Cadeia de Suprimentos

Conheça 4 vantagens da automação de processos

Voltar | Por Efcaz 19/9/2018

Você já pensou em modernizar as rotinas da sua empresa e deixá-las mais rápidas e práticas? Hoje em dia, muito se fala sobre a automação de processos e seus inúmeros benefícios. Essencialmente, a tecnologia permite que várias tarefas sejam otimizadas.

Com o auxílio de ferramentas digitais, as atividades que tomam um tempo considerável da equipe — como a análise do fluxo de caixa ou a emissão de pedidos para os fornecedores — são realizadas em poucos cliques, o que gera resultados mais eficientes e econômicos.

O potencial desses recursos é enorme e corporações de todos os segmentos têm muito a ganhar com isso. Conheça, com este post, as quatro maiores vantagens dessa iniciativa!

1. Aumento da produtividade

Ter todas as informações de uma empresa sobre seus clientes, resultados, finanças, fornecedores e muito mais concentrados em um único local contribui para que a produtividade da equipe cresça — e muito!

Em poucos instantes, é possível tirar dúvidas, consultar dados e relatórios decisivos ou retomar um contato ou uma negociação. Basicamente, a automação de processos permite que as equipes trabalhem mais e melhor em muito menos tempo.

2. Integração de setores

Um dos principais ganhos com a adoção de sistemas digitais é a capacidade de reunir todos os dados cruciais do negócio e, assim, promover a integração total dos setores. Isso é importante, pois viabiliza uma gestão mais global e otimizada.

De forma simples e ágil, o gestor pode cruzar informações do seu estoque com o setor de compras para programar uma reposição e com os demais elos da cadeia de suprimentos, por exemplo.

Essa funcionalidade assegura que as decisões sejam rápidas, seguras e embasadas. Da mesma maneira, todos os processos da empresa funcionam em um ciclo fluido, alinhado e — sobretudo — organizado.

3. Redução de custos

A automação de processos faz com que eles se tornem mais racionais e transparentes. Como consequência, é mais fácil identificar erros, ineficiências e pontos que precisam ser melhorados.

Por meio de um sistema, a gerência é capaz de mapear detalhadamente as operações e encontrar fontes de excesso — como retrabalhos e desperdícios — e, então, fazer correções para que a empresa seja mais produtiva e estratégica. Logo, no médio e longo prazo, é possível perceber uma expressiva economia de dinheiro, tempo, recursos e esforço da equipe.

4. Avaliação do desempenho

Os dados colhidos e armazenados nas ferramentas digitais são preciosos, uma vez que são insumos para análises e diagnósticos sobre o desempenho do negócio. A maior parte dos sistemas qualificados geram planilhas e relatórios em tempo real e isso possibilita um exame concreto e amplo de cada setor da instituição.

Essas avaliações são fundamentais para que os gestores compreendam quais são os erros e problemas que podem prejudicar suas operações, bem como perceber a melhor forma de explorar as oportunidades.

Como você pode perceber, um grande trunfo da automação de processos é a diminuição da carga de trabalho operacional, o que torna o fluxo produtivo das empresas mais veloz e inteligente. Além disso, ela contribui para a redução de erros e gastos, além de potencializar as tomadas de decisão.

Agora que você conhece os principais benefícios da automação, confira seis dicas para reduzir o trabalho operacional na sua empresa!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES