fbpx

Gestão de Contratos

Entenda a importância do compliance no gerenciamento de contratos

Voltar | Por Efcaz 29/1/2019

Lidar diariamente com uma grande quantidade de documentos não é fácil, principalmente quando a tarefa é realizada manualmente.

O gerenciamento de contratos é um componente importante para evidenciar a eficácia da gestão, por meio da redução de custos e aumento de desempenho.

Toda e qualquer relação de negócios deve ser documentada, com a descrição completa das atividades executadas pelas partes e termos de responsabilidade. Chamado compliance, esses requisitos delimitam os direitos e obrigações daqueles que efetuaram o acordo.

Se você deseja entender melhor a importância de manter o compliance no gerenciamento de contratos, continue a leitura deste post!

Como a falta de gerenciamento de contratos pode afetar a empresa?

Com o passar do tempo, contratos podem se tornar complexos e difíceis de gerir. Seus requisitos não são facilmente localizados e a obsolescência de alguns pode acarretar grandes problemas para a organização. A empresa pode, por exemplo, deixar de ganhar dinheiro por um simples detalhe técnico esquecido ou mal formulado.

Como o gerenciamento de contratos pode ser benéfico para uma empresa?

Oferece informações para negociações com outros fornecedores

Contratos podem ser documentos referenciais para a exigência de requisitos em outras relações. Por meio de experiências anteriores, a empresa pode definir quais aspectos devem ser observados para as próximas negociações.

Permite um monitoramento eficaz

Isso porque aumenta a eficácia da supervisão em relação ao cumprimento de obrigações contratuais. Esse aumento de controle sobre as condições que podem ou não ser aceitas pela empresa, protege o negócio quanto aos valores praticados e cláusulas que poderiam ser incluídas de forma indevida.

Otimiza o fluxo de trabalho

O gerenciamento de contratos combate a ocorrência de erros, mas também evita desperdícios — principalmente na gestão da cadeia de suprimentos — otimiza fluxos de trabalho e permite negociar relações mais vantajosas.

Aumenta o controle sobre contratos a vencer

Com uma gestão mais atenta, é possível acompanhar melhor o controle de cronogramas e vencimentos de acordos, o que garante mais previsibilidade financeira para o negócio.

Como o compliance pode contribuir para o gerenciamento de contratos de fornecedores?

Contratos não são apenas documentos que estabelecem os requisitos de um relacionamento com terceiros e colaboradores. A empresa pode, por meio de uma política de gestão mais efetiva, definir diretrizes para toda e qualquer tipo de postura dentro da organização.

Isso inclui, por exemplo, a política de segurança da informação, de manipulação de materiais, de distribuição de produtos, entre outros. Isso significa que todos os lados estruturam de forma sustentável uma organização, para que os envolvidos saibam como agir e o que esperar.

Para uma governança corporativa eficiente é preciso implementar uma gestão de contratos automatizada. Assim, é possível acompanhar expirações, o cumprimento de prazos de renovação, valores e quantidades a serem negociadas, que permitem identificar os níveis de SLAs (Service Level Agreement) acordados e a adequação quanto ao compliance exigido pela empresa.

Perceba então que com cláusulas, termos e condições reunidos na mesma plataforma, é possível agilizar o gerenciamento de contratos e aumentar a eficiência de processos empresariais, monitorar requisitos, reduzir custos e se adequar às todas as exigências do mercado, que compõe o compliance da organização.

Gostou deste post? Então, confira também outros benefícios do gerenciamento de contratos e garanta uma gestão proativa do seu negócio!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: