fbpx

Gestão de Fornecedores

A importância das integrações do SRM com outras ferramentas digitais

Voltar | Por Efcaz 13/10/2022

Entenda a importância das Integrações do SRM e como ela pode auxiliar na alavancagem e otimização do seu negócio

Integração é uma das palavras-chaves da revolução digital e com o SRM (sistema de gestão de fornecedores) não poderia ser diferente. Nesse artigo você entende a importância da integração com outras aplicações na criação de estratégias eficientes para gestão de fornecedores.

Um sistema de SRM busca fornecer às empresas uma forma eficiente e inteligente de gerenciar, em um só lugar, toda a rede de fornecedores. Em algumas empresas isso pode significar dezenas de diferentes empresas, cada qual com sua cultura de trabalho, regras de compliance, certificados e necessidades burocráticas.

Por isso, é importante garantir um SRM robusto e integrado.

Agora, o que é importante integrar em um SRM?

Abaixo, você confere algumas respostas essenciais para essa pergunta.

Integração com os sistemas nativos da empresa

Adotar um SRM deve ser motivo de simplificação de processos e não de dor de cabeça. Por isso, é importante que a cultura da empresa seja capaz de absorver e se transformar ao redor da plataforma.

O que queremos dizer é: a primeira integração importante é a da plataforma com a sua empresa. É preciso treinar as equipes e deixar todo mundo na mesma página quando o assunto é uma plataforma de gestão integrada.

Não adianta adotar uma ferramenta eficiente se os funcionários não sabem utilizá-la adequadamente. E pior: se a ferramenta não opera em harmonia com sistemas legados, como na gestão de documentos ou com o setor financeiro.

Uma ferramenta como o SRM da EFCAZ leva essa complexidade em conta, já que opera com uma integração bem fundamentada, com uma ferramenta de assinatura eletrônica nativa e com um banco de dados acessível e organizado.

A questão da assinatura eletrônica é essencial, pois é possível evitar que a gestão de documentos tenha de passar por ferramentas externas, o que pode trazer falhas de segurança e de organização.

Adotar um SRM equipado com ferramentas burocráticas ajuda muito a lidar com a gestão de compliances e até mesmo com o controle financeiro mensal.

Integração de diferentes setores da empresa

Um SRM eficiente deve ser integrado à gestão de balanço financeiro da empresa, uma realidade incontornável para a gestão de fornecedores. Esse trabalho pode ser realizado com a ajuda de uma equipe de suporte capaz de personalizar a plataforma para cada caso, levando em consideração as características de sua empresa.

Se a sua empresa trabalha com contabilidade ou gestão de documentos baseada em papéis, essa é também uma oportunidade para integrar todo o processo em uma base de dados digitalizada.

O resultado desse processo é o que há de mais atual em termos de plataformas digitais de gestão: a visão em 360º dos processos da empresa. Integrar é preciso, para evitar a fragmentação da relação com parceiros comerciais e distribuidores.

Algumas plataformas, como o SRM da EFCAZ, possuem bancos de dados de fornecedores previamente homologados, o que pode fazer muita diferença quando uma ocasião inesperada acontece. Em pouco tempo é possível buscar um fornecedor substituto, entrar em contato, pesquisar os dados burocráticos necessários e fechar uma nova parceria.

Como você pode perceber, é a integração do SRM o que adiciona efetividade avançada para a plataforma. Você pode utilizar cada uma dessas ferramentas em conjunto, criando uma rede forte que ultrapassa os limites físicos da corporação e permite conectar todos os setores em uma gestão inteligente.

Abaixo, confira as integrações que fazem a diferença no SRM da EFCAZ.

Integrações nativas do SRM da EFCAZ

O SRM da EFCAZ conta ainda com algumas integrações nativas, criadas especialmente para suprimir as necessidades burocráticas de gestão de fornecedores de nossos clientes.

Receitasws

Umas das integrações mais eficientes que você encontra no SRM da EFCAZ é fruto de uma parceria com um sistema chamado Receitasws. Dentro de nosso SRM, você consegue criar uma solicitação de cadastramento e buscar os dados iniciais básicos da empresa com a qual você busca fechar uma parceria comercial.

Dados como nome fantasia, porta da empresa, CNPJ, endereço e contato são listados dentro da plataforma no espaço de alguns cliques. A busca é feita diretamente na base de dados da Receita Federal, de forma simples e segura.

Na prática, essa é uma integração do SRM da EFCAZ com a Receita Federal, o que facilita muito a sua logística e documentação.

Serpro

Uma das tarefas mais importantes na gestão de fornecedores é o acompanhamento do estado de funcionamento das empresas parceiras. Isso deve ser feito de quando em quando, já que a empresa pode estar em dia com suas contas no momento da contratação mas pode mudar de status no decorrer do tempo.

O SRM da EFCAZ é integrado com o sistema da Serpro, que permite que os usuários façam consultas relativas às certidões da empresa cadastrada de maneira automática, ou seja, vamos buscar se a prestação de contas da empresa está em dia no estado, município e com a União.

Exato digital

A terceira integração do SRM da EFCAZ é feita com o sistema da Exato Digital, onde você pode consultar as certidões de FGTS das empresas de modo atualizado. Essa é ainda mais uma ferramenta de verificação do estado burocrático das empresas fornecedoras.

Integração entre dentro e fora da empresa

A gestão de fornecedores é uma atividade que trabalha nos limites e fronteiras de uma empresa. É o que conecta ela com o mercado e permite o escoamento de produtos e serviços de modo confiável.

Como você pode perceber, as interações presentes no SRM da EFCAZ são suficientes para dar conta de toda a burocracia que reside entre as empresas e em sua conexão com as obrigações com os órgãos governamentais.

Por isso, mais do que uma ferramenta de gestão interna, entregamos uma plataforma inteligente, capaz de conectar o interno e o externo da empresa em um mesmo lugar.

Conheça o SRM da EFCAZ e transforme a sua gestão de fornecedores em todos os sentidos.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: