Gestão de Contratos

Software CLM entre o B2B e o B2C

Voltar | Por Efcaz 13/10/2021

Software CLM e seu impacto entre o B2B e B2C. Entenda a diferença neste artigo e sua importância e aplicabilidade em ambos.

Os software CLM podem ser importantes aliadas em negociações entre empresas (B2B) e com os clientes da sua empresa (B2C). Saiba mais neste artigo como o Contract Lifecycle Management pode ser importante para conectar a sua empresa com seus parceiros, fornecedores e clientes.

Não é segredo pra ninguém: a evolução do mundo dos negócios está de mãos dadas com a transformação digital!

Seja em negociações entre empresas, B2B – “business to business” – ou em negociações com seus clientes e consumidores, B2C – “business to consumer” – uma ferramenta tão importante quanto básica se destaca nesse sentido: a tecnologia de contratos digitais e inteligentes, os softwares de CLM – Contract Lifecycle Management.

Mas como, exatamente, esta tecnologia pode favorecer a relação da sua empresa ou organização com outras empresas, no caso do B2B, e com os consumidores, no caso do B2C? E como elas se relacionam entre si?

Vamos nos aprofundar um pouco mais neste tema a seguir.

A transformação digital do mundo dos negócios – B2B e B2C

As empresas estão respondendo às mudanças no cenário de vendas, principalmente investindo em tecnologia e atualizando seus processos de negociação. É importante observar que a maioria das equipes não vê necessidade de se reestruturar, optando por manter sua estrutura de pessoal no lugar e modernizar a forma como vendem.

As equipes de vendas pretendem aumentar sua eficácia usando dados sobre os clientes para melhorar a experiência e vender com mais eficácia.

No entanto, quando essa estratégia é dividida em decisões mais táticas, muitas empresas acabam “se esquecendo” que é preciso reestruturar não apenas a própria equipe como a relação com os clientes, mas também a forma de lidar com parceiros e fornecedores – o famoso B2B.

E, por outro lado, os consumidores de hoje estão exigindo experiências mais rápidas e personalizadas das empresas que escolhem fazer negócios e consumir seus produtos.

Como os acordos e contratos formam a estrutura básica dos relacionamentos B2C – isto é, entre uma empresa e seus clientes – uma plataforma de contratos moderna é crucial para qualquer empresa desenvolver um núcleo de clientes fiéis e satisfeitos.

Sim, estamos falando principalmente da gestão dos contratos – e hoje em dia, é forçoso dizer: contratos digitalizados.

Diagnosticando o problema

Embora as equipes de vendas e marketing estejam investindo em tecnologia, poucas são as que têm um planejamento claro nesse sentido. Muitas apenas acompanham as tendências do mercado, sabendo que a tecnologia e a transformação digital são o caminho para o futuro e para o desenvolvimento de seus negócios, sem no entanto saber exatamente como.

As equipes de vendas B2B e B2C em todos os lugares veem a necessidade de ferramentas de vendas e de gestão que se conectem a outros sistemas, automatizem as tarefas e forneçam uma experiência fácil de usar para os vendedores.

Entre os fatores que travam a digitalização do processo de vendas, certamente os grandes desafios estão na complexidade técnica, na dificuldade em encontrar oportunidades de digitalização e riscos legais e de conformidade com as leis de cada localidade.

A clareza sobre os desafios com tecnologia e transformação hoje pode ajudar a tornar os investimentos futuros mais bem-sucedidos.

A necessidade de transformação digital x Software CLM

Equipes de vendas e marketing estão priorizando as mesmas três áreas da transformação digital: qualidade do lead, taxa de resposta do cliente potencial e informações sobre os clientes potenciais.

Esses são pontos essenciais, que todas as empresas que lidam com vendas tem de abordar atualmente. Porém, estes são os objetivos, os fins, e não os meios – o modo pelo qual se atinge estes objetivos vai além de apenas enunciá-los.

E é isso que se entende por transformação digital: permitir uma grande mudança no fluxo de trabalho e na alocação de tempo, para que essas prioridades sejam mais fáceis de alcançar.

Os aumentos na qualidade do lead e na taxa de resposta são, na verdade, o resultado final de uma transformação. Isto é: não basta dizer que é isso que se pretende, é preciso saber como.

Com novas ferramentas e novos processos, as melhorias nas vendas certamente estão a caminho. No entanto, é fundamental fazer os movimentos certos na ordem correta.

E isto certamente passa pela transformação digital dos processos de gestão contratuais.

Nesse sentido, os software CLM sem mostram como as ferramentas perfeitas para traçar estratégias de transformação digital de uma empresa.

São quatro pontos que a gestão de contratos digitalizada e inteligente da CLM podem contribuir enormemente para o processo de transformação digital da relação da sua empresa com parceiros, fornecedores, clientes e consumidores:

  • Processos simplificados e automatizados: o CLM minimiza o número de etapas para chegar a um acordo final, criando contratos inteligentes gerados a partir de dados preenchidos em uma plataforma digital.
  • Automação de processos manuais que aumentam a eficiência dos funcionários e a satisfação do cliente
  • Acordos mais rápidos que aceleram o acesso do cliente a um produto e a geração de receita de uma empres
  • Comunicações digitais que reduzem o desperdício de papel e utilizam a tecnologia que os consumidores preferem

Entre em contato agora mesmo com a equipe Efcaz e conheça um dos softwares de CLM líderes do mercado.

A Efcaz CLM permite às empresas, que buscam a organização dos processos de gestão de contratos, a realização de todas as etapas de criação, formalização, controle da execução e controle financeiro de forma eletrônica e online.

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