Cadeia de Suprimentos

Como tirar o melhor da gestão de fornecedores em um mundo globalizado

Voltar | Por Efcaz 9/12/2019

O globalização diminuiu as distâncias e consolidou seu papel a partir da emergência das novas tecnologias em todos os cantos do mundo

A facilidade para a comunicação e criação de parcerias internacionais gerou efeitos em todas as áreas da gestão empresarial, inclusive a de fornecedores. 

Podemos dizer que a gestão de fornecedores e a coordenação da cadeia de suprimentos da empresa era tradicionalmente vista como parte dos processos burocráticos da empresa. Afinal, é preciso manter o amparo material para que a operação continue funcionando e organizar o balanço entre entrada e saída sempre foi uma necessidade em qualquer escritório. 

No entanto, com a “diminuição das distâncias” promovidas pela globalização tecnológica, a gestão de fornecedores atingiu um patamar ainda mais importante dentro das dinâmicas empresariais, envolvendo segurança, economia e competitividade.

A EFCAZ oferece soluções otimizadas para a gestão de fornecedores no mundo moderno. Por isso, nos preocupamos em debater as ideias por trás desse projeto. Abaixo, você encontrará as principais questões que envolvem a gestão de fornecedores e a globalização. 

Vamos lá?

A gestão de fornecedores pode evitar escândalos internacionais

Essa ideia parece um tanto exorbitante, mas quando uma empresa reconhecida é descoberta em um relacionamento com outras companhias que promovem abusos ou infrações de segurança, isso pode manchar a imagem da empresa no mundo. 

Isso é uma característica especialmente ligada à globalização. 

Não importa se a sua empresa mantém uma imagem de cuidado com o meio ambiente e reparação de injustiças sociais. Se uma empresa fornecedora estiver obrigando trabalhadores a exceder seus limites, atuando fora de padrões de higiene ou pureza ou simplesmente produzindo em baixa qualidade, a sua empresa poderá terminar com uma fama ruim e no centro de um escândalo. 

Cuidar da qualidade e verificar constantemente se os fornecedores estão seguindo os padrões delimitados pelo contrato é a forma ideal para evitar que esse problema ocorra. 

A gestão de fornecedores pode evitar que a empresa envolva-se em corrupção

Segundo relatórios recentes, 35% das grandes empresas consideram que as infrações perpetradas por fornecedores são o maior risco para seus programas anticorrupção. 

O mundo globalizado permite uma grande gama de relações da empresa. Matérias-primas podem ser importadas de outros países, escritórios podem ser abertos em distâncias incríveis e o fornecimento de serviços e de materiais pode ajudar que a empresa concentre-se em sua especialidade. 

O problema é que com a globalização, as empresas podem agir em operações isoladas e o contato com os fornecedores pode abrir espaço para infrações invisíveis aos olhos do contratante. 

A empresa fornecedora pode ter relações suspeitas com governos ou estar envolvida em esquemas de lavagem de dinheiro. 

Para evitar isso, os contratos recentes costumam adicionar uma cláusula que permite que o contratante faça auditoria dos documentos internos e do estado financeiro da empresa contratada. 

Esse tipo de cuidado na gestão de fornecedores tem se tornado uma peça fundamental do mundo dos negócios globalizado. 

A gestão de fornecedores ajuda a empresa a manejar suas finanças no contexto global

Escolher a melhor e mais segura opção de fornecedor não é apenas um caso de manter a imagem da empresa, mas também de garantir que os custos sejam diminuídos ao máximo. 

Sabemos que os gastos com fornecimento de material, por exemplo, costumam ser uma das maiores fontes de gasto na empresa e nem sempre as opções escolhidas são as mais econômicas ou seguras do mercado.

A gestão adequada de fornecedores pode permitir que a empresa diminua seus custos e ainda adquira produtos de qualidade superior. 

O mundo globalizado permite que as negociações entre empresas não sejam simplesmente feitas em relação ao seu produto, mas também às condições econômicas e sociais de cada instalação, considerando o país, estado ou cidade em que está fixada. 

Considerando essa fluidez natural da economia global, é possível dizer que o fornecedor que está mais perto de você nem sempre possui o melhor preço ou qualidade. 

Saber organizar, pesquisar e gerir esse esquema pode ser o divisor de águas entre a sua empresa e as concorrentes. Ou ainda, uma garantia de que sua empresa irá continuar no jogo, já que as concorrentes possivelmente estão melhorando a cada dia a sua própria gestão de fornecedores. 

A gestão de fornecedores pode ajudar a criar parcerias incríveis em um mundo globalizado

Quando pensamos em fornecedores, alguns quesitos podem parecer essenciais, especialmente se estamos considerando o fornecimento de bens materiais e que exigem transporte.

No entanto, até mesmo para bens materiais, a globalização tratou de diminuir as distâncias e permitir que as empresas adquiram bens e serviços de pessoas físicas ou jurídicas ao redor do mundo

Isso pode significar, ao mesmo tempo, o acesso ao melhor custo-benefício e aos melhores serviços e produtos disponíveis em escala global. 

Até mesmo serviços tipicamente escritoriais, como finanças, redação e contabilidade podem ser contratados a distância, com a ascensão dos regimes trabalhistas baseados em home-office.

Mas com tanta transformação, como manter tudo isso atualizado e organizado?

Faça uma parceria com a EFCAZ e garanta que sua gestão de fornecedores esteja conectada ao mundo globalizado. 

Para manter todas as questões anteriores de maneira adequada, recomendamos o uso de um sistema robusto de organização de documentos, informações, perfis e contratos. 

E claro, tudo na nuvem! Afinal, você não quer ter que ocupar salas inteiras com os documentos e históricos de sua empresa. Estamos no séc. XXI!

A EFCAZ oferece um pacote completo, com soluções para gestão de compliances, assinaturas, contratos e fornecedores em qualquer tipo de empresa. 

Você irá contar com um sistema automático de integração com órgãos da receita federal, para cuidar dos riscos de fraude na relação com o fornecedor. Além disso, oferecemos um sistema de avaliação periódica de fornecedores, com certificação e homologação digital.

Com a EFCAZ está tudo certo! Conheça nossos produtos e aproveite os frutos do mundo globalizado.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES