Gestão de Contratos

Software CLM: Principais fatores que impulsionam o mercado global

Voltar | Por Efcaz 20/9/2021

Confira neste artigo quais são estas tendências e como você pode se preparar para o futuro de software CLM e fazer o melhor uso dessas ferramentas!

Estudos sobre as tendências do mercado global de software CLM mostram as respostas para as questões do momento, assim como as tendências emergentes e oportunidades de crescimento diante da transformação digital. Além disso, servem para identificar as maiores barreiras para o crescimento deste mercado.

Os softwares de Contract Lifecycle Management (CLM) auxiliam na gestão dos contratos de uma empresa em todo o seu ciclo de vida, organizando os contratos desde seu início, passando por seu desenvolvimento e execução, até a renovação ou data de expiração do contrato. A automação e o uso de Inteligência Artificial no ciclo de vida dos contratos diminuem o risco de erros e, assim, a chance de expor a empresa a complicações legais.

O CLM também tem capacidade de diminuir o tempo de revisão dos contratos ao mesmo tempo em que identifica suas lacunas, o que o torna uma ferramenta poderosa e cada vez mais utilizada nas empresas que abraçaram a transformação tecnológica, trazendo uma perspectiva de crescimento desse mercado para os próximos anos.

Soma-se a esses fatores o advento dos softwares de CLM baseados em nuvem (Cloud-based CLM), que diminuem os custos consideravelmente e permitem um fluxo de trabalho dinâmico e ágil, aumentando mais ainda as chances de crescimento do mercado e as oportunidades para os gestores que operam estas tecnologias.

Os últimos relatórios deste mercado (LINK), indicam o uso de dois tipos de estratégia de crescimento: as empresas que focam no crescimento orgânico de suas marcas, partindo de estratégias como lançamento de novos produtos, patentes e eventos; e as estratégias de crescimento inorgânico, que se baseiam na compra de outras empresas, parcerias e colaborações.

Nesse cenário, junto ao crescimento da demanda por softwares de CLM, estas estratégias de crescimento pavimentaram uma trilha de crescimento em potencial que deixa os principais players do mercado bastante animados.

Os principais players a influenciar diretamente neste caminho, como a IBM Corporation, a Apttus, Contract Logix e Zycus (apenas para citar alguns), preveem um grande crescimento para o mercado de CLM, com um crescimento estimado em torno de 12% no período que compreende de 2021 até 2027.

Crescimento

De maneira geral, espera-se que o mercado global de CLM cresça significativamente através dos órgãos do setor público que ainda estão se adaptando às transformações digitais. Este já é o setor que representa a maior fatia das demandas por CLM atualmente, e espera-se que em um futuro próximo esta tendência só aumente.

O setor público fornece amplas oportunidades para a automação dos processos, consolidação do uso eficiente de dados e maior economia dos recursos públicos (pesquisas indicam que o setor público perde milhões anualmente devido à falta de automação dos processos, especialmente de contratos). De fato, os setores públicos ainda têm muito de correr atrás em relação ao uso da tecnologia, especialmente se comparados ao setor privado!

Ainda mais, a automação dos processos leva a uma maior transparência dos gastos de uma organização, seja ela privada ou pública. Isto leva não apenas a diminuição dos erros, mas a prevenção de corrupção e facilitação e agilização dos procedimentos sem abrir mão da segurança.

Por esses motivos, espera-se que o uso de tecnologia, principalmente de softwares de gestão de contratos, cresça até 20% no período entre 2020 e 2027.

Crescimento de Software CLM por regiões geográficas

Espera-se que o CLM cresça exponencialmente e de forma robusta na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Isto porque esses países, de forma geral, já adotam essas práticas de automação dos processos há mais tempo, facilitando o crescimento no mercado de maneira geral.

É esperado também um crescimento significativo na Ásia, principalmente em países como China, Coréia do Sul e Japão, que vem investindo na automação dos processos de forma mais ampla recentemente, com foco especial na automação dos ciclos de vida dos contratos.

Podemos observar que, quanto mais se reflete e se investe no uso de tecnologia para agilização e aumento da eficiência dos processos organizacionais, maior será o crescimento do CLM, pois os contratos precisam estar a par do desenvolvimento tecnológico, aumentando os níveis de segurança e transparência em diversas indústrias e nos setores públicos.

Estratégias trans-funcionais

Uma outra tendência do mercado, como podemos notar nos tópicos acima, é não focar em apenas um tipo de automação de processos, mas explorar intensivamente todas as possibilidades ofertadas pela automação.

Não basta automatizar apenas um processo de sua organização como, por exemplo, os ciclos de vida dos contratos; é preciso automatizar também a gestão de fornecedores (Supplier Relationship management – SRM), o atendimento ao cliente (Customer Relationship Management – CRM), o marketing, etc.

Caso contrário, corre-se o risco de acelerar o ritmo de apenas um aspecto de sua organização, deixando os outros pra trás e prejudicando o crescimento e o aumento da eficiência como um todo. O ideal é ter um gestor no nível “sênior” ou nos cargos mais elevados, promovendo a automatização e modernização dos processos em conjunto, para que se possa elevar o grau de eficiência de maneira ritmada e em sincronia.

Software CLM baseado em nuvem (Cloud-based)

A outra grande tendência da CLM para os próximos anos: basear a oferta dos serviços e a automação dos processos em nuvem.

Isto é não apenas uma vantagem como, cada vez mais, uma necessidade. Em primeiro lugar, em termos de segurança: com os processos baseados em nuvem, corre-se menos risco de perda de dados em caso de ataques digitais ou perda física dos aparelhos de uma organização. O armazenamento dos dados em nuvem também promove maior economia em termos de segurança, já que os dados são criptografados em conjunto no seu acesso – você não precisa contratar um especialista em segurança digital em cada setor automatizado de maneira separada.

Outra grande vantagem dos serviços baseados em nuvem é a possibilidade de se manejar os processos e documentos em tempo real, seja entre funcionários de uma organização ou com seus colaboradores, clientes, fornecedores, etc. Além disso, pode-se manejar os processos remotamente, sem a necessidade de presença física – mas, nestes casos, é necessária uma atenção especial em relação ao acesso e à segurança de dados, para evitar os ciberataques, especialmente em casos de engenharia reversa.

Essas são três das maiores tendências para  software CLM no mercado global, neste momento. Mas é preciso ficar sempre atento: é um mercado emergente e efervescente e que, portanto, está em rápida e constante transformação.

Acompanhe as últimas novidades e notícias sobre software CLM e processos de automação organizacional em nosso blog; assim você pode ficar por dentro das últimas tendências e conhecer de antemão as maneiras de tornar sua organização mais eficiente, segura e produtiva.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES