Gestão de Contratos

Tipos de Contratos: Conheça os 4 mais comuns

Voltar | Por Efcaz 14/2/2022

Conheça os 4 principais tipos de contratos e entenda como as ferramentas CLM podem ajudar na gestão e elaboração deles.

Os contratos são os mais importantes dispositivos jurídicos para o selamento e segurança dos acordos no mundo empresarial. Neste artigo, vamos conhecer os 4 principais tipos de contratos e entender como as ferramentas CLM podem ajudar na gestão e elaboração deles.

Sabemos que na era transformação digital, a elaboração e gestão de contratos depende de soluções inteligentes. O CLM (Contract Lifecycle Management) é, justamente, a ferramenta que otimiza e automatiza a elaboração e gestão de contratos.

Vamos entender melhor os tipos de contrato mais comuns e como o CLM beneficia a elaboração e gestão deles.

Tipos de Contratos mais comuns

Contrato de trabalho

O contrato de trabalho norteia as contratações dos funcionários. Ele é regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que estabelece os direitos e deveres entre os trabalhadores e a empresa.

Contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda é pautado pela concordância entre as duas partes envolvidas (comprador e vendedor) acerca do produto ou serviço negociado.

Contrato entre empresas e consumidores

Os contratos entre empresas e clientes são parte do chamado comércio B2c (business to consumer), ou seja, a configuração na qual a empresa vende diretamente aos seus clientes, sem intermediário, através de sites e aplicativos.

Contrato entre empresas

Por último, um dos tipos mais complexos de contratos é aquele feito entre empresas, o contrato B2b (business to business). Trata-se de um dos tipos mais complexos porque geralmente a empresa gerencia toda uma rede de fornecedores e parceiros, o que aumenta o volume de informações e as dificuldades de gestão.

Benefícios do CLM na elaboração e gestão de contratos

O CLM automatiza funções de elaboração de contratos. Isso significa que na hora fechar o acordo etapas burocráticas são eliminadas do processo, assim como trabalhos manuais tais como de coleta de assinaturas.

A automação não só diminui o risco de erro humano, como também aumenta a eficiência, produtividade e imprime velocidade nos fluxos de trabalho, gerando satisfação entre a empresa, os seus parceiros, fornecedores, clientes e funcionários.

No nível da gestão não é diferente. Uma empresa nunca lida só com um tipo de contrato. Por exemplo, no caso B2b, além dos contratos com todos os fornecedores e parceiros, certamente a empresa também precisa gerenciar os contratos trabalhistas com os seus funcionários. Sem contar que, nesse caso, perder de vista algum prazo de fornecimento pode prejudicar toda a cadeia de produção.

A ferramenta CLM garante o armazenamento seguro, a visualização de prazos e datas importantes e mantém os contratos atualizados, evitando dores de cabeça e custos por descumprimento dos acordos e falha de fornecimento. Além disso, possibilita uma fácil acessibilidade e uma visão global da vida contratual da empresa.

Por esses benefícios, a ferramenta acaba promovendo uma comunicação mais fluida e, assim, as relações, sejam elas com os clientes, com os funcionários ou com outras empresas.

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