Cadeia de Suprimentos

E-Commerce B2B? Entenda a tecnologia para distribuição e revenda

Voltar | Por Efcaz 8/3/2021

Separamos duas das principais frentes em que a tecnologia para E-Commerce B2B pode fazer a diferença em seu negócio. Confira tudo sobre o assunto

E para começarmos a falar sobre E-Commerce B2B, devemos lembrar que um bom olhar para a distribuição e a revenda significa tratar e observar os dados como parte de um todo. A tecnologia oferece uma visão em 360º do ciclo produtivo e permite que as melhores decisões sejam tomadas. Entenda como a tecnologia ajuda na distribuição e revenda.

E falando sobre isto, vamos abordar aqui duas frentes em que a tecnologia pode fazer uma drástica diferença para seu negócio.

Logística e visão da rede

Como o número de informações e dados grandes, as boas decisões de logística dependem da visão interligada e integrada dos processos. Essa é a principal vantagem em adotar uma plataforma de gestão de relacionamento entre empresas, além do uso de ferramentas para digitalizar e organizar contratos e de documentos.

Na prática, o uso de uma plataforma de gestão permite que as informações sejam processadas com mais rapidez, agilidade e confiabilidade, refletindo nas decisões do seu planejamento logístico, que será mais consistente. A facilidade ao acesso de dados possibilita uma visualização total do processo, de modo que as decisões levam em consideração toda a cadeia envolvida no negócio.

A visão de rede inclui, logicamente, os distribuidores e revendedores, que são partes do ciclo localizadas de forma mais capilarizada, às vezes em regiões remotas.

Monitorar o bom desempenho dessas partes cruciais é indispensável e soluções tecnológicas como dispositivos de IoT (internet das coisas) para rastreamento de veículos e produtos podem ajudar a manter a reputação da empresa de entregas com qualidade e no prazo. Em outros casos, o uso de uma plataforma dedicada para controle de escoamento de estoque em todos os pontos de entrega pode fazer a diferença.

Facilidade de acesso, organização e padronização de empresas terceiras

Quando pensamos em gestão e homologação de fornecedores, intuitivamente visualizamos a entrada de produtos e insumos em uma empresa. No entanto, a distribuição e a entrega também fazem parte do processo, especialmente se sua empresa terceiriza a entrega de produtos para lojas em todo o país. Nesse caso, manter um olhar atento às transportadoras e empresas de logística é um passo crucial.

O fácil acesso aos documentos em uma plataforma digital repercute diretamente no bom desempenho e no controle de escoamento do estoque de sua empresa. A primeira vantagem é a organização e padronização. A rapidez do acesso e do armazenamento na nuvem promove um ganho de tempo essencial para o aumento da produtividade.

O armazenamento dos documentos ainda é seguro, sem riscos de danificação ou perda. Em caso de falhas ou desastres, as tecnologias permitem a recuperação de dados e podem evitar verdadeiros desastres.

Do maior ao menor: controle da cadeia produtiva

De uma visão global da cadeia de produtividade que permite as melhores soluções logísticas na distribuição e revenda, passando pela garantia de organização dos documentos, a tecnologia só dinamiza seu negócio com inúmeras vantagens.

Empresas funcionam como grandes hubs em que circulam matérias primas, produtos e serviços, áreas interdependentes e desembocam em produtos manufaturados, muitas vezes distribuídos por grandes territórios. Cuidar disso tudo na era digital exige o que chamamos de inteligência empresarial.

Quer ver outros assuntos que vão além do E-Commerce B2B? No Blog da EFCAZ você encontra informação de primeira sobre os mais variados assuntos. Continue lendo mais conteúdos como este e descubra como produzir uma cadeia de suprimentos mais resiliente.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES