Cadeia de Suprimentos

Quais os benefícios de escolher um sistema de gestão na nuvem?

Voltar | Por Efcaz 23/6/2021

Entenda como uma plataforma de gestão na nuvem pode trazer benefícios importantes para o desenvolvimento de sua empresa.

As plataformas de gestão na nuvem são um dos maiores exemplos de como aplicar a transformação digital nas empresas. Trata-se de um sistema para armazenamento de dados que moldou a paisagem digital que vivemos hoje e se tornou um dos pilares do empreendedorismo moderno por contemplar várias possibilidades de acesso e de gestão de informação.

Neste artigo separamos para você os 6 principais benefícios de escolher um sistema de gestão na nuvem para a sua empresa. Confira!

1 – Acessibilidade e automatização

Uma das maiores exigências das empresas hoje em dia é o acesso rápido e global às informações. As plataformas de gestão na nuvem são especializadas nisso. Estamos falando da possibilidade de acessar os dados de clientes, planejamento de projetos, ferramentas colaborativas, bancos de dados de fornecedores e documentos. Tudo isso no tempo de um click!

A nuvem ainda garante a mobilidade, já que pode ser acessada de qualquer lugar e de qualquer aparelho. Basta ter internet! Dessa maneira, o recurso garante que as informações não fiquem confinadas, por exemplo, a um computador pessoal.

Uma plataforma na nuvem normalmente significa velocidade e agilidade. A plataforma SRM da EFCAZ para gestão de fornecedores, por exemplo, permite atualização automática do status fiscal das empresas parceiras com órgãos fiscais, poupando uma grande quantidade de trabalho humano e de tempo, garantindo agilidade nas dinâmicas cotidianas e um maior grau de visualização dos dados relevantes.

2 – Redução de custos

A migração para o digital é uma das maiores tendências no mundo empresarial e também faz diferença no uso do espaço físico e nos custos com o armazenamento de documentos e gestão da empresa. A plataforma na nuvem, por exemplo, faz com que a empresa não precise nem mesmo adquirir uma infraestrutura de data centers localizados na empresa ou um setor de T.I. destinado às soluções de problemas, atualizações e otimizações dos softwares que processam as informações. Nessas plataformas, essas funções são de responsabilidade do provedor.

Então, além da diminuição do uso de espaço físico na sede da empresa, os custos em investimento com tecnologias que processem os dados e com profissionais qualificados para manutenção dos sistemas atualizados também são reduzidos. A geração de economia também passa pela energia elétrica – tanto no uso dos servidores quanto na climatização dos ambientes – e pela contratação de pessoal especializado para manutenção de documentos físicos.

3 – Digitalização completa de documentos

A digitalização de documentos muitas vezes é deixada de lado, mas ela faz toda a diferença na gestão de uma empresa. Alguns setores, como o de atendimento médico, podem beneficiar-se especialmente do uso de documentos digitais, como exames e prontuários.

Além disso, com a nova cultura digital tomando a cultura de compliance no séc. XXI e com os desafios impostos pela pandemia, os negócios realizados digitalmente estão sendo privilegiados. Um sistema de documentação digital com assinatura eletrônica, como o oferecido pelo nosso parceiro BeSign, contribui para a segurança e facilidade no fechamento de parcerias estratégicas. Sem contar que um dos principais benefícios da digitalização é a pegada ecológica profunda que, dentre outras coisas, evita o uso indiscriminado de centenas de folhas de papel diariamente.

4 – Segurança

A nuvem garante uma segurança muito maior do que as maneiras tradicionais de armazenamento. Primeiro, porque os provedores utilizam padrões internacionais que são reconhecidamente seguros, de modo que o vazamento de dados é praticamente impossível. Segundo, porque o sistema de backups é totalmente automatizado, baseado em espelhamento, garantindo que os documentos não sejam perdidos e, além disso, que as atualizações sejam feitas constantemente.

Essa automação e segurança também geram o benefício de que a empresa não precisa possuir um departamento de TI que atualize e otimize os softwares, sendo uma solução eficaz para empresas de menor porte.

5 – Base para tecnologias inovadoras

Uma plataforma na nuvem é o primeiro passo para que a empresa possa implementar tecnologias inovadoras com mais facilidade.

Isso ocorre porque a plataforma na nuvem funciona independentemente de uma infraestrutura tecnológica localizada. Experimentos podem ser feitos e aplicações podem ser desenvolvidas rapidamente de acordo com as características específicas da empresa.

6 – Gestão na nuvem e a centralização de informações

A transformação digital envolve o uso de ferramentas inovadoras, como a plataforma de gestão de fornecedores ou de contratos. No entanto, ela deve ser acompanhada de uma cultura de trabalho e dados que privilegie metodologias ágeis, sustentáveis, novas formas de atendimento ao cliente e de se relacionar com os fornecedores e parceiros. Uma das bases de sustentação mais importante desses processos é uma boa gestão. E é justamente nesse quesito que a nuvem traz o principal benefício: a centralização de dados e de informações.

Com ela, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla dos processos da empresa. Esse acesso e visualização das informações ajudam a definir as estratégias de modo mais aprimorado e assertivo, concatenando todos os aspectos processuais envolvidos na cadeia de produção.

Nesse setor, a nuvem também cria facilidade de compartilhar os dados e transmitir informações de interesse para as partes envolvidas. Esse tipo de plataforma é essencial para o mundo da gestão, porque a tecnologia estimula uma cultura de uso de dados, o que tem sido apontado por pesquisas, como a feita pela Harvard Business Review, como um dos fatores que estimulam o aumento do desempenho e a satisfação geral das esferas do empreendimento, incluindo o aumento da receita.

Além da segurança dos dados e da otimização das decisões de gestão, as tecnologias têm contribuído para a reformulação das dinâmicas. Se você quer entender mais sobre como preparar-se para o empreendedorismo moderno, conheça as habilidades necessárias para a gestão de fornecedores no séc. XXI.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES