o produto final e entendê-lo como reflexo de todo o processo produtivo.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES