Novidades de Mercado

Empresas e a transformação digital. Preparando a cultura para novas tecnologias.

Voltar | Por Efcaz 11/4/2022

Empresas e a transformação digital: A cultura da sua empresa está preparada para receber todas as tecnologias que o mercado tem a oferecer e dar um passo a frente na gestão?

Quando falamos de empresas e a transformação digital, não estamos falando apenas de adotar as novas tecnologias e meios de comunicação. Trata-se também de preparar a sua equipe – por toda a hierarquia de uma empresa – para saber como utilizar as novas ferramentas, como aquelas relacionadas à gestão de documentos, como CLM e CRM; este é um passo essencial para que sua empresa esteja plenamente qualificada para aproveitar ao máximo a nova era e as novas ferramentas digitais.

Muita gente no mundo dos negócios é da opinião de que entrar na nova era das transformações digitais é o equivalente a simplesmente adotar as novas ferramentas e tecnologias que surgem.

Mas, como podemos imaginar e verificar na prática, pouco adianta adotar as novas ferramentas digitais disponíveis se você e sua equipe não estiverem preparadas pra isso.

Na verdade, para estar no mesmo compasso das transformações digitais e novas tecnologias, é preciso muito mais que o acesso às novas tecnologias é preciso treino, preparo e toda uma cultura de inovação incentivada de ponta a ponta dentro de uma empresa, desde seus donos e sócios, até os seus colaboradores, parceiros e funcionários.

E é aqui que iniciamos um ciclo virtuoso: a construção e implementação de uma cultura inovadora empresarial, em termos de tecnologia, passa por treinamento e preparação; por outro lado, um treinamento e preparação bem-sucedidos dependem de uma cultura de inovação bem pensada e gradativamente aplicada na sua empresa.

Uma coisa depende da outra, uma cultura de inovação, em termos de ideias e práticas, depende tanto do acesso às novas tecnologias de gestão e experiência do usuário, quanto o bom uso dessas ferramentas depende da cultura de inovação.

E ambas passam por bom treinamento e preparo do pessoal.

Estamos falando aqui de valores, que guiam as prioridades da sua empresa e todo o processo decisório, o que influenciam como o investimento dos negócios é controlado e aplicado. Isso passa, novamente, por toda a equipe envolvida, desde os sócios até mesmo os clientes e parceiros envolvidos. É preciso encorajar o aprendizado constante.

Este aprendizado contínuo serve, acima de tudo, para impulsionar os comportamentos inovativos nos seus negócios, tanto em relação aos líderes e donos, até os funcionários e parceiros. Isto indica o perfil de solucionar os problemas e obstáculos tecnológicos a partir de uma mentalidade de inovação e do bom uso das ferramentas.

Os recursos tecnológicos de uma empresa, para serem bem utilizados, podem ser pensados de três maneiras: as pessoas envolvidas em um objetivo, os projetos elaborados para atingir estes objetivos e os sistemas e ferramentas utilizados para esse fim.

Uma boa prática nesse sentido é desenvolver o “funil de inovação”: incentivar novas ideias e avaliá-las com carinho e cuidado, mas também com agilidade e intenção, de modo a elaborar novos projetos e atingir rapidamente os objetivos estabelecidos. O importante aqui é não queimar etapas, e não desincentivar ideias criativas em relação aos rumos que a empresa toma.

Deste modo, suas empresas e a transformação digital envolvida nela começará a ser reconhecida por clientes e parceiros, e até mesmo por concorrentes, como uma empresa que incentiva inovações – e obtém retorno financeiro com isso. O que, por sua vez, é muito mais que a “etapa final”, mas mais um passo para retroalimentar a cultura de inovação nos seus negócios e na mentalidade de seus funcionários.

Muitas vezes, na ânsia de colocar os seus negócios e os processos envolvidos no mesmo patamar das evoluções tecnológicas mais up-to-date, os sócios e executivos de uma empresa tentam implementar tudo de uma vez.

Passos para a preparação do pessoal

Por vezes, gestores insistem e incentivam que seus funcionários sejam criativos e inovativos sem dar o espaço, o tempo e os recursos necessários para eles.

Muitos acabam criando um ambiente de trabalho burocrático e emperrado, com um grande volume de etapas e documentações desnecessárias, não pensadas em otimizações de processos.

Por exemplo: como um funcionário pode dedicar tempo a pensar em inovações na gestão da empresa, se ele ou ela tem que dedicar tempo para preparar cadastros de fornecedores e notificar a aprovação deles para cada cliente?

Ou se este funcionário ou funcionária tem que criar listas de consulta de fornecedores e buscar informações para esses cadastros de forma manual?

Estes são exemplos de como uma ferramenta Efcaz de SRM – o Supplier Relationship Management, poderia auxiliar os funcionários de uma empresa a gerenciar de forma automatizada os seus fornecedores, dedicando mais tempo a inovação;

E, por outro lado, a gestão automatizada de fornecedores pode ajudar muito a gerar novas ideias baseadas em dados concretos e completos sobre a cadeia de fornecedores, gerando insights relevantes na gestão como um todo.

Por outro lado, imagine quanto tempo e, consequentemente, espaço criativo pode ser economizado com uma gestão de dados eficiente e organizada automaticamente por um sistema de Inteligência Artificial?

É o que pode proporcionar uma outra valiosa ferramenta da Efcaz, o CLM – Contract Lifecycle Management.

Com ela, você pode gerenciar todos os contratos e seus detalhes importantes de maneira automatizada e otimizada.

Sabemos que desde a própria redação do contrato, suas cláusulas até o tempo de vigência, passando pela assinatura e a própria organização dos documentos em pastas, todos esses “detalhes” são trabalhos que demandam muito tempo de um funcionário, e até mesmo de um cliente.

Uma gestão completamente digitalizada desse ciclo de vida dos contratos é mesmo considerada uma das grandes necessidades de empresas de diversos setores e diferentes indústrias.

Tanto quanto pode ser a gestão de fornecedores de uma empresa.

Mas também de nada adianta ter acesso a essas ferramentas sem o devido preparo e a mentalidade orientada para as boas práticas de utilização delas.

Você vai precisar, também, de uma coisa muito simples e, ao mesmo tempo, que exige dedicação e perseverança: um treinamento específico. E para isso, você precisa de acesso constante a uma equipe especializada nesse tipo de ferramenta de gestão.

Nossa equipe também pode fornecer uma visão estratégica ampla e coordenada sobre como preparar os seus trabalhadores para fazer o melhor uso dessas valiosas ferramentas. Entre em contato agora mesmo!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES