Cadeia de Suprimentos

Confira quais são os principais KPIs para indústria

Voltar | Por Efcaz 18/11/2019

Toda empresa deve estabelecer objetivos e metas com a finalidade de se manter no mercado. Conheça tudo sobre KPIs para indústria.

Para avaliar o andamento disso, existem os indicadores de desempenho, que são chamados de KPIs para indústria. Os KPIs são traduzidos em português como Indicadores-Chave de Desempenho e são eles que possibilitam uma visão estratégica dos processos e dos resultados da sua empresa.

Esses indicadores incluem percentuais, índices e taxas que, juntos, norteiam o fluxo de trabalho. Afinal, o que não é medido não pode ser gerenciado. Isso quer dizer que se tornaria bem mais difícil avaliar se sua empresa cumpriu com os objetivos e metas estabelecidos.

Então, tem interesse no assunto e quer conhecer os tipos de KPIs para indústria? Continue a leitura e descubra!

Indicadores econômicos

Você já deve imaginar a importância de indicadores econômicos para sua empresa, certo? Esses são fundamentais para demonstrar quão bem sua empresa está indo em relação aos resultados econômicos. É a partir daí que é possível avaliar o quanto cada etapa do processo de produção contribui para os lucros do seu negócio. Esses indicadores são:

  •       ponto de equilíbrio econômico, que indica o mínimo que é preciso vender para que os custos e as despesas da empresa sejam cobertos;
  •       margem de contribuição, que mostra o quanto o lucro de cada venda contribui para o pagamento das despesas fixas;
  •       lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, que existem para medir o lucro final da empresa e o processo de geração de valor;
  •       lucratividade, que analisa o lucro líquido com o faturamento total;
  •       depreciação, amortização ou exaustão, que medem a perda de um ativo antes de ser substituído;
  •       ticket médio, que analisa o quanto seu cliente gasta em cada compra.

Indicadores financeiros

Esse indicador visa a avaliar o quanto uma corporação tem em caixa e como está se comportando o fluxo de entradas e saídas. Afinal, a saúde financeira de uma empresa pode ser tão importante quanto seu fluxo de caixa. Entre os KPIs para indústria, podemos mencionar:

  •       necessidade de capital de giro, que se refere ao mínimo de que uma empresa precisa para cobrir seus custos;
  •       indicadores de liquidez, que mostram qual a capacidade do negócio para pagamento;
  •       prazos médios para pagamentos e recebimentos, que contam os dias entre a data de compra e o pagamento do fornecedor.

Indicadores de qualidade

Toda empresa que se preze precisa avaliar a percepção dos produtos oferecidos de acordo com a visão do cliente, e é nisso que consistem os indicadores de qualidade. Para isso, é comum que os KPIs para indústria utilizem a média entre o total de erros ou falhas que podem ocorrer durante o processo de produção e o quanto foi produzido. Além disso, também é possível realizar essa medição por meio de pesquisas específicas.

Os KPIs para indústria são essenciais para a gestão de processos e para a tomada de decisão das empresas. Afinal, a partir deles, é possível definir como reduzir custos, aumentar o desempenho, mensurar os níveis de qualidade etc.

Indicadores de sustentabilidade

Esse indicador tem como objetivo fazer com que você meça como está a sua empresa em relação a reciclagem, seja no quanto de sucata a produção está gerando, o total de lixo que é descartado mensalmente e, o mais importante, qual está sendo a destinação desses resíduos e as suas classificações. Os indicadores que podem te auxiliar na gestão são:

  •       Documentação em dia, que devem ir de acordo com as leis sobre sustentabilidade
  •       Geração de resíduos sólidos, ter documentado quanto é gerado de cada insumo na empresa facilita quando for ser descartado
  •       Logística reversa, pode ser uma das opções do que realizar com a sucata de valor gerada pela empresa
  •       Diminuição do lixo, com uma análise é possível verificar o que pode ser mudado e diminuído
  •       O método de Strategic Sourcing também é de grande importância, visto que auxilia na visão sistêmica e avalia a o custo total dos insumos. 

 

Visando todos esses indicadores financeiros, deve-se atentar que não é somente este que deve ser levando em consideração, a gestão da cadeia de fornecimento que é tida como um pilar,  permite ganhos importantes para qualquer negócio, residindo especialmente na melhora da produtividade, da qualidade, da lucratividade e da competitividade. 

Frente a necessidade de crescimento no mercado, existem softwares que são capazes de auxiliar em todos estes aspectos necessários para o desenvolvimento da empresa, um exemplo disto é a Faciles,  uma empresa que conta com uma equipe especializada em obter as melhores ofertas do mercado para a venda da sua sucata. Além do melhor preço, a empresa também trabalha de acordo com os critérios ambientais que o cliente necessita, avaliando certificações e garantindo o compromisso com o meio ambiente. 

Então, agora que você já sabe a importância dos KPIs para indústria, aproveite a visita para conhecer sobre os indicadores de desempenho para medir a produtividade do setor de compras!

 

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES