Manter um negócio lucrativo e competitivo no mercado é um dos maiores desafios da atualidade, tanto por estar relacionado com a transformação digital quanto com a competitividade dos fornecedores. Nesse sentido, o manual de fornecedores faz toda a diferença para a construção e implementação do SRM. Além disso, ele ainda auxilia na competitividade da cadeia logística e de suprimentos.
Neste artigo, vamos te explicar como criar um manual de fornecedores digital e como implementá-lo com efetividade.
A gestão de fornecedores, também conhecida como Supplier Relationship Management (SRM), é uma área da gestão que trata de vários aspectos:
É importante destacar que todos esses aspectos compõem o ciclo operacional de uma empresa e, por isso, todas as fases devem ocorrer de maneira hábil para não impactar os processos produtivos. Seguindo essa lógica, o principal objetivo da gestão de fornecedores é garantir que todos os recursos sejam utilizados de maneira efetiva, sem causar custos excessivos, retrabalho e atraso nas entregas do produto final para os clientes.
O princípio básico é compreender que a gestão de fornecedores deve ocorrer de maneira estratégica, direcionada e focada em resultados, para que assim os processos fluam da maneira adequada.
Assim, listamos 5 passos que você deve seguir para fazer uma boa gestão de fornecedores e para montagem do seu Manual de Fornecedores .
O primeiro passo para construir um bom SRM é ter um planejamento estratégico claro, conciso e realista, garantindo que a gestão dos fornecedores esteja alinhada com os objetivos da empresa. De modo geral, o planejamento estratégico pode ser compreendido como um mapa geral da empresa, que define o que ela é, onde ela está, onde ela deseja chegar, e claro, o que fazer para atingir esse grande objetivo.
Na fase de planejamento estratégico, o primeiro passo é refletir sobre onde você deseja chegar com a sua empresa e, assim, definir os seus objetivos. Eles devem ser mensuráveis e ter uma data prevista para acontecer.
Considere aspectos como:
Para executar o planejamento estratégico, existe uma ferramenta de gestão que materializa o planejamento de maneira hábil: o Ciclo PDCA.
Para complementar o processo de execução e validação do planejamento estratégico, você pode utilizar o Ciclo PDCA, uma ferramenta de gestão excelente para mensurar a qualidade e corrigir erros no processo de definição de estratégias.
Basicamente, o Ciclo PDCA trabalha quatro aspectos básicos de gestão, organizados da seguinte forma:
A ideia principal é estabelecer um parâmetro para mensurar o desempenho entre o fornecedor e a sua empresa para poder definir se o processo está ocorrendo de forma satisfatória ou não.
Após a definição das estratégias, você deve estabelecer as políticas internas para a gestão de fornecedores. Elas serão o direcionador das relações entre a empresa e os terceiros, que compõem toda a cadeia logística.
Assim, as políticas internas consistem em orientações gerais, intenções e objetivos da organização quanto à qualidade e aos parâmetros básicos de todo o processo. O que inclui recomendações sobre o que deve ser feito nos momentos de decisões sobre os processos e produtos. Contudo, é importante lembrar que as políticas internas devem ser construídas com base na sua missão, visão e valores definidas dentro do planejamento estratégico.
O terceiro ponto para um bom SRM é a qualificação, validação e homologação desses fornecedores, que tem como principal objetivo otimizar os processos ao longo da cadeia de suprimentos e garantir que tudo ocorra com segurança. Aqui, é importante considerar as diretrizes, requisitos e ações pré-definidas para aprovar o seu fornecedor. Desta forma, você otimiza todo o processo e garante a efetividade do contrato. Mas lembre-se: todos esses detalhes devem estar ligados com a otimização do tempo e dos recursos disponíveis.
Finalmente, vem a etapa de monitoramento e avaliação dos seus fornecedores. Isso vai garantir que a relação de consumo ocorra de forma eficaz. Essa fase é importante porque está diretamente relacionada com o padrão mínimo de qualidade exigido dos fornecedores, em especial com a gestão das práticas de compras.
Aqui, um checklist de avaliação pode te ajudar a cobrir todos os seguintes itens:
Todos esses detalhes são essenciais para garantir que os processos de compra sejam bem aproveitados e que não haja nenhum gap ao longo da cadeia de suprimentos, construindo assim um manual estratégico de boas práticas.
De fato, o processo de construir uma boa gestão de fornecedor é bastante longo e exige muita atenção aos detalhes. Assim, a forma mais ágil é por meio da implementação de um sistema de gestão de fornecedores. Um bom sistema de gestão de fornecedores é aquele que possibilita a automação do cadastro dos fornecedores, além de facilitar a consulta de dados, certificações e selos de qualidade, tornando o processo muito mais estratégico. Quer saber mais sobre o SRM e sobre como ser mais eficiente na homologação de fornecedores? Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais sobre a ferramenta.
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