Voltar | Por Efcaz 29/11/2021
Nesta postagem você conhecerá o funcionamento do Supplier Relationship Management (SRM). Uma das ferramentas mais importantes de gestão, para qualquer setor empresarial, esse é um recurso importante e que amplia significativamente as possibilidades para o setor de suprimentos.
Uma das atribuições mais importantes do departamento de compras de uma empresa é a a construção de uma rede de fornecedores. Esta rede deve ser ampla, consistente, eficiente, comprometida e alinhada com as diretrizes da empresa.
Um empreendimento com um número limitado de fornecedores restringe sua capacidade produtiva, aumenta o risco envolvido na atividade e diminui o poder de barganha da empresa.
Mas é impossível gerenciar todos os detalhes importantes dessa relação com a quantidade ideal de parceiros, sem os processos e recursos adequados. O SRM vem justamente preencher essa lacuna e facilitar o fluxo de trabalho na relação da sua empresa, seus colaboradores e parceiros.
A sigla deriva do termo em inglês “Supplier Relationship Management” que traduzimos por Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Na prática, trata-se de um sistema de gestão capaz de administrar o relacionamento com fornecedores de forma detalhada e eficiente.
Esse sistema de gestão trabalha associado a um sistema informatizado, como um software que gerencia esse relacionamento através de automatizações e um nível de otimização impossível de se alcançar com procedimentos manuais e ferramentas improvisadas.
Em razão disso, a sigla SRM também é sinônimo do software de gestão de relacionamento com fornecedores. Por isso, neste texto abordaremos especialmente o uso dessa tecnologia para adoção de práticas que melhoram a interação com os fornecedores.
Ao armazenar informações detalhadas de cada fornecedor, o SRM melhora o desempenho nos processos de aquisição de produtos e serviços, o que gera um grande impacto positivo na produtividade, na qualidade e até na negociação dos preços de compra.
O sistema também é importante para o aprimoramento constante das atividades do setor de compras. Como o relacionamento com os fornecedores é um aspecto chave para a gestão deles, o acompanhamento das informações gerenciais fornecidas por um SRM ajuda a identificar gargalos e eliminá-los.
Fica mais fácil entender o funcionamento de SRM com base nas suas principais funções, que sugerem como ele pode ser usado. Além de funcionalidades que permitam a gestão e virtualização de documentos e a aprovação dos fornecedores, é fundamental que o sistema permita as ações a seguir.
A base do relacionamento com fornecedores está no alinhamento que ele é capaz de estabelecer com os critérios mais estratégicos da empresa. Por isso, o registro e acompanhamento periódico do desempenho deles deve fazer parte das ações de gestão de fornecedores e, especialmente, dos sistemas de relacionamento.
Dados atualizados que permitam encontrar os fornecedores capazes de atender às demandas de cada momento do seu negócio, também devem integrar as funcionalidades do SRM.
Nenhum sistema funciona bem na atualidade sem recursos de integração. A consulta automatizada de certidões e da situação cadastral de cada fornecedor agiliza os processos, melhora a produtividade do setor de compras e evita erros.
Outro aspecto determinante na gestão de relacionamento com os fornecedores é a análise de informações. Por meio de um painel gerencial é possível tomar decisões e estabelecer políticas gerais de relacionamento.
A apresentação de dados no formato painel permite uma visualização fácil dos fornecedores impedidos, com certidões desatualizadas e outras pendências.
Do mesmo modo que o painel de uma aeronave permite ao piloto identificar as condições de voo e da aeronave, o painel de um SRM fornece os dados gerais sobre os aspectos mais importantes da sua rede de fornecedores.
Podemos deduzir a contribuição do SRM para a melhora da performance no relacionamento com os fornecedores e em todos os processos envolvidos.
Os ganhos com a qualidade de informação e com a comunicação também são significativos em razão de que o SRM fornece recursos mais adequados, mais bem dimensionados e que funcionam de acordo com as boas práticas de gestão de fornecedores.
Ao elaborar um software de SRM, os desenvolvedores se baseiam nas práticas e procedimentos comprovadamente mais eficazes. Esse cuidado facilita e garante que a sua equipe incorpore métodos mais elaborados, eficientes e produtivos.
Sua empresa terá mais condições de ampliar a rede de fornecedores e melhorar a forma como interage com eles.
Esses ganhos impactam na diminuição de custos e tem efeitos nos processos produtivos, com diminuição de prazos e aprimoramento da qualidade.
A diferença básica é que o CRM (Customer Relationship Management) é voltado para o relacionamento com o cliente, enquanto o SRM busca racionalizar os processos que envolvem a relação com fornecedores.
Em razão dessa diferença elementar, várias das funções assumem papéis mais específicos. Enquanto, por exemplo, O CRM trabalha com preferências e desejos dos consumidores como diretriz do relacionamento, o desempenho dos fornecedores e o grau de reciprocidade, por exemplo, são critérios mais importantes em um SRM.
O acompanhamento do processo de homologação, presente no SRM, é outra funcionalidade que não faz sentido no CRM, que está mais ligado a jornada de compra do cliente.
Além disso, detalhes sobre a certificação dos fornecedores, o vencimento de certidões e armazenamento de documentação, por exemplo, são recursos importantes em um SRM, mas sem uma função em um sistema de relacionamento com o cliente.
Podemos ter uma visão mais clara sobre as especificidades de um SRM em relação a outras ferramentas agora.
Agora que concluímos, você tem uma visão mais clara sobre as especificidades de um SRM em relação a outras ferramentas. Afinal, ao detalhar algumas das principais funções e recursos, fica muito evidente como um sistema desenvolvido para atender o setor de compras é incomparável em termos de eficiência.
No entanto, como sempre ocorre com softwares mais sofisticados, é necessário conhecê-lo com um pouco mais de profundidade para perceber a dimensão que o SRM é capaz de assumir nos suprimentos. Isso permitirá que levante as possibilidades específicas no seu caso em termos de retorno de investimento. É viável? Qual o prejuízo de não implantar esse recurso?
Estamos prontos para ajudá-lo a responder essas e outras perguntas. Entre em contato com nossa equipe para obter mais detalhes e conte com uma abordagem consultiva — elaborada para ajudá-lo nessa avaliação.
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