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Cadeia de Suprimentos

O bom relacionamento com fornecedores: estratégias de comunicação empresarial

Voltar | Por Efcaz 17/1/2024

Desenvolva relacionamentos sólidos com fornecedores através das nossas estratégias de gestão de relacionamento com fornecedores!

O relacionamento e a comunicação com os fornecedores são fatores de grande impacto para o sucesso organizacional, tanto por facilitar os processos quanto pelo alinhamento de expectativas. Contudo, para que este relacionamento seja duradouro e tenha valor, é importante construir uma estratégia de comunicação empresarial inteligente e eficaz. Ela deve ter clareza, fluidez, objetivos claros e um tom de voz condizente com a essência da empresa, além de percorrer toda a cadeia de suprimentos.

Neste artigo, vamos falar sobre como construir um relacionamento de valor com os seus fornecedores e quais estratégias podem ser utilizadas para alavancar o seu negócio.

O que é e como funciona a gestão de fornecedores?

Não é segredo algum que a gestão de fornecedores é uma das atividades essenciais para o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos, independente do tamanho e do setor da empresas Sendo assim, ela consiste em gerenciar as relações construídas com estes fornecedores para garantir que a empresa tenha acesso a suprimentos e serviços de qualidade, dentro do prazo adequado e com preço justo.

Porém, para que a gestão de fornecedores seja realmente eficaz, é necessário considerar alguns aspectos, incluindo os critérios de seleção e avaliação destes, tal como:

  • Padrões de qualidade mínimos;
  • Políticas de devolução;
  • Responsabilidades do fornecedor.

Comunicação empresarial e relacionamento dentro da cadeia de suprimentos

Dois aspectos fundamentais da gestão de fornecedores são a comunicação empresarial e a qualidade do relacionamento construído ao longo de toda cadeia. Quando falamos disso, o ponto de partida precisa ser uma comunicação transparente, aberta e de fácil compreensão. Só assim é possível certificar-se de que não restarão dúvidas acerca dos objetivos e das expectativas de todas as partes.

Perceba que a comunicação empresarial e o relacionamento com os fornecedores são fatores críticos para o sucesso da gestão da cadeia de suprimentos. Uma gestão efetiva depende de um fluxo contínuo e transparente de informações. Isso potencializa a durabilidade dos relacionamentos entre a empresa e seus fornecedores, garantindo que toda a cadeia de suprimentos flua de maneira rápida e efetiva.

Além disso, a comunicação interna também ajuda a identificar problemas e oportunidades de melhoria na cadeia de suprimentos. Isso é fundamental para a melhoria de processos. Ela também ajuda a construir confiança e respeito mútuo, melhorando a profundidade das informações compartilhadas, assim como a sua intencionalidade. Esta está sempre ligada ao aspecto estratégico. Os resultados prováveis e esperados são o aumento da colaboração e melhores taxas de crescimento.

Investir nestes aspectos também é fundamental para garantir conformidade regulatória e ética na cadeia de suprimentos. Assim, as empresas garantem que os seus fornecedores cumpram com as normas de trabalho, segurança e meio ambiente, conforme o disposto nos requisitos contratuais.

4 estratégias de comunicação para aplicar com os seus fornecedores

Agora que você já entendeu a importância de estabelecer uma relação positiva com os fornecedores e como a comunicação empresarial pode ajudar nesse sentido, vamos ver algumas estratégias para a sua aplicação prática.

Crie canais e processos de comunicação ao longo da cadeia de suprimentos

Uma boa estratégia para construir uma comunicação de valor com os fornecedores é estabelecer processos de comunicação e criar canais que possibilitem uma conversa clara e sem obstáculos. Pense da seguinte forma: tal como a conversa com o cliente deve ser facilitada, o mesmo deve ser feito com os fornecedores.

Neste sentido, uma das possibilidades é iniciar essa troca por canais que os fornecedores utilizem e até selecionar os que eles preferem. Eles podem ser e-mail, WhatsApp, telefone, entre outros. Também é importante definir um plano de comunicação com a equipe de marketing e criar canais para que todos saibam o que fazer, como proceder e com quem falar quando precisar. Selecione quem ficará responsável por cada etapa deste processo e reavalie as ações periodicamente.

Fortaleça a cultura do relacionamento com os fornecedores

Mais do que ter um canal de comunicação, é importante fortalecer e disseminar a cultura do relacionamento com os fornecedores. Para isso, é essencial deixar claro para a sua equipe interna a real importância de manter a comunicação empresarial, demonstrando os impactos e as vantagens que tudo isso tem no processo produtivo e no funcionamento da empresa. Até porque só a partir do momento que os colaboradores entenderem como essa questão os afeta é que eles vão se engajar nas tarefas.

Solicite feedback

Ainda são poucas as empresas que tem uma cultura de feedbacks saudáveis, mas eles são essenciais para a melhoria de processos e estratégias. Eles também são muito importantes para a manutenção de um bom clima organizacional e de relacionamentos férteis com os fornecedores. Aqui, é importante avaliar como tem sido os seus processos de comunicação e de relacionamento. Verifique como os seus fornecedores enxergam essa relação, já que assim você compreende com mais facilidade quais características podem ser melhoradas.

Uma das formas de fazer isso é realizar uma pesquisa interna com a equipe de compras, considerando aspectos como a cordialidade, a comunicação e a efetividade dos processos, identificando os pontos fortes e fracos e trabalhando para melhorá-los.

Aposte na tecnologia

Com os processos bem definidos e com o feedback em mãos, é o momento de investir na melhoria contínua. Felizmente, os avanços tecnológicos representam um grande auxílio para a transformação do negócio pensando na comunicação empresarial. Uma das formas de inserir a tecnologia nos processos de comunicação e relacionamento com o cliente é com a implementação de um bom sistema de gestão de fornecedores (SRM).

Um bom SRM possibilita o acompanhamento de todos os sistemas da sua empresa, além de automatizar os processos de comunicação e possibilitar uma melhor avaliação de toda a cadeia de suprimentos. Também é possível identificar o que tem maior impacto na cadeia, como está a relação com os fornecedores e o que precisa melhorar ao longo de todo o processo.

Para saber mais sobre a importância das integrações do SRM com outras ferramentas digitais, acesse nosso artigo sobre o assunto.

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