Gestão de Fornecedores

Gerenciamento de fornecedores e maximização de resultados

Voltar | Por Efcaz 10/11/2020

Gerenciamento de fornecedores: Confira 5 dicas que irão ajudar a sua empresa a maximizar os resultados e manter uma operação resiliente.

O gerenciamento de fornecedores é fundamental para maximizar os resultados de qualquer empresa preocupada em manter uma operação resiliente e uma entrega contínua para seus clientes. Entenda como adotar boas práticas de gestão em sua estratégia de relacionamento com parceiros.

Sabemos que o gerenciamento efetivo de fornecedores é um desafio, especialmente quando você está fazendo isso sozinho(a).

As dicas e sugestões abaixo podem auxiliar você em uma boa gestão de fornecedores.

Um ponto importante é entender que os fornecedores influenciam em todos os setores de uma empresa e para garantir que tudo funcione você precisará garantir o fluxo contínuo de bens e produtos.

Esse fluxo deve ser visto sob uma constante lupa, preparada para identificar mudanças nas demandas e mitigar gastos incoerentes com seu teto de gastos.

Alguns dos principais impactos das empresas fornecedoras no seu negócio são:

* Padrão de qualidade – especialmente fornecedores de matérias primas podem ter grande impacto na qualidade final de sua operação.
* Segurança – especialmente setores alimentícios ou que lidam com substâncias químicas ou médicas podem ser muito impactados pela qualidade dos fornecedores.
* Reputação – sua empresa está ligada diretamente às circunstâncias de funcionamento das empresas fornecedoras.

Confira abaixo cinco dicas separadas pela EFCAZ para ampliar seus horizontes na gestão de fornecedores.

1. O foco no relacionamento.

No mundo de hoje, gerenciar a base de fornecimento é sobre o fortalecimento de relacionamentos que podem fazer ou quebrar seu negócio. Ganhar a confiança de seus fornecedores com uma comunicação honesta, ouvir suas preocupações e envolvê-las em seus processos, finalmente, as torna um parceiro adquirido no seu negócio.

Em contrapartida, oferecer e garantir as melhores práticas empresariais fará da aliança com seus fornecedores mais forte e confiável. Assim, o compartilhamento de expectativas transforma-se em uma via de mão dupla em que todo mundo sai ganhando.

2. Identificar os melhores fornecedores

Um processo dedicado de homologação de fornecedores ajuda a sua empresa a cultivar apenas relações que realmente valham a pena e entreguem resultados de qualidade para a sua empresa. Procedimentos pré-contratuais incluem a verificação de documentos importantes e a certificação com órgãos governamentais e fiscais. O sistema automatizado da EFCAZ é capaz de realizar atualizações automáticas e conta com um banco de dados com centenas de fornecedores, caso você queira dinamizar um pouco a sua dinâmica de contratação.

Além disso, manter uma base ativa de fornecedores de qualidade é muito importante para empresas que desejam manter um padrão de qualidade em qualquer situação.

3. Criando uma rede com intenções alinhadas

Se você está alinhado com seus fornecedores e os trata como parceiros, ambas as empresas terão maiores taxas de sucesso, menores riscos e uma melhor colaboração e inovação. Estudos demonstram que muitas equipes de compras que buscaram o diálogo com seus principais fornecedores melhoram as capacidades de inovação, qualidade, confiabilidade e redução de custos / preços e agilidade para reduzir os fatores de risco. Maior valor pode ser alcançado para ambas às empresas, algo que seria difícil de conseguir se operando de forma independente.

Em suma, podemos dizer que essa troca contínua faz de seus fornecedores algo mais do que simples maneiras de adquirir matéria-prima, serviços ou produtos. Nenhuma empresa acontece sozinha. Pelo contrário, redes de apoio e fornecimento são indispensáveis para praticamente qualquer tipo de negócio.

4. A tecnologia pode muito simplificar o processo.

Algumas expressões tecnológicas como cloud computing ou inteligência artificial já são obrigatórias em qualquer estratégia de negócios moderna. No campo da gestão de fornecedores a situação é a mesma.

Uma chave para o sucesso é ter um sistema que facilite a exibição de seus fornecedores e analise todos os fatores de risco. O uso da tecnologia fornece visibilidade completa e incomparável em sua base de fornecedores, dando-lhe uma imagem detalhada do que está afetando sua cadeia de suprimentos e facilitando a mitigação do risco.

Além disso, a tecnologia acelera procedimentos que antes eram demorados ou difíceis. Um deles é o fechamento de contratos com ajuda da assinatura eletrônica ou até mesmo o armazenamento de documentos digitais.

5. A importância do elemento humano

Quando pensamos em elemento humano no mundo empresarial, muita coisa vem em mente. Afinal, especialmente na gestão de fornecedores, parece que os fluxos de materiais acontecem quase por conta própria, visualizados em telas ou em estatísticas.

Na EFCAZ, acreditamos em um gerenciamento de fornecedores mais humano é um elemento chave para o sucesso empresarial. Isso significa, por exemplo, contratar empresas que propiciam formas de trabalho respeitosas e garantem os direitos de seus funcionários.

Mais do que uma escolha ética, essa opção evita fraudes e problemas mais sérios que podem acabar chegando até a sua empresa. Sempre busque uma comunicação contínua com as empresas contratadas, seja por meio de visitas ou por reuniões frequentes.

Chamamos a atenção para o elemento humano porque a falta de comunicação muitas vezes pode ser o motivo pelo qual as relações se desintegram. Da mesma forma, quando um fornecedor detém vários contratos dentro de uma organização, existe o risco de que as coisas sejam gerenciadas de forma inadequada, prejudicando o relacionamento geral.

Todas essas dicas podem ser aplicadas na prática em sua empresa com ajuda de um sistema inteligente e integrado. Você visualiza as relações com os fornecedores em tempo real e pode tomar decisões acertadas quando uma situação emergencial aparecer.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES