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24 de junho de 2019

4 min de leitura


A Avaliação de Fornecedores é um processo fundamental para medir a qualidade de seus fornecedores e, assim, do seu produto final.

A avaliação de fornecedores é como uma base estrutural dos processos de compra. Invariavelmente, ela ocorre em qualquer empresa, mesmo quando a gestão de compras não é profissional. Afinal, quem adquiriria produtos e serviços de um fornecedor sem fazer uma análise periódica?

No entanto, ao utilizarem métodos mais elaborados de avaliação, as empresas conseguem evitar prejuízos, imprevistos e, principalmente, formar uma rede de fornecedores capaz de suprir as demandas de produção com sinergia.

É justamente esse alinhamento que garante maior lucratividade e competitividade para o negócio. Confira os detalhes!

Compreenda a importância estratégica da gestão de fornecedores

A competitividade do mercado obriga as empresas a buscarem novas tecnologias e inovações para otimizar os seus processos de gestão, sendo o setor de compras de uma empresa o responsável pelo processo de aquisição de produtos e/ou serviços.

Nesse contexto, o montante negociado na compra desses itens representa parte significativa do orçamento das empresas e está intimamente relacionado à competitividade dos negócios. Isso torna o processo de aquisição na gestão de fornecedores um fator de importância estratégica nas organizações, com grande influência nos resultados das empresas.

Entenda a importância da avaliação de fornecedores nos processos de compra

Quando as empresas têm um alto volume de compras ou precisam obter produtos seguindo determinados requisitos (adquirir apenas de empresas com certificação ISO 9001, por exemplo), é de suma importância executar uma avaliação periódica dos seus fornecedores.

Os critérios de avaliação devem considerar o desempenho das empresas parceiras nos processos de compra anteriores, seu impacto na cadeia, a capacidade de entrega em negociações futuras, a saúde financeira da organização e outros aspectos-chave para garantir o fluxo de produção ideal.

Essa avaliação é feita por meio de questionários que podem ser respondidos tanto pelos fornecedores (autoavaliação) quanto pelo comprador. Seu objetivo é verificar se os fornecedores avaliados têm condições de atender aos requisitos de aquisição especificados pela empresa compradora.

Os resultados dessas avaliações compõem o Índice de Qualificação de Fornecedores (IQF), que serve tanto para definir se o fornecedor está apto ou não a atender determinada demanda e selecioná-lo; quanto para classificar fornecedores da empresa por níveis de qualidade, tornando o processo de compra mais confiável, assertivo e com melhor performance.

O alinhamento dos processos do fornecedor

A análise de desempenho não deve se limitar ao atendimento de critérios isolados, ou seja, o impacto da performance do fornecedor nos processos internos da empresa compradora são determinantes em uma avaliação.

Há reflexos de qualidade e lucratividade que podem ser medidos por meio de indicadores específicos, especialmente os de pontualidade e conformidade com as solicitações e pedidos de compra.

Conforme a empresa desenvolve avaliações periódicas e troca informações sobre os resultados, os fornecedores comprometidos podem usar esses feedbacks para aprimorar os seus processos, fortalecer o relacionamento e o alinhamento.

A diferenciação da concorrência

Um bom alinhamento de fornecedores assume uma importância estratégica ainda mais significativa quando contribui para a diferenciação da concorrência. Ela ocorre em decorrência da melhora da eficiência operacional, mas de forma temporária, uma vez que as empresas rivais podem trabalhar para alcançar o mesmo resultado.

Porém, quando o alinhamento com os fornecedores atinge níveis mais elevados, em decorrência de avaliações recorrentes e da busca constante pelo aumento da sinergia, excelentes parcerias surgem para promover e aplicar inovações que garantam uma diferenciação mais duradoura.

A melhora da gestão

Outro aspecto de importância destacada da avaliação de fornecedores é a melhora da gestão, seja a da logística, seja a de suprimentos como um todo, seja dos processos produtivos. É preciso considerar que esses ganhos revertem da identificação de gargalos e inconsistências nos processos que, depois de corrigidos, impactam no negócio.

A economia de custos

Por fim, o reflexo mais concreto e mensurável se apresenta na economia de custos. Ela é resultado da eliminação de prejuízos, desvios e desperdícios, bem como do aumento de produtividade.

Note que a simples iniciativa de avaliar indicadores, como o de pontualidade de entrega, estimula o fornecedor a evitar atrasos. Como consequência, isso melhora os índices de ociosidade de produção, por exemplo.

Considere a contribuição da tecnologia no processo de aquisição

Além de todos os aspectos mencionados, é preciso registrar que otimizar o processo de aquisição significa agregar valor aos acionistas por meio do aumento da competitividade e, consequentemente, da sustentabilidade dos negócios.

Por esse motivo, a automatização dos processos de aquisição e o uso do conceito de avaliação de qualidade e desempenho de fornecedores, contando sempre com o auxílio de ferramentas de tecnologia da informação, tornam-se importantes aliados do departamento de compras.

Além de melhorar a produtividade, os recursos tecnológicos são mais seguros, precisos e eficientes. Na verdade, é um desafio impossível concorrer com empresas que investem nessas soluções sem ter uma política consistente para a incorporação de tais inovações.

Assim, podemos concluir o texto sobre a importância da avaliação de fornecedores com uma abordagem mais humana do processo. Isso porque, basicamente, a sinergia entre clientes e fornecedores depende do alinhamento de propósitos e do comprometimento das pessoas envolvidas e influentes no relacionamento entre esses parceiros. Sem dúvida alguma, é um tema sobre o qual precisamos buscar informação continuamente.

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