fbpx

Cadeia de Suprimentos

Otimizar processo produtivo em empresas? Saiba como!

Voltar | Por Efcaz 27/8/2018

Otimizar processo produtivo em empresas é uma prioridade constante no dia a dia dos gestores. Afinal, para conseguir alavancar resultados e lucros e se manter relevante em um mercado tão competitivo, é fundamental buscar maneiras de aprimorar o fluxo operacional.

Gerenciar e aperfeiçoar processos significa adotar uma série de boas práticas que tornarão as atividades corporativas mais rápidas, eficazes e inteligentes. Com essa iniciativa, a instituição é capaz de colher uma série de benefícios, como aumento da produtividade, redução de erros e melhora do desempenho.

Quer saber quais são as ações necessárias para potencializar seu negócio? Continue a leitura e confira nossas dicas a seguir!

Mapeie os fluxos de trabalho

Para otimizar o processo produtivo em sua empresa, o ponto de partida é o mapeamento dos processos, ou seja, um estudo completo de todas as atividades que são realizadas, de ponta a ponta.

Desenhe fluxogramas com todas as tarefas operacionais, não se esquecendo de sinalizar quais são os recursos — humanos, financeiros, materiais, entre outros — envolvidos em cada etapa.

Dessa maneira, você terá uma visão global e um diagnóstico do que acontece na empresa, além de uma compreensão mais detalhada de como o trabalho é realizado. Consequentemente, fica mais fácil encontrar pontos de melhoria, identificar erros e tomar decisões que vão fazer a diferença.

Identifique falhas e faça os ajustes necessários

Durante a etapa de mapeamento, é comum encontrar falhas e gargalos que estão atrapalhando a produtividade e limitando resultados. Conseguir identificar esses pontos, seus sintomas e suas causas é um bom sinal, uma vez que o gestor tem uma ideia mais precisa do que deve ser eliminado.

Corte tarefas que são burocráticas, repetitivas ou que geram desperdício, mau uso dos recursos disponíveis e retrabalho.

Lembre-se: na otimização de processos, os problemas encontrados precisam ser solucionados rapidamente ou suprimidos, dando lugar a atividades mais objetivas, enxutas e eficazes.

Automatize processos

Uma excelente forma de maximizar a gestão do processo produtivo na sua empresa é por meio da adoção de ferramentas tecnológicas. Diversas atividades podem ser informatizadas e resolvidas com maestria em poucos cliques, garantindo um melhor aproveitamento do maior ativo do seu negócio: o talento humano.

Softwares qualificados são capazes de agilizar e cuidar de funções como controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, monitoramento de métricas, entre muitas outras. Tudo integrado em um só lugar e atualizado em tempo real.

Assim, seus colaboradores têm mais tempo para se concentrar em assuntos mais estratégicos e desenvolver seu potencial a favor do negócio.

Acompanhe resultados e rotinas

Até aqui, apresentamos dicas sobre como organizar processos e corrigir problemas. Mas é preciso assegurar que sua empresa mantenha o padrão de qualidade e continue seguindo uma curva de evolução.

Para isso, é importante selecionar indicadores de performance (KPIs) pertinentes para cada setor e monitorar os níveis de produtividade e lucratividade. Com essas métricas, você não perde de vista o andamento do negócio e verifica se as mudanças implantadas estão trazendo ganhos efetivos.

Otimizar processo produtivo em empresas é um passo crucial para o crescimento e rentabilidade. Um projeto como esse proporciona vantagens como a redução de custos e o aumento da confiabilidade nas entregas e tomadas de decisão, bem como mais integração e melhora do desempenho operacional como um todo. Aposte nessas dicas e impulsione seu negócio!

Agora que você já sabe como otimizar seu processo produtivo e ter um controle maior da sua empresa, continue lendo dicas de gestão e conheça sete dicas essenciais para melhorar o relacionamento com seus fornecedores.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: