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3 de julho de 2018

3 min de leitura


A gestão estratégica no setor de compras vem se tornando cada vez mais importante na atualidade. Isso porque as organizações modernas se concentram em entregar benefícios superiores para o consumidor.

Porém, esse objetivo só pode ser alcançado quando os vários departamentos funcionam em sinergia. Não bastasse isso, os compradores devem garantir que cada item esteja disponível na hora exata e na melhor relação entre desempenho e preço.

Desse modo, o resultado de uso do produto ou insumo comprado é potencializado ao máximo e contribui para melhorar a competitividade e o lucro. Como conseguir isso? Continue a leitura e confira!

Gestão estratégica no setor de compras

Além disso, o aumento da concorrência e da competitividade do mercado moderno criou enorme pressão pela redução de custos, pois as margens de lucro estão cada vez mais reduzidas.

Nesse contexto, a busca pela excelência operacional se tornou essencial para garantir boas margens e, quando a empresa conta com fornecedores alinhados e comprometidos em contribuir nesse sentido, ela melhora suas chances de sucesso.

Como decorrência dessa realidade o setor de compras deve dar importância às relações com fornecedores — e não apenas se concentrar nas atividades de cotação, compra e venda. Assim, é possível articular ações conjuntas buscando o aumento de competitividade.

Planejamento da gestão de compras

Apesar de não ser uma tarefa complexa do ponto de vista operacional, a gestão de compras envolve a criação de uma cultura interna e externa — já que envolve a equipe da empresa e os fornecedores —, e a determinação de políticas bem elaboradas de homologação, qualificação e monitoramento desses parceiros.

Por isso, ela depende de um bom planejamento macro que determine os critérios de homologação e qualificação, por exemplo. Contudo, também há a necessidade de planos pontuais para a administração da rotina diária.

Nesse caso, estamos falando de organizar as tarefas do dia a dia, determinar prazos e um cronograma de entregas que atenda as demandas de cada setor no momento ideal e, ao mesmo tempo, se enquadrem no fluxo de caixa.

Capacitação dos times

Para garantir que o plano seja bem executado ele precisa ser conhecido, assimilado e aceito pela equipe. A instrução sobre cada um dos detalhes de planejamento é mais bem absorvida em um treinamento formal que, preferencialmente, deve ser complementado com reuniões periódicas de alinhamento — estratégico e operacional.

Contudo, a capacitação não deve ser limitada aos aspectos do plano, principalmente considerando que o setor de compras da maioria das empresas ainda sofre influência de paradigmas antigos. Mudanças culturais precisam de tempo para se consolidar e isso depende das pessoas envolvidas. Por sua vez, elas entregam resultados melhores quando desenvolvem suas capacidades.

Acompanhamento das métricas

Acompanhar as métricas e as atividades realizadas por fornecedor é outro ponto crucial do processo. Estamos falando de ações que envolvem diversidade de pessoas, que trabalham em várias empresas, com objetivos em comum, mas também com metas individuais e, nesse cenário, não é razoável simplesmente confiar que as coisas funcionem perfeitamente.

O acompanhamento das métricas permite identificar os gargalos e trocar feedbacks, buscando o aprimoramento constante de todas as relações envolvidas. Ou seja, estamos falando de monitorar os processos e avaliar os fornecedores.

Softwares de gestão de compra

Como podemos concluir com base em tudo que relacionamos nesta publicação, é evidente que o fluxo dos processos envolvidos funciona melhor com a automatização de etapas e um software específico.

Com essa contribuição, a gestão estratégica no setor de compras alcança resultados superiores em duas frentes: na incorporação das boas práticas usadas na elaboração do modelo de gestão adotado pelo software e na maior facilidade, comodidade e efetividade da gestão em si.

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