Novidades de Mercado

Robótica e automação na logística: a digitalização como distanciamento social

Voltar | Por Efcaz 5/7/2021

Relação da robótica e automação. Dois pontos que são fundamentais atualmente e que podem ajudar no desenvolvimento do negócio.

Robótica e automação, dois pontos que se tornam cada vez mais falado nos dias de hoje. A necessidade de distanciamento social para conter a curva de contágio da covid-19 transferiu a maior parte das atividades econômicas para os meios digitais. Se essa já era uma tendência crescente antes da pandemia, o processo foi acelerado, colocando em curso uma verdadeira revolução digital.

Nesse cenário, é verdade que os robôs já eram utilizados na indústria, mas os investimentos foram alargados para outros setores e o uso das tecnologias de automação ampliados. Na área de logística, a robótica e a automação despontaram como os agentes mais importantes dessa revolução, tanto como uma solução em um período de distanciamento social quanto gerando mais produtividade com menos custos.

Neste artigo você vai entender melhor como a robótica e a automação têm ajudado as empresas a manterem os estoques com menos contato humano.

A Gestão de estoque e os benefícios da automação

O estoque influencia toda produção e presença no mercado. A partir dele é possível evitar situações como o efeito chicote e garantir o cumprimento do lead time previsto, na medida que o estoque é um elo entre a produção e o consumidor.

Um dos pilares de uma boa gestão de estoque é, justamente, aderir às tendências e recorrer aos recursos de automatização, como os programas e softwares que possibilitam integrar toda a cadeia de produção, cujos benefícios são inúmeros.

A sincronicidade e o fluxo de informação eficaz entre todas as partes garante a otimização da produção, a clareza e controle dos dados e das informações que permitem realizar projeções de estoque e tomar boas decisões de cálculo de manutenção, entrada e saída de produtos, levando em conta os diferentes fatores.

Sem a automação, esse fluxo e sincronicidade são impraticáveis, já que além de aumentar a necessidade de relação presencial entre as pessoas, o trabalho manual também não consegue abarcar a totalidade de informações, levando em conta todas as variantes necessárias para tomar as melhores decisões.

Estoques robotizados

Outro passo importante no aprimoramento logístico é o emprego de sistemas robotizados. Existem alguns tipos que podem ser empregados em diferentes fases do manuseio do estoque. Alguns robôs industriais, por exemplo, funcionam como braços robóticos que fazem toda a organização e preparação dos pedidos automaticamente, sem contar as possibilidades de automação de embalamento, entre tantas outras.

Ainda na dúvida?

Você pode ficar na dúvida, achando que esse investimento serve apenas para empresas muito grandes. A verdade é que a maior parte dessas tecnologias funciona a partir da escalabilidade, então é possível aderir a elas de acordo com o tamanho do seu empreendimento e das suas necessidades. Então, vale a pena ponderar. O investimento faz sentido para você se manter competitivo em um mercado que investe cada vez mais nesse setor, além do que, a longo e médio prazo, o investimento será lucrativo, mesmo com os custos de manutenção, já que a adesão a essas tecnologias reduz os gastos com erros e imprevisibilidade, aumenta a produtividade e otimiza toda a cadeia de produção.

Ficou interessado? Você pode tirar suas dúvidas e procurar as soluções inteligentes e personalizadas que precisa na EFCAZ.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES