Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo na conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança corporativa- os três pilares do ESG. Esta conscientização, uma forte tendência para todo o mercado corporativo em 2023, também se reflete na maneira que as empresas realizam a gestão de fornecedores e na reputação que elas constroem perante os seus stakeholders. Pensando nisso, vamos falar sobre como a gestão pode fazer toda a diferença na sustentabilidade da sua empresa, utilizando o ESG como premissa para a construção de estratégias organizacionais.
Antes de qualquer coisa, é importante compreender o que é o ESG e por que ele vem ganhando espaço nas organizações. A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança, em português. Esse conceito é bastante antigo e está relacionado com o contexto da Guerra do Vietnã, mas voltou à tona a partir de 2007. Nesta época, foram criados os green bonds, títulos emitidos com o objetivo de melhorar a preservação ao meio ambiente. Para se ter noção do impacto, um estudo da PwC mostra que 57% dos ativos de fundos mútuos serão ESG até 2025. Isso significa um montante de 7,6 trilhões de euros. Observe então que o ESG orienta as empresas a se tornarem muito mais competitivas.
Sendo assim, podemos afirmar que os conceitos centrais que compõem o ESG podem ser entendidos como uma série de padrões que as empresas utilizam para selecionar os seus fornecedores, considerando os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. A seguir, falaremos sobre cada um deles detalhadamente.
O E de ESG está ligado à questão ambiental, como já foi dito. Neste aspecto, existe a preocupação em exercer práticas como a redução de emissão de gases de efeito estufa, gestão adequada de resíduos, uso responsável de recursos naturais, dentre outros. Assim, as empresas que se preocupam com o meio ambiente são muito mais valorizadas pelos investidores, pois demonstram responsabilidade com o planeta e com as gerações futuras.
Esse tema é tão importante para as empresas que o próprio Philip Kotler, considerado o pai do marketing, já abordou o Marketing 3.0 no seu livro do mesmo nome – lançado em 2010. Essa nova roupagem do marketing tem o foco nas necessidades do consumidor e no desenvolvimento de estratégias sustentáveis e na economia, criando valor e construindo uma experiência emocional ao consumidor. Para Kotler, é essencial que os consumidores consigam enxergar os seus valores em cada detalhe do produto ou serviço oferecido; e, por isso, é essencial que a empresa aprimore os seus processos continuamente.
Já o fator social, entre outros aspectos, avalia a forma como a empresa trata os seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades em que ela está inserida. Assim, estas empresas se preocupam tanto em criar um ambiente de trabalho adequado quanto criar relações de valor com a comunidade e os fornecedores, apoiando as ações e causas socioculturais.
Dessa forma, as empresas que aplicam o ESG em sua estratégia são focadas em oferecer benefícios aos stakeholders e estabelecer relações justas e transparentes com os fornecedores e clientes, criando uma imagem muito mais positiva junto ao público, além de construir uma cultura organizacional mais forte e engajada.
Quando falamos de governança corporativa, estamos nos referindo à forma como a empresa é gerenciada. E, dentro do ESG, isso evidencia a ética, a transparência e a responsabilidade corporativa. As empresas que aplicam o ESG nas suas estratégias adotam boas práticas de governança, como a definição clara de papéis e responsabilidades, além da divulgação de informações financeiras e de gestão de forma clara e acessível. Também estão presentes dentro do aspecto de governança a criação de políticas de ética e compliance, e claro, os processos de gestão de fornecedores e de todos os aspectos da cadeia de suprimentos, que possuem grande impacto nos processos produtivos organizacionais.
De modo geral, a gestão de fornecedores é uma parte fundamental da cadeia de suprimentos de qualquer empresa e o ESG tem um impacto muito significativo nesse processo. No quesito reputação, quando uma empresa realiza a gestão de fornecedores e avalia o desempenho destes, ela está indo além da qualidade e dos preços dos produtos ou serviços oferecidos.
Assim, a empresa passa a trabalhar apenas com fornecedores que adotam práticas responsáveis, reduzindo assim o risco na sua reputação e garantindo que a cadeia de suprimentos esteja alinhada com os valores e objetivos do ESG. Além disso, ao trabalhar com fornecedores que estão comprometidoscom esta nova perspectiva, as empresas demonstram aos seus clientes e stakeholders que estão assumindo a responsabilidade pelos impactos ambientais e sociais de suas operações.
De fato, a reputação de uma empresa é um ativo valiosíssimo e que pode ser afetada por várias questões. Isso inclui a escolha dos fornecedores e parcerias, pois as empresas que adotam práticas responsáveis em relação ao meio ambiente, sociedade e governança são vistas como mais confiáveis, atraindo muito mais investimentos.
Em contrapartida, as empresas que ignoram as questões de ESG arriscam:
Toda a preocupação e os conceitos trazidos pelo ESG são refletidos na gestão de fornecedores, uma vez que as empresas estão cada vez mais atentas ao impacto que suas operações têm no meio ambiente e na sociedade. Assim, é possível perceber que a cadeia de suprimentos é um elemento chave para o ESG, pois a maneira com que as empresas gerenciam a cadeia de suprimentos é essencial para o bom desempenho organizacional.
Com a gestão de fornecedores, a empresa identifica fornecedores que utilizam matérias-primas de origem duvidosa, tal como mão de obra escrava ou que não respeitam as normas ambientais, o que poderia impactar diretamente na reputação da empresa. Por isso, a gestão de fornecedores deve estar alinhada com os objetivos e com os princípios do ESG. Se você gostou desse conteúdo e deseja saber como melhorar a sua cadeia de suprimentos, leia nosso artigo sobre a economia circular na rede de fornecedores.
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