Cadeia de Suprimentos

Entenda a importância do painel gerencial na gestão de processos

Voltar | Por Efcaz 8/4/2019

O painel gerencial exibe informações críticas necessárias para a gestão da organização em uma única plataforma. Confira tudo sobre o assunto.

Nele, podem ser listados os objetivos de negócio, medidas a serem implementadas, projetos e processos. Com uma análise mais abrangente, gestores podem tomar decisões mais acertadas, identificar gargalos e falhas que devem ser corrigidas em tempo hábil e garantir melhores resultados.

Continue a leitura deste post e confira outros benefícios do painel gerencial para as empresas.

Auxilia na gestão de processos

Uma organização é formada por diferentes departamentos. Algumas fazem parte de um conglomerado que integra várias unidades de negócio.

Apesar de terem processos diferentes, uma visão global permitiria administrar melhor cada etapa. Assim, os gestores podem eleger prioridades concorrentes, estabelecer marcos que analisam o desempenho individual, mas interferem no andamento geral da empresa, entre outras ações.

Um painel gerencial pode auxiliar a entender o que é importante para a organização como um todo, mas destacando itens essenciais que farão a diferença nos processos para se tomar a melhor decisão.

Consolida informações estratégicas

Cada departamento ou divisão é responsável por gerenciar suas próprias informações, porém, todos esses dados retornam como uma estratégia para o todo.

Manter informações estratégicas consolidadas num painel gerencial é uma forma de integrar plataformas para enxergar melhor os possíveis gaps que poderiam interferir no resultado almejado.

Isso porque, quando falamos de processos, sempre existem lacunas entre uma fase e outra. É preciso observar onde estão esses gaps para promover eficiência entre eles.

Por exemplo, uma indústria que fabrica veículos. Entre a fase inicial da produção de peças e a disposição para a venda existem vários processos que compõem a linha de montagem. Para tanto, a empresa é composta pelas áreas de design, construção de protótipos, engenharia elétrica, engenharia da carroceria e engenharia de experimentação do veículo.

A fabricação de motores é composta pelo processo de desbaste e acabamento do bloco motor, eixo virabrequim e cabeçotes, na fabricação de transmissões a usinagem, e o tratamento térmico.

Já na linha de montagem, acontecem a colocação de todos os componentes do propulsor e os testes de funcionamento. Imagine se em qualquer uma dessas fases houver ociosidade? Essa é uma das funções do painel gerencial: evitar gargalos entre processos.

Integra dados de outras fontes

A maioria das empresas tem um sistema para controlar suas finanças, outro para o gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM), para a gestão de fornecedores, um de recursos humanos (RH), ferramentas para o gerenciamento de projetos, entre outros.

Um painel gerencial é capaz de integrar todos esses sistemas, detalhar informações mais pertinentes para a tomada de decisão e ser o local onde mais facilmente se encontra dados sobre todos os processos da empresa.

Garante disponibilidade e acessibilidade

Por meio de recursos avançados, servidores em nuvem, entre outras tecnologias, as soluções garantem mais acessibilidade aos dados.

Assim, informações importantes para a gestão podem ser visualizadas de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa disponibilidade acaba favorecendo a mobilidade das equipes de trabalho, que podem se manter constantemente atualizadas, inclusive fora do âmbito corporativo.

Melhora o planejamento em longo prazo

Além de serem importantes como medidas-chave de desempenho para a tomada de decisão, o painel gerencial permite vislumbrar projetos no longo prazo e os resultados conquistados.

Possibilita ainda, estabelecer marcos para alcançar mais facilmente os objetivos e quais metas devem ser implementadas para melhorar a performance do negócio.

Para aproveitar todas as vantagens dessa ferramenta imprescindível para uma gestão eficiente, é preciso delimitar quais soluções serão integradas no painel gerencial, as informações mais importantes para análise e como os dados serão atualizados.

Agora que você sabe como funciona um painel gerencial, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para acompanhar outras dicas!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES