Cadeia de Suprimentos

Como produzir uma cadeia de suprimentos mais resiliente?

Voltar | Por Efcaz 4/5/2020

Frente as necessidades e mudanças no cenário empresarial, todos devem se atentar aos efeitos da pandemia frente a cadeia de suprimentos. Confira as dicas!

Governos e sistemas de saúde estão tentando diminuir o avanço do Covid-19. Enquanto isso, empresas manufatureiras e de outros nichos estão lutando contra os efeitos da quarentena em suas linhas de produção. Entenda como melhorar a resiliência de sua cadeia de suprimentos neste artigo. 

Ninguém estava preparado para lidar com a crise do setor de suprimentos nesse momento. No entanto, uma série de empresas está enfrentando problemas estruturais cristalizados, que estão ficando visíveis nesse momento. 

A seguir, separamos algumas dicas bem diretas para quem quer tomar uma atitude para melhorar a cadeia de suprimentos. 

1 – Diversifique os fornecedores para uma cadeia de suprimentos mais forte

Se fosse um feito um mapa que indicasse a localidade de todos as empresas parceiras da sua, elas estariam todos no mesmo lugar? Caso a resposta seja positiva, você tem um problema. 

Uma empresa que depende totalmente da importação de matérias primas de um país específico, por exemplo, pode sofrer com os problemas locais de seus fornecedores e não ter para quem correr. 

Mantenha atualizada uma lista com fornecedores emergenciais previamente cadastrados e homologados

2 – Seja realista na gestão de riscos de sua cadeia de suprimentos

Tapar o sol com a peneira é a pior opção. Sempre mantenha uma linguagem direta e objetiva sobre os riscos financeiros e operacionais da empresa diante cada situação.  Uma gestão estratégica é capaz de visualizar questões complexas de maneira compreensiva, usando todos os dados e tecnologias disponíveis para análise e tomada de ação. 

Lembre-se que o mundo está em constante mudança e nunca permite que a cadeia de suprimentos seja vista como uma área consolidada. Acomodar-se com a situação pode dificultar a tomada de decisões em situações disruptivas. 

3 – Mostre aos parceiros e clientes que você está tomando providências quanto a resiliência do fornecimento

Uma marca que se importa com a resiliência da cadeia de suprimentos demonstra que está fazendo tudo o possível para não deixar seus clientes na mão. 

Espalhe a ideia de uma cultura empresarial mais consciente e inteligente para os parceiros e fornecedores. Da mesma maneira que o vírus opera, por contágio, também as boas ideias podem ser espalhadas

4 – Inteligência empresarial: conheça a sua empresa e quem está com ela

Para manter a sua cadeia de suprimentos realmente segura, busque conhecer os fornecedores de seus fornecedores e entender como essa rede interligada pode impactar a sua empresa. 

Recentemente, publicamos aqui no blog da EFCAZ um artigo sobre com previsões sobre a cadeia de fornecimento em um mundo pós covid-19, lá você encontra mais detalhes a respeito do mapeamento da rede de fornecedores. 

5 – Não fique para trás: a tecnologia pode te ajudar nesse processo

Trazer soluções tecnológicas para a gestão de fornecedores é um imperativo para as empresas que querem manter-se resilientes no séc. XXI

Um dos maiores motivos para isso é a análise de dados, a agilidade acessar cadastros e visualizar processos e, claro, as facilidades quanto a fiscalização e gestão de contratos. 

Tudo isso você encontra na solução para gestão de fornecedores da EFCAZ. Além disso, você pode continuar fazendo negócios online com a ajuda de nosso sistema de gestão de contratos e assinatura digital


Continue lendo sobre o tema!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES