Gestão de Fornecedores

5 KPis essenciais para a gestão de fornecedores. Mantenha-se atento

Voltar | Por Efcaz 8/12/2020

A gestão de fornecedores é uma atividade administrativa que requer um monitoramento contínuo, atrelado às flutuações do mercado e mudanças de demanda.

Nesse artigo você conhece 5 KPIS que podem ajudar a manter tudo sob um olhar atento.

Selecionar as melhores KPIS para a gestão de fornecimento não é uma ciência exata. Cada empresa possui seu ritmo de funcionamento e encara desafios específicos de seu nicho de atuação. Por isso, é imprescindível que os objetivos sejam beneficiados, no curto e no longo prazo, e a partir disso definir os indicadores de performance mais adequados para a situação.

Apesar disso, alguns fatores podem guiar a seleção de KPS adequados, monitoramento as atividades e também os componentes individuais da cadeia de fornecedores.

Confira abaixo 5 KPis que obtém melhores resultados na gestão de fornecedores.

1 – Renovação do inventário

Essa KPI mensura a capacidade da empresa de vender todo o seu estoque em um período pré-determinado. A medida normalmente é feita no decorrer do ano e pode ajudar a empresa a ganhar maior compreensão na retroalimentação de seus estoques de acordo com as demandas.

Um dos efeitos positivos do uso dessa medida é perceber quão rapidamente o estoque se movimento, melhorando a circulação e permitindo uma melhor política de preços, para evitar promoções de “queima de estoque”.

2 – Precisão do catálogo

Calcular a precisão de seu catálogo de estoque é um fator importante para garantir que não há disparidades entre o que aparece em seu software de gestão de fornecimento e o que realmente está armazenado na empresa.

Baixos índices de precisão podem guiar decisões erradas e aumentar os custos com estoque de formas insuspeitas. Utilizar uma KPI que mostra a precisão do catálogo significa ajustar a situação real com a sua base de dados, resultando em melhoria operacional.

3 – Ciclo financeiro do fornecimento

Essa KPI ajuda a entender como partes distintas da gestão de fornecedores operam em conjunto. A ideia é entender quanto tempo demora desde que um investimento é feito na compra de determinado produto até na hora que a venda se consolida para os consumidores, retornando o investimento.

Entender a duração média entre compra e venda de material ajuda a evitar gastos e melhora a precisão dos pedidos feitos para os fornecedores.

4 – Tempo de entrega de produtos

Uma KPI importante para garantir a qualidade da experiência dos clientes. Essa KPI pode ser voltada tanto para o delivery de produtos para os compradores quanto no tempo exigido por uma empresa fornecedora entregar os pedidos em sua empresa.

Com a alta competitividade do mercado, a gestão dessas durações faz-se necessária como um controle de qualidade indispensável para as exigências do público.

5 – Motivos de devolução de produtos

Com o crescimento do e-commerce, essa KPI transforma-se em um aspecto essencial para a verificação contínua da qualidade dos serviços oferecidos. A KPI basicamente organiza os principais motivos pelos quais produtos foram devolvidos ou as motivações por trás de pedidos de troca de produtos.

Essa medida ajuda a empresa a encontrar as áreas críticas de sua rede de fornecimento, tanto na entrega quando no compra de produtos de terceiros.

E estes são os 5 KPis que certamente irão lhe ajudar no desenvolvimento dos negócios.

Dê mais um passo e entenda como acompanhar as flutuações entre oferta e demanda no mercado.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES