fbpx

Cadeia de Suprimentos

Saiba porque fazer um planejamento de compras para a sua empresa

Voltar | Por Efcaz 9/1/2019

Quando o fim do ano se aproxima, muitas empresas começam a avaliar resultados e se organizar para um próximo ciclo. Por isso, esse é o momento propício para projetar ações e metas e iniciar o planejamento de compras, que é um setor altamente estratégico em uma corporação.

Empreendimentos que lidam com a aquisição de materiais para produção ou revenda, bem como os demais processos da cadeia de suprimentos, precisam ter o cuidado de desenhar estratégias de compras com antecedência para evitar problemas e prejuízos.

Nesse sentido, planejar-se não é supérfluo, mas uma necessidade para a sustentabilidade e competitividade do negócio. Quer saber mais sobre o tema? Confira alguns motivos para se programar agora mesmo e ter mais sucesso. Acompanhe!

Tenha maior previsibilidade das despesas e receitas

Dois elementos são cruciais em um bom planejamento de compras: a previsão de demanda e a previsão de vendas. No primeiro, os gestores examinam o histórico de saídas ao longo de determinado período e determinam qual será o volume médio de materiais necessários para suprir pedidos futuros.

Com esses dados, fazem encomendas aos fornecedores mais precisas e dentro de um prazo confortável, visando ao nível ótimo do estoque, sem excessos ou faltas.

Ao mesmo tempo em que você projetar o quanto será adquirido e gasto, a empresa também tem uma estimativa de quanto vai vender e receber. Fazer esses cálculos de despesas e rendimentos é importante para ter mais previsibilidade e acompanhar o alcance de metas.

Diminua custos com o planejamento de compras

Em um gancho com o tópico anterior, prever demandas e programar compras são ações que guiam empresas a adquirir apenas o ideal para sua produção, evitando estoques excessivos que limitam o capital de giro. Por outro lado, itens parados nos armazéns podem estragar ou ficar obsoletos, representando grande perda financeira.

Do mesmo jeito, fazer compras nas quantidades certas garante uma produção ininterrupta, uma vez que o estoque está bem abastecido. Interrupções e requisições de matéria-prima em caráter urgente geram gastos extras, pois a empresa não tem margem para negociar valores ou condições com bons fornecedores.

Aprimore a seleção de fornecedores

Planejar compras com antecedência permite que a instituição tenha tempo também para redesenhar seus processos de seleção de fornecedores, que são indispensáveis para prover os insumos.

Logicamente, de nada vale toda essa preparação se a empresa não conta com fontes confiáveis e que cumpram prazos. Faz parte de um planejamento de compras eficiente dedicar tempo a essa questão e adotar métodos e ferramentas para escolher os parceiros ideias para cada negócio, levando em conta preço, qualidade, disponibilidade, prazo e honestidade.

Potencialize a gestão de estoque

O estoque, como abordamos aqui, é uma etapa sensível da cadeia de suprimentos. Prever demandas ajuda a encontrar o equilíbrio das quantidades, mas, além disso, é preciso garantir que o controle desse processo seja efetivo.

Atualmente, é mais fácil otimizar a gestão do estoque com o suporte de softwares qualificados, que realizam inventários e coordenam informações como ponto de recompra e rotatividade de determinada mercadoria.

Automatizar a administração do estoque é vantajoso, uma vez que os gestores podem consultar a qualquer momento o número preciso e atualizado de cada artigo e interligar esses dados com a produção, garantindo que o elo da cadeia esteja sempre em movimento.

O planejamento de compras é uma iniciativa que proporciona não somente a redução de custos para empresas. Com ele, gestores têm a oportunidade de avaliar melhor o que estão comprando e em que volume, estudar sua demanda e refinar sua gestão de fornecedores, assegurando o compliance. Por isso, aposte nessa ferramenta e veja como ela ajudará sua empresa a evitar erros, problemas e riscos.

Agora que você já sabe como se planejar para um próximo período, confira cinco boas práticas de gerenciamento de fornecedores!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: