Cadeia de Suprimentos

5 lições para a cadeia de fornecedores vindas de crises econômicas

Voltar | Por Efcaz 14/9/2020

Você considera que sua empresa está preparada para suportar momentos de crises econômicas? Será possível aguentar o tranco das mudanças drásticas de um mundo volátil, tendo previsto elas ou não?

Uma das áreas mais afetadas na arquitetura empresarial em decorrência de crises econômicas é a gestão de fornecedores. Por isso, recomendamos um cuidado com os riscos desde o momento da homologação de fornecedores e da contratação, para fundamentar adaptações e a tomada de decisões em momentos de crise com maior precisão.

Vejamos cinco grandes lições da importância de uma boa gestão de fornecedores para tempos de dificuldades:

1. Uma rede empresarial preparada

Crises e momentos disruptivos da cadeia produtiva podem ser disparadas por muito fatores, desde desastres ambientais e de saúde pública – como a atual pandemia de coronavírus – até escândalos de corrupção que afetam o mercado como um todo.

Fica mais fácil lidar com essas flutuações quando a rede de fornecimentos é forte, confiável e, principalmente, visualizável. O conhecimento amplo de toda a cadeia e gestão de fornecedores conta com tecnologias inovadoras para manter documentos atualizados e boas práticas estabelecidas para suprir necessidades emergenciais ou negociar novos modelos de negócios ao sabor das demandas.

2. Cumprimento de padrões de qualidade e integridade fiscal

Em tempos de crise, uma das coisas mais importantes a se levar em consideração é a situação fiscal e legal de sua cadeia de fornecedores. Empresas que possuem irregularidades financeiras ou legais ligadas ao seu nome são, com frequência, foco de escândalos envolvendo corrupção, fraudes e sofrem com o prejuízo de sua imagem pública .

Evitar um problema desse tipo significa manter uma cultura empresarial saudável, independentemente da época. Sabemos que irregularidades na cadeia produtiva podem aparecer especialmente em momentos em que situação financeira ameaça a estabilidade das operações.

3. Monitore em tempo real as ações internas e sistêmicas ao redor da empresa

A pandemia de coronavírus é um bom exemplo de como fatores totalmente alheios podem afetar os negócios de uma empresa. É claro que, nesse caso, estamos falando de um evento mundial que alterou nossa forma de existir no mundo.

No entanto, percebemos ações rápidas e direcionadas, como empresas de bebidas alcóolicas que começaram a produzir álcool gel para higienização. Esse é um exemplo didático de como empresas podem flexibilizar suas produções e dinamizar seus mercados a partir de bruscas mudanças de demanda.

É claro que para isso a gestão de riscos da empresa não pode olhar apenas para dentro ou para a rede de fornecimento da empresa, mas manter uma atenção dobrada e diária para flutuações regionais e globais.

4. Planejamento equilibrado em curto e longo prazo

Se tem uma coisa que e metodologia ágil foi capaz de ensinar para a gestão empresarial foi a importância de planejamentos a curto prazo equilibrados com metas mais longas e objetivos de crescimento anuais.

Ciclos mais curtos de trabalho, com ações mensais ou quinzenais, podem ser mais facilmente monitoradas e KPIs controladas, oferecendo dados que ajudam a complementar as ações mais amplas da empresa. Assim, fica mais fácil mudar de rumo e entender o que está funcionando, evitando surpresas desagradáveis.

5. Visão em 360 graus da empresa

Assim como auxilia a realizar um planejamento de ponta a ponta de sua cadeia produtiva, uma gestão de fornecedores de qualidade significa ter uma visão global de sua operação, tanto em relação às atividades de sua empresa como de seu posicionamento e do mercado de uma maneira geral.

Através de um moderno e eficiente modelo de organização da rede de fornecedores é possível evitar que os problemas se iniciem dentro de sua cadeia produtiva e tomar ações acertadas na hora de enfrentar desafios.

Espero que estas 5 lições vindas de crises econômicas possa auxiliar seu negócio a superar todas as dificuldades advindas deste problema.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES