Voltar | Por Efcaz 8/11/2021
SRM e CLM ou Supplier Relationship Management (SRM) e Contract Lifecycle Management (CLM) são duas das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios na atualidade. Ambas são altamente recomendadas para sua empresa, e podem se complementar para se tornar um poderoso impulsionador para seus negócios! Aprenda a diferença e os benefícios de cada um para sua empresa.
Pesquisar os tipos de softwares que sua empresa precisa para estar a par das últimas novidades em termos de gestão e transformação digital pode ser um desafio e tanto! São muitas as opções e possibilidades que podem levar o gestor a mais dúvidas do que tinha antes.
Ainda mais quando, vistas de longe, essas ferramentas parecem muito similares, além da confusão causada pela sopa de letrinhas formada pelas siglas que as representam. Este é o caso, por exemplo, dos softwares de SRM (Supplier Relationship Management) e CLM (Contract Lifecycle Management).
Os dois softwares lidam com a gestão dos fornecedores e o relacionamento deles com a sua empresa; mas enquanto o SRM lida com o upload e o armazenamento de dados dos fornecedores em detalhes, o CLM cuida dos trâmites burocráticos, contratos legais e organização da gestão.
Tanto o CLM quanto o SRM têm o poder de influenciar diretamente as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. O SRM ajuda a detalhar a interação com fornecedores, permitindo uma conexão de ponta a ponta entre os diferentes setores de um negócio. Assim, elas facilitam o processo de angariar leads e clientes e a documentar atividades que acontecem em um portal de e-commerce.
Já o CLM tem a funcionalidade de “pós-processamento”, de organizar as etapas do processo de finalização de um negócio e da manutenção da relação do fornecedor com a sua empresa, fazendo com que ela esteja sempre apta a atender as necessidades e dúvidas dos seus clientes.
Primeiro, vamos conferir o que são SRM e CLM e como eles diferem, para ter uma melhor compreensão de como eles se encaixam de forma mais eficaz nos planos de sua empresa.
O Supplier Relationship Management (gerenciamento de relacionamento com o fornecedor, em tradução livre) tem sido um dos maiores sucessos em termos de softwares de fornecedores corporativos nos últimos anos.
As plataformas de SRM se tornaram um componente padrão do que as empresas sejam competitivas no século 21, fazendo seus negócios se basearem em dados e conectados digitalmente.
O foco principal do SRM é a coleta de informações sobre as interações entre um fornecedor e uma empresa. Esses sistemas permitem que os usuários criem arquivos e perfis detalhados de fornecedores individuais, rastreiem um negócio em suas várias fases e usem esses dados para gerenciar as negociações de forma conjunta.
O conceito fundamental é “relacionamento”. Os recursos de SRM são projetados para ajudar as empresas a trabalharem mais de perto com seus clientes e fornecer as experiências convenientes e personalizadas que as pessoas esperam.
SRM é um software que gerencia esse relacionamento com automatizações e um nível de otimização impossível de se alcançar com procedimentos manuais e com ferramentas improvisadas.
O Contract Lifecycle Management (gerenciamento do ciclo de vida do contrato) automatiza e agiliza os processos do contrato durante os estágios principais das interações com os clientes e fornecedores.
Esses estágios incluem: iniciação, autoria, processo e fluxo de trabalho, negociação e aprovação, execução, gerenciamento contínuo e conformidade e renovação do contrato.
Ao criar uma linguagem comum, modelos básicos, termos unificados e condições repetíveis e consistentes, compradores, fornecedores e clientes economizam tempo e reduzem as possibilidades de erros.
A maioria dos softwares de CLM é projetada para fornecer maior visibilidade dos gastos corporativos, criar maior eficiência no processo de contrato e reduzir os custos administrativos.
Uma ferramenta de CLM permite que você gerencie os contratos de compras e vendas, licenças IP e acordos internos, automatizando e acelerando o gerenciamento do ciclo de vida do contrato do início ao fim.
O CLM permite também que se padronize e controle o desenvolvimento do contrato, fortalecendo a conformidade operacional, contratual e regulatória e a criação de contratos de forma rápida e fácil usando templates pré-aprovados de cláusulas legais.
Atuando como o principal impulsionador dos processos relacionados a fornecedores para muitas empresas, a ferramenta de SRM pode se mostrar “incompleta”, caso não exista uma ferramenta como CLM para gerenciar as etapas do pós-venda e finalização dos negócios.
Investir apenas em um dos dois tipos de ferramentas pode se mostrar uma estratégia incompleta. Cada uma delas lida com uma etapa diferente da relação da sua empresa com fornecedores e clientes e devem ser utilizadas em conjunto.
Qualquer empresa, não importa o tamanho ou setor, pode se beneficiar com o uso de softwares de SRM e da gestão de contratos da CLM. Tudo dependerá de suas necessidades e da variedade de recursos disponíveis dos softwares que você escolheu para ajudar a gerir sua empresa.
Sua empresa deve decidir que tipo de produto oferece o melhor ajuste. Para fazer isso, considere fatores como:
Aqui na Efcaz você pode conferir o que há de melhor disponível no mercado atualmente em termos de gestão de contratos, o mais completo software de CLM e uma equipe completa para te auxiliar em relação às dúvidas que possa ter e com a utilização do nosso programa.
Além disso, você pode também conferir o nosso produto de SRM. Com ele, você pode acelerar tomadas de decisão, desenvolver fornecedores e melhorar suas compras através de uma gestão ágil, prática e segura.
Você também pode conferir mais dicas e análises em nosso blog ou entrar em contato diretamente com a nossa equipe e solicitar uma demonstração de como nossa ferramenta funciona!
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