Gestão de Fornecedores

Como a economia circular integra a rede de fornecedores

Voltar | Por Efcaz 3/5/2021

Economia circular: Neste artigo iremos lhe mostrar a importância do assunto e como ele integra a sua rede de fornecedores.

Uma tendência de sustentabilidade é a chamada economia circular. As ações sustentáveis já não se restringem apenas à esfera individual, focadas no consumo consciente e na separação do lixo para coleta seletiva. Elas devem participar da operação das empresas e fornecedores, compondo todas as fases das cadeias de produção e até mesmo gerando lucros e parcerias importantes para o negócio.

Neste artigo focamos em como a economia circular funciona e como pode integrar a gestão da rede de fornecedores.

Entenda o que é economia circular

O modo mais tradicional de conceber a cadeia de produção é de modo linear. As matérias-primas são extraídas da natureza para feitura do produto que chega ao consumidor. O produto é utilizado por um tempo de vida útil e depois jogado no lixo. Nesse caso, o seu destino final não é levado em consideração, tampouco os resíduos da manufatura, o tempo que o ambiente leva para decompô-lo ou a extração de recursos naturais e seus danos ao ambiente.

Em oposição a esse modelo, a economia circular priorizando as relações e transformações da matéria-prima ao invés de considerar apenas o uso e o descarte dos recursos naturais. Ou seja, trata-se de produzir levando-se em consideração a maneira pela qual o próprio ambiente no qual vivemos e do qual dependemos opera: a partir de relações cíclicas.

No ambiente não há lixo: apenas matéria que será decomposta e se tornará, novamente, matéria-prima, insumo. Então o economia circular funciona, por exemplo, pela inclusão da reciclagem como uma parte fundamental do processo, já que ela ajuda a economizar matéria-prima e dá um final útil para rejeitos das mais variadas fontes.

Segundo a ideia de economia circular, a participação de cooperativas de reciclagem, por exemplo, pode ser uma tática interessante para empresas que almejam uma produção mais sustentável. Além disso, o uso e o reuso das matérias pode se tornar algo lucrativo e dinâmico na produção.

Integrando a rede de fornecedores em uma estratégia de economia circular.

A economia circular abrange todas as fases da cadeia de produção e um ponto central nestes ciclos é a relação entre empresas e fornecedores. Uma empresa que almeja a sustentabilidade e busca fatias do mercado com o marketing dessa tática não pode, por exemplo, comprar a matéria-prima de um fornecedor que não está em compliance com as diretrizes de sustentabilidade definidas em sua cultura de trabalho. Além de prejudicar a estratégia sustentável, a percepção do público de um possível green wash pode prejudicar a reputação da empresa.

Uma rede de fornecedores adequada é cíclica. Isso significa um arranjo de entregas, logística e distribuição entre parceiros comerciais que agem em harmonia. Para isso, ter uma visão total da cadeia produtiva e conhecer seu fornecedor é primordial e estabelecer regras contratuais para a parceria: os resíduos são reintroduzidos na cadeia produtiva? O fornecedor possui programas de reciclagem? Tem medidas sérias para diminuir os impactos de extração no ambiente?

O passo seguinte é garantir que a compliance seja efetiva. Para isso, é de suma importância que a pauta ambiental seja incluída nos contratos, com os requisitos em ações sustentáveis inclusos nos termos dessa relação comercial.

Em uma operação que utiliza a economia circular, os gestores devem conhecer não apenas o contexto geral da sua própria produção através de uma visão global da produção, mas também conhecer o contexto interno dos seus fornecedores, ter certeza de que aquilo que foi estipulado nos contratos é suficiente no contexto em que o fornecedor atua, respeitando as suas particularidades econômicas, sociais e ambientais. Afinal, a boa gestão de fornecedores garante a confiabilidade da reputação da sua empresa.

 

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES