Gestão de Contratos

Gestão de fornecedores no futuro: habilidades necessárias para garantir a sua relevância

Voltar | Por Efcaz 19/5/2020

Gestão de Fornecedores no futuro: A transformação digital é uma tendência inevitável no mundo empresarial e a gestão de fornecedores será alterada.

E para começarmos a falar de Gestão de Fornecedores no futuro, você deve entender quais habilidades serão importantes para seguir no compasso das mudanças tecnológicas.

Quando os autores de ficção científica previam que o futuro seria repleto de robôs e inteligência artificial, não era possível imaginar que o séc. XXI seria marcado justamente por esse tipo de inovação.

No campo empresarial, a evolução da automação e da análise de big data se tornou um motivador essencial na gestão das mais diversas áreas. Hoje em dia, no espaço de alguns cliques, é possível acessar informações de todos os processos da empresa, do histórico de compras ao registro do comportamento de funcionários e clientes.

Nesse contexto, a gestão de fornecedores está se tornando em um campo altamente estratégico e exigente, especialmente para as empresas que buscam manter-se resilientes e relevantes no mercado.

Veja abaixo algumas das habilidades necessárias para garantir que essa relevância permaneça no futuro.

Mentalidade adaptativa

A velocidade em que mudanças ocorrem no mercado hoje é impressionante. Podemos visualizar o fenômeno como ondas, que podem partir de fenômenos políticos, sociais ou até mesmo de saúde, como a pandemia de coronavírus que está demonstrando efeitos drásticos.

A volatilidade é uma tendência que está longe de diminuir nos próximos anos. Demandas por inovações tecnológicas crescem, inclusive na busca de ferramentas mais ecológicas e capazes de suprir a necessidade de um desenvolvimento sustentável para as empresas.

O problema para a gestão de fornecedores cai na própria natureza desse ofício. Enquanto o mundo muda rapidamente, a cadeia de suprimentos deve ser resiliente e estável, já que é indispensável para o funcionamento das indústrias. Sem produtos não há o que vender. Sem matéria-prima não há produção.

O gestor preocupado em garantir as habilidades necessárias para lidar com esse contraste precisa cuidar desde já para literalmente abraçar a mentalidade adaptativa. Isso significa, entre outras coisas, manter a atenção às análises de dados e fatores externos, com a mente aberta para agir e correr riscos na hora certa.

No mundo do empreendedorismo, não adianta chorar pelo leite derramado. Ao contrário, é preciso encontrar novos fornecedores, remediando problemas e até mesmo considerando se o produto negociado é realmente o correto para o momento.

A tecnologia será a maior companheira da gestão de fornecedores no futuro

Não adianta, as empresas que buscarem manter a gestão de fornecedores da mesma forma que ocorria antes da revolução tecnológica estarão fadadas à obsolescência.

Tanto os clientes quanto os funcionários e parceiros comerciais estão a cada mais exigentes e esperam que uma empresa confiável seja transparente e engajada em entregar a melhor performance e qualidade.

A questão é que as inovações tecnológicas permitem que as empresas façam mais e melhor do que jamais foi possível anteriormente. Com uma plataforma de gestão de fornecedores moderna, como a SRM da EFCAZ, é possível checar a integridade fiscal e legal de empresas fornecedoras automaticamente em órgãos governamentais. Além disso, a plataforma permite que todos os documentos e contratos sejam acessados no espaço de alguns cliques, já que tudo está armazenado na nuvem.

Esse tipo de facilidade e eficiência era simplesmente impossível quando toda a gestão do escritório era feita por meio da famosa “papelada”. Não é a toa que a palavra burocracia começou a virar sinônimo de lentidão e dificuldade.

No mundo do futuro, um gestor poderá listar ainda mais rapidamente todos os fornecedores possíveis para suprir determinada necessidade de sua empresa. Além disso, a inteligência artificial será capaz de entregar análises de dados compiladas automaticamente, sinalizando quais são as melhores opções para a contratação.

Na verdade, essa tecnologia já está disponível agora. No SRM da EFCAZ, por exemplo, mais de 2000 fornecedores estão homologados e contratos podem ser fechados online, com a ajuda de um sistema de assinatura digital.

Aproveitar os frutos das inovações tecnológicas é simplesmente essencial para uma gestão de fornecedores preocupada em garantir sua relevância no mercado.

Comunicação e estratégia: habilidades para o futuro

Com o crescimento da automação e inteligência artificial, o futuro promete ser muito conveniente em termos de trabalho repetitivo e manual. Enquanto algumas habilidades nesse escopo irão acabar obsoletas, outras irão crescer por serem exclusivas da ação humana.

Entre elas, destacamos a capacidade de comunicação e o pensamento estratégico.

Ainda que a IA avance a cada dia, está longe o dia em que ela poderá superar a comunicação entre dois humanos. Para a gestão de fornecedores essa é uma qualidade muito importante, pois a transparência e a boa relação entre empresas parceiras depende de uma comunicação de qualidade entre os termos.

Ademais, a comunicação é uma das qualidades mais importantes para quem quer liderar a transformação e o bom funcionamento de uma empresa. Isso significa boas relações com funcionários, clientes e investidores.

Trabalhar em equipe será essencial para que o mapeamento de redes de fornecimento sejam criadas, mitigando riscos de fraudes e escândalos. A boa habilidade de comunicação é indispensável nesse entremeio.

O pensamento estratégico, por sua vez, é uma habilidade essencial para lidar com a necessidade de criar redes de fornecimento resilientes em um mundo volátil.

A tecnologia será responsável por aglomerar uma quantidade cada vez maior de dados. No futuro, inclusive, ficará mais fácil criar previsões automáticas dos efeitos de desastres ecológicos, crises econômicas ou problemas geopolíticos. No entanto, ainda que sejam compilados em estatísticas e relatórios, grandes conjuntos de dados tem serventia apenas por meio de ações coordenadas em estratégias, realizadas por uma gestão humana competente.

Gerando espaço para avançar

Ainda que o mundo esteja em constante mudança, é possível criar uma gestão de fornecimento robusta e moderna, preparada para o futuro.

Utilizar a tecnologia e organizar a casa com a sua ajuda possibilita uma cadeia de fornecimento vigorosa, que permitirá à empresa buscar avanços e evitar que o processo seja o de “correr contra o tempo” para mantê-la atualizada com as novas realidades.

Você precisa de uma ajuda para preparar gestão de fornecedores de sua empresa para o futuro? A EFCAZ está aqui para isso. Conheça nossas soluções e se prepare para uma boa gestão de fornecedores no futuro.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES