As fraudes nas empresas estão entre os fatores que mais prejudicam a saúde de um negócio. Conheça sobre o assunto e veja como se proteger
As fraudes nas empresas estão entre os fatores que mais prejudicam a saúde de um negócio e, mesmo com maior acesso à informação, sempre existem vulnerabilidades que permitem ações ou omissões de pessoas que, propositalmente, tentam se beneficiar em detrimento do outro.
Conhecer as especificidades de cada uma dessas fraudes é a melhor forma de evitá-las. Por meio de controles internos mais rígidos e da identificação do perfil de um fraudador, as empresas podem aumentar sua capacidade de prevenção.
Confira as principais fraudes nas empresas e descubra como elas podem ser combatidas para reduzir prejuízos que interferem no crescimento e na lucratividade do negócio!
Quem são as principais vítimas de fraudes?
Ao contrário do que se possa pensar, vários agentes podem ser vítimas de fraudes no ambiente organizacional, e não somente a pessoa jurídica, na forma de seus acionistas, sócios e toda a cúpula gerencial.
Na realidade, as fraudes também podem afetar:
- fornecedores: descumprimento de obrigações financeiras, por exemplo;
- clientes: entrega de produtos em condições distintas das que foram ofertadas inicialmente, por exemplo;
- instituições financeiras: por meio da falsificação de assinaturas, antecipação de recebíveis não realizados, entre outros;
- governo: por meio da sonegação fiscal;
- prestadores de serviço: descumprimento de cláusulas contratuais, ações para dificultar o andamento dos serviços solicitados etc.
Quais são as propriedades mais lesadas pela prática de fraudes?
Valores monetários são as propriedades mais visadas pelos fraudadores, mas, além disso, a empresa também pode ser lesada por meio de:
- documentos importantes, que podem ser compartilhados de forma maliciosa e até sequestrados digitalmente;
- títulos de créditos e de ações da bolsa;
- bens móveis, imóveis e semoventes;
- insumos, matérias-primas e materiais diversos, que podem ser limitados a ponto de exigirem paradas prejudiciais ao custo de oportunidade da empresa;
- produtos acabados que podem ser roubados, ou terem suas características alteradas propositalmente;
- demonstrações financeiras e contábeis, relatórios e fichas de controles;
- certidões, atestados e declarações diversos;
- contratos, distratos e alterações contratuais;
- correspondências, apólices de seguros, registros de propriedade, marcas e patentes etc.
Quais são as consequências das fraudes nas empresas?
As fraudes são altamente prejudiciais e provocam, além das perdas financeiras, um clima de insegurança no ambiente organizacional, principalmente pelo fato de que, devido ao desenvolvimento das rotinas de auditoria, podem ser identificadas mais rapidamente, porém o agente fraudador sempre demanda maior investigação.
No âmbito gerencial, as desconfianças recaem sobre a capacidade de liderança dos administradores, principalmente quando a imagem da empresa é maculada junto ao seu público consumidor.
Quais são as principais fraudes nas empresas?
Dentre as principais fraudes nas empresas, destacam-se:
- furto: acontece, por exemplo, quando algum membro da empresa leva um documento ou ativo para sua residência;
- desvio financeiro: quando qualquer valor realizado por empresa pública ou privada tem seu fluxo alterado, em relação ao que seria comum pela atividade do negócio;
- apropriação indébita: nesse caso, não acontece a subtração do bem, mas sua utilização sem o consentimento do proprietário. No âmbito corporativo, pode ser o uso do veículo da empresa, com o funcionário passando-se como dono do carro, por exemplo;
- sabotagem: nesse caso, alguém planeja causar um prejuízo à empresa, sem nem mesmo se beneficiar, ou seja, com intuito apenas de prejudicar o negócio. Também pode abranger a omissão nas atividades laborais, como quando uma máquina tem um parafuso afrouxado justamente para viabilizar a eminência da quebra;
- desperdício voluntário: a busca organizacional por eficiência deve condenar qualquer ação em que haja desperdício de recursos ou insumos (água, alimentos, energia elétrica, aparas industriais etc.).
Como se proteger?
Segundo a Price Waterhouse Coopers (PwC), em relatório intitulado Tirando a fraude das sombras: Pesquisa global sobre fraudes e crimes econômicos 2018, 52% das empresas investiram em ferramentas de tecnologia e análise de dados para mitigar suas ocorrências.
Grande parte das fraudes nas empresas é cometida por quem conhece muito bem os processos ou a propriedade fraudados, em relação aos métodos de controle e monitoramento e vulnerabilidades.
Então, para evitar fraudes nas empresas, é necessário desenvolver um processo seletivo mais rígido e implementar práticas de compliance na cultura organizacional, além de usar tecnologia para aumentar o controle e a possibilidade de auditoria sobre os processos.
Veja como a tecnologia pode ajudar na mitigação dessas ameaças e na tomada de decisão no negócio!