fbpx

Gestão de Fornecedores

Os 7 Benefícios da Gestão de Fornecedores

Voltar | Por Efcaz 19/12/2017

No mundo corporativo e um ambiente de competitividade, existem muitos detalhes dentro do processo de produção que fazem a diferença e podem afetar seus resultados. Nesse panorama, a gestão de fornecedores é um exemplo de diferencial, quando bem-feita.

Em linhas gerais, é possível ter fornecedores que consigam ter o poder de auxiliar a empresa. Obviamente que, quanto mais estreita for essa relação, melhor será a oportunidade de conseguir bons resultados.

7 benefícios da Gestão de Fornecedores

Por essas e outras que a gestão de fornecedores faz tanta diferença e todos devem considerá-la em seus planejamentos. Sabendo isso, é interessante citar os 7 benefícios que são alcançáveis quando se tem uma boa gestão de fornecedores em sua empresa.

Em linhas gerais a gestão de fornecedores nada mais é do que manter um bom relacionamento ao se trabalhar com os fornecedores. Portanto, é possível conseguir melhores serviços, produtos, condições de pagamento diferenciada e uma logística mais alinhada a você, sem esquecer de algumas burocracias para sempre deixar tudo em ordem.

Todo esse panorama faz diferença e com ele é possível fazer com que empresas consigam se diferenciar das demais. Porque, em um momento de dificuldade é possível conseguir que o outro lado saiba entender o seu lado. Pensando nisso, confira abaixo os 7 benefícios da gestão de fornecedores:

1- Poder de Barganha

Quanto mais se trabalha com fornecedores, vendo todos sob o ponto de vista sistêmico, é possível, ao longo do tempo, conseguir algumas vantagens. O poder de barganha é um, já que, a medida em que o relacionamento é criado, sua empresa cria uma rede de fornecedores com alto nível de confiança e, assim, as negociações e melhores condições se tornam cada vez mais amigáveis.

2- Maior qualidade

Com uma gestão de fornecedores eficiente é possível conseguir que os produtos sejam melhores. Ter uma carteira homologada de fornecedores, com certidões atualizadas e avaliações que garantem qualidade do fornecedor são de grande importância para sua produção, sendo assim, os produtos terão seguramente mais qualidade, porque dentre todas as opções, foi possível escolher a melhor. Mais qualidade no produto final é, automaticamente, um maior valor agregado.

3- Menor risco de ocorrer falta de insumos

Quanto mais a gestão de fornecedores é eficiente, é mais possível criar uma rede de fornecedores e, assim, minimizar possíveis situações ruins, portanto, se o habitual falhar ou mesmo atrasar, será possível ter outros ao seu dispor. Evitar atrasos ou perdas de matéria prima são erros que podem facilmente serem eliminados com a carteira de fornecedores sempre atualizada.

4- Networking

Uma vez que uma empresa negocie com outra é possível trocar experiências e, assim, aumentar o networking. Fazendo com que empresas possam ser indicadas e serviços cruzados. Em tempos de crise, uma expansão poderá estar justamente nisso.

5- Menor custo

Conforme a gestão de fornecedores vai crescendo e se aprimorando é possível encontrar opções mais baratas. Portanto, às vezes, a mesma matéria-prima comprada a um valor mais baixo, poderá diminuir o seu custo, impactando nas vendas que podem ser maiores.

6- Otimização de Processos

Quando existe parceria entre a empresa e os fornecedores, é possível que os processos sejam otimizados. Além disso, ao sistematizar as etapas desses processos, é visível uma boa economia nos custos, já que haverá menos retrabalho e perda de tempo. Além disso, sabemos que as tecnologias nos ajudam enchergar os processos de ponta a ponta, sendo possível fazer análises mais acertivas e eficazes.

7- Preços diferenciados

Com uma gestão de fornecedores eficiênte, é possível conseguir preços diferenciados. Uma vez que a compra será feita várias vezes, portanto, é vantajoso para ambos.

Em linhas gerais, a gestão de fornecedores traz benefícios sob o ponto de vista estratégico. Se quisermos crescer, tendo diferenciais competitivos, é importante analisar os benefícios que foram citados acima.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: