Cadeia de Suprimentos

Como encontrar o fornecedor correto?

Voltar | Por Efcaz 13/1/2020

Encontrar bons fornecedores é uma necessidade essencial para um grande número de empresas. Confira nossas dicas que vão ajudar seu negócio

De fato, podemos dizer que não há empresa que possa ser uma ilha, que funcione sem precisar de parcerias seguras e consolidadas. É imprescindível que os produtos, serviços ou matérias-primas oferecidas nunca estejam em falta e que sempre estejam de acordo com os padrões de qualidade previamente estabelecidos. 

Porém, na hora de contratar uma empresa fornecedora, como é possível saber se essa é a melhor opção? E se a empresa demonstrar que é confiável, como garantir que tudo continuará nos conformes?

Acompanhe algumas dicas para encontrar o fornecedor correto abaixo. 

A organização interna da empresa é essencial nesse processo

Especialmente em empresas iniciantes, é muito frequente que as demandas de material e serviços ainda não estejam claras. 

No entanto, para garantir que o fornecedor escolhido seja correto para a situação, é imprescindível que a empresa contratante tenha plena consciência do que precisa em termos de qualidade, quantidade e velocidade de entrega. 

É por isso que conhecer as características da operação profundamente é essencial para qualquer empreendedor(a). 

Entenda perfeitamente o que você precisa e ficará muito fácil de apresentar as suas necessidades para possíveis fornecedores e descartar as opções inadequadas. Assim, você evita descobrir o erro quando a parceria der errado. 

Pesquise profundamente as opções de fornecedores

Não contente-se com pouco e não se acomode com um fornecedor específico. É importante sempre manter uma lista atualizada com as mais diversas opções de fornecedores para tal ou qual segmento da empresa. 

Na hora de pesquisar por um fornecedor, seja na internet ou no boca a boca, esteja atento(a) em fatores como qualidade, capacidade de  produção e, especialmente, reputação. 

A reputação será verificada por meio do acesso à clientes e opiniões de terceiros a respeito dos serviços da empresa. Muitas vezes, uma empresa aparentemente confiável pode esconder serviços de má qualidade ou irregularidades. Para não descobrir na surpresa, não tenha pressa e pesquise a fundo. 

Trabalhe com a homologação de fornecedores

A homologação de fornecedores é um procedimento essencial para garantir o pleno funcionamento de uma operação empresarial no que condiz ao fornecimento de serviços e materiais. 

A homologação de materiais implica na sugestão de determinados preceitos e exigências que o fornecedor terá de cumprir durante o relacionamento entre as organizações. 

Os fornecedores precisam trabalhar para cumprir prazos de entrega, requisitos de qualidade, obrigações fiscais, atualização de estoque e gerenciar a manutenção da operação de entrega. 

A homologação começa na hora da pesquisa, quando você descobre se a empresa tem uma reputação boa e uma operação devidamente instalada para suprir suas necessidades. A partir daí o cumprimento das diretrizes contratuais deve ser constantemente analisado para evitar complicações. 

Um sistema para os fornecedores da empresa

Para acompanhar o relacionamento com empresas parceiras e manter contratos, atualizações e histórico de negociações, nada melhor do que um sistema inteligente e completo de gestão de fornecedores. 

É exatamente isso que a EFCAZ preparou para você! Conheça nosso SRM – Solução Inteligente para Gestão de Fornecedores – e desenvolva um relacionamento transparente e seguro com as empresas parceiras. 

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES