Cadeia de Suprimentos

Veja como a tecnologia ajuda na tomada de decisão das empresas

Voltar | Por Efcaz 25/12/2018

O processo de tomada de decisão é uma das etapas mais críticas e sensíveis de um negócio, uma vez que as escolhas apontadas pelos gestores nesse estágio vão afetar os resultados e o desempenho de toda a empresa.

Por isso, contar com uma tecnologia pode fazer toda a diferença para tornar a movimentação mais confiável, precisa e efetiva. Quer entender por que a inovação tecnológica é uma aliada nessa tarefa? Confira o texto a seguir!

Qual é o papel da tecnologia na tomada de decisão?

Há tempos a tecnologia, por meio de ferramentas e de softwares de gestão, vem se tornando mais presente no dia a dia das instituições, automatizando e simplificando tarefas.

Nesse cenário, ela contribui para a tomada de decisão, uma vez que sistemas qualificados são capazes de concentrar dados internos e externos, de integrar setores e de otimizar uma série de processos com confiabilidade. Logo, o gestor tem maior visibilidade e controle do negócio.

Mapear todos os aspectos que serão fundamentais para guiar uma escolha fica mais fácil com o apoio desses programas. Isso acontece porque eles permitem a consulta de informações relevantes e promovem uma análise mais completa da realidade da organização, ressaltando ameaças e oportunidades.

Como a tecnologia atua nesse processo?

Essencialmente, ferramentas tecnológicas são importantes para que a tomada de decisão tenha mais qualidade e êxito. Entenda como isso funciona:

Informações integradas

O dinamismo do mercado e das movimentações internas a uma empresa tornam a tomada de decisão um processo complexo, com muitos elementos envolvidos e que precisam ser detalhadamente avaliados.

Um ganho importante que a tecnologia proporciona é a integração, tornando possível concentrar, em um mesmo sistema, dados de todo o negócio. Dessa forma, os líderes podem visualizar e compartilhar informações em tempo real e gerar relatórios elaborados com precisão, que possibilitem decisões mais embasadas.

Agilidade nas escolhas

É sempre importante lembrar que o mercado atual exige respostas rápidas e empresas que demoram para fazer suas escolhas correm o risco de perder ótimas oportunidades.

Nesse ponto, a tecnologia é um ativo essencial, pois, com a integração de sistemas, o gestor tem acesso a todo o fluxo de dados de seus setores e também de filiais, agilizando o processo de tomada de decisão.

Gestão de tempo

O uso de softwares proporciona não apenas um ganho de tempo, mas uma otimização dos processos, na medida em que o gestor pode criar um fluxo de atividades e controlá-lo pela plataforma, aumentando a produtividade e a eficiência. Ademais, o contato e o compartilhamento de dados com profissionais de outros setores é agilizado

Gestão de processos

Com a análise de dados, o líder identifica erros e gargalos que tornam os processos mais lentos e ineficazes e, assim, faz os ajustes adequados com base em estatísticas e referências reais do funcionamento da instituição.

Portanto, a tecnologia viabiliza meios para que gerentes aprimorem a organização das tarefas e trabalhem melhor os pontos fortes e fracos do negócio, cientes dos processos da empresa como um todo.

Quais são as principais ferramentas de apoio?

Softwares de gestão têm alcançado um papel de protagonismo para auxiliar o gestor na tomada de decisão. Além deles, existem ferramentas muito relevantes na hora de otimizar procedimentos e maximizar lucros e produtividade. As principais são: ​

  • CRM (Customer Relationship Management): ajuda empresas a se relacionarem melhor com seus clientes e a entender as características do perfil de seu consumidor ideal;
  • BI (Business Intelligence): é um conjunto de recursos que consolida e processa informações internas e também do mercado, gerando tabelas ou gráficos valiosos que apontam tendências, oportunidades, riscos, entre outros fatores essenciais para a tomada de decisão;
  • BSC (Balance Scorecard): em português, é conhecido como “Painel de Gestão por Indicadores”, uma solução que propicia mensuração, avaliação, entendimento e acompanhamento de resultados e ações.

A tomada de decisão é uma iniciativa que exige muito do gestor, pois seu resultado pode mudar o direcionamento de uma organização. Portanto, ela deve ser feita com todo o critério e a atenção possíveis, motivo pelo qual a tecnologia e os benefícios que ela proporciona são vitais para o sucesso.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos e parceiros a ficarem bem informados sobre o assunto!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES