Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores: qual a importância para o seu negócio?

Voltar | Por Efcaz 27/3/2019

A gestão de fornecedores é uma área relevante e fundamental, pois melhora os fluxos que dependem desses parceiros nas atividades de qualquer organização.

Como consequência, a obtenção de produtos e serviços do mercado ocorre com melhores condições de entrega e qualidade. Além disso, a operação fica mais segura e previsível, pois passa a ser planejada e controlada com eficiência, além de seguir critérios estratégicos.

Em princípio, essas já seriam razões suficientes para considerar a relevância da gestão de fornecedores para uma empresa, mas temos outros aspectos para os quais deve direcionar sua atenção. Confira!

Qual a importância da gestão de fornecedores para o seu negócio?

Essa atividade já foi considerada como secundária nas empresas. Porém, a necessidade de controlar e aprimorar todo o fluxo de processos na cadeia produtiva se tornou uma demanda estratégica e o status do setor mudou completamente.

Além disso, os ganhos obtidos com a compra de melhores produtos, em prazos mais adequados e com custos menores, trouxe uma percepção mais imediata e mensurável em relação ao retorno dos investimentos na gestão de fornecedores.

Nesse contexto, é importante observar que a melhora do relacionamento e a troca de informações e de feedback com fornecedores melhoram o fluxo em toda a cadeia de suprimentos, aumentando a sinergia e eliminando retrabalho. Sendo assim, podemos relacionar outros benefícios historicamente observados na gestão de fornecedores. São eles:

  • foco conjunto e alinhado dos fornecedores em relação aos critérios da empresa;
  • maior controle dos processos, inclusive em relação a fornecedores de qualquer parte do mundo;
  • facilidade na formação de uma rede mais qualificada e extensa, aumentando o seu poder de barganha;
  • redução do ciclo de estoque: tempo necessário entre a compra da matéria-prima e demais investimentos em produção e a saída do produto acabado do estoque;
  • diminuição dos prazos de produção e entrega mais ágil para os clientes.

Como implantar a gestão de fornecedores com eficiência?

Pois bem, para implantar práticas efetivas de gestão de fornecedores é preciso partir de definições estratégicas, incluindo critérios de seleção de parceiros, adoção de tecnologias de suporte e uma boa mudança na cultura organizacional. Separamos algumas boas dicas para você. São elas:

Comece com um planejamento

O que você deseja de sua política de gestão de fornecedores? Esse é um tipo de pergunta essencial e que facilita muito a continuidade do processo. Busque identificar os pontos críticos para o seu negócio, levante ameaças, oportunidades e determine os critérios que você deseja usar para avaliar seus fornecedores.

Mensure resultados

Uma das atividades mais importantes da gestão de fornecedores é a transmissão de feedbacks sobre os resultados, problemas e oportunidades de melhoria. No entanto, essa troca de informações não pode se tornar uma queda de braço.

Sem o levantamento prévio de dados sobre os resultados, não é possível identificar, demonstrar e mensurar os problemas enfrentados. Em razão disso, a troca de informações fica subjetiva e pouco efetiva. Imagine, por exemplo, que você esteja convivendo com problemas de prazo.

Se você simplesmente reclamar de atrasos, é provável que seu fornecedor se desculpe e justifique o ocorrido. Mas se você for capaz de demonstrar que ocorreram, digamos, 10 dias de atraso em um período de 30 dias e que isso atrasou a produção em 20 turnos, ocasionando um prejuízo de determinado valor, você passa a trabalhar com uma referência concreta e pode estabelecer metas objetivas de reversão.

No mais, a gestão de fornecedores implica em uma política de valorização de seus parceiros. Ao efetuar um acompanhamento criterioso do desempenho de cada um deles e informá-los sobre os aspectos que podem melhorar, você está propondo uma relação de longo prazo e uma contribuição mutua em torna da busca pela excelência.

Para entender melhor o processo, conheça as etapas envolvidas, especialmente a homologação de fornecedores. Confira!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES