fbpx

Gestão de Fornecedores

5 técnicas de compra para melhorar os processos na sua empresa

Voltar | Por Efcaz 11/9/2018

Você sabe como negociar e conseguir propostas com melhores condições de pagamento e ótimo custo-benefício para sua empresa? Dominar e aplicar boas técnicas de compra são iniciativas fundamentais para que os objetivos do negócio sejam alcançados.

O setor de compras tem uma tarefa altamente estratégica: fazer aquisições aliando a excelência na qualidade e controlando gastos. Por isso, vale a pena investir em ideias para aprimorar a forma de abordagem e de diálogo com fornecedores.

Neste post, você vai conferir cinco táticas para otimizar esse processo. Continue a leitura e saiba mais!

1. Pesquise antes de fechar qualquer compra

Para assegurar o melhor produto e uma boa oferta, é imprescindível estar munido de informação, como documentos e certidões atualizados dos fornecedores. Isso significa que você precisará pesquisar muito para ter dados relevantes à mão na hora em que for negociar.

A falta de conhecimento pode levar um profissional a tomar uma decisão desfavorável. Considere todas as possibilidades e estude as necessidades do mercado para fechar o melhor contrato.

2. Estabeleça parcerias confiáveis e duradouras

Os fornecedores têm um papel importante na rotina de indústrias e construtoras, por exemplo. São eles que abastecem as linhas de produção com materiais que vão compor os serviços ou artigos vendidos pelo negócio.

Se a sua empresa encontrou uma fonte de suprimento que entrega insumos de qualidade dentro do prazo e por um preço justo, ela deve ser valorizada. Para que a imagem e as operações da corporação não sejam prejudicadas, prefira lidar com fornecedores realmente confiáveis.

Cuide do relacionamento com eles e firme parcerias de longo prazo que sejam vantajosas para ambos os lados. Desse jeito, você fortalece os laços com fornecedores e garante uma negociação facilitada.

3. Seja flexível na negociação

Para ter sucesso na negociação, um passo importante é se planejar, assegurando objetivos, preços e prazos bem definidos. No entanto, seja flexível.

Tenha em mente que o processo de compras não é unilateral: por vezes, você precisará abrir mão de algum aspecto para que o acordo final seja benéfico para todos os envolvidos. Nesse momento, é crucial saber dosar: seja firme, mas mantenha uma brecha para aproveitar boas oportunidades ou conseguir fechar um bom contrato.

4. Tenha uma ampla carteira de fornecedores

Para uma boa gestão de fornecedores, é recomendável que você faça cotações com diferentes fontes e tenha sempre um plano alternativo, caso um parceiro não possa atender a seu pedido ou flexibilizar o preço, por exemplo.

Você deve valorizar e se relacionar bem com seus fornecedores, mas uma das técnicas de compra mais úteis no mercado é que ele saiba que você pode contar com alternativas e que está disposto a fechar com elas. Assim, o fornecedor pode se sentir pressionado a fazer uma proposta melhor para não perder a venda.

5. Invista em tecnologia

Uma manobra efetiva para aperfeiçoar os processos de compras é por meio da adoção de um software qualificado. Programas desenvolvidos para o setor automatizam tarefas como:

Com o apoio do sistema certo, você centraliza todas as informações em um só lugar e pode fazer um gerenciamento das fontes de suprimento mais adequado e eficaz.

Como você viu, técnicas de compras são indispensáveis para otimizar negociações e assegurar boas aquisições para a sua empresa. Agora que você conhece algumas delas, está mais preparado e domina táticas para lidar com fornecedores e parceiros tem mais condições de alcançar melhores preços e condições.

Gostou do post? Então, aproveite e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e leve essas informações para seus colegas e parceiros!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: