Voltar | Por Efcaz 27/3/2019
Como consequência, a obtenção de produtos e serviços do mercado ocorre com melhores condições de entrega e qualidade. Além disso, a operação fica mais segura e previsível, pois passa a ser planejada e controlada com eficiência, além de seguir critérios estratégicos.
Em princípio, essas já seriam razões suficientes para considerar a relevância da gestão de fornecedores para uma empresa, mas temos outros aspectos para os quais deve direcionar sua atenção. Confira!
Essa atividade já foi considerada como secundária nas empresas. Porém, a necessidade de controlar e aprimorar todo o fluxo de processos na cadeia produtiva se tornou uma demanda estratégica e o status do setor mudou completamente.
Além disso, os ganhos obtidos com a compra de melhores produtos, em prazos mais adequados e com custos menores, trouxe uma percepção mais imediata e mensurável em relação ao retorno dos investimentos na gestão de fornecedores.
Nesse contexto, é importante observar que a melhora do relacionamento e a troca de informações e de feedback com fornecedores melhoram o fluxo em toda a cadeia de suprimentos, aumentando a sinergia e eliminando retrabalho. Sendo assim, podemos relacionar outros benefícios historicamente observados na gestão de fornecedores. São eles:
Pois bem, para implantar práticas efetivas de gestão de fornecedores é preciso partir de definições estratégicas, incluindo critérios de seleção de parceiros, adoção de tecnologias de suporte e uma boa mudança na cultura organizacional. Separamos algumas boas dicas para você. São elas:
O que você deseja de sua política de gestão de fornecedores? Esse é um tipo de pergunta essencial e que facilita muito a continuidade do processo. Busque identificar os pontos críticos para o seu negócio, levante ameaças, oportunidades e determine os critérios que você deseja usar para avaliar seus fornecedores.
Uma das atividades mais importantes da gestão de fornecedores é a transmissão de feedbacks sobre os resultados, problemas e oportunidades de melhoria. No entanto, essa troca de informações não pode se tornar uma queda de braço.
Sem o levantamento prévio de dados sobre os resultados, não é possível identificar, demonstrar e mensurar os problemas enfrentados. Em razão disso, a troca de informações fica subjetiva e pouco efetiva. Imagine, por exemplo, que você esteja convivendo com problemas de prazo.
Se você simplesmente reclamar de atrasos, é provável que seu fornecedor se desculpe e justifique o ocorrido. Mas se você for capaz de demonstrar que ocorreram, digamos, 10 dias de atraso em um período de 30 dias e que isso atrasou a produção em 20 turnos, ocasionando um prejuízo de determinado valor, você passa a trabalhar com uma referência concreta e pode estabelecer metas objetivas de reversão.
No mais, a gestão de fornecedores implica em uma política de valorização de seus parceiros. Ao efetuar um acompanhamento criterioso do desempenho de cada um deles e informá-los sobre os aspectos que podem melhorar, você está propondo uma relação de longo prazo e uma contribuição mutua em torna da busca pela excelência.
Para entender melhor o processo, conheça as etapas envolvidas, especialmente a homologação de fornecedores. Confira!
Se os 10 Cs da avaliação de fornecedores são uma novidade para você, saiba que eles são como um checklist dos critérios que você deve considerar. Os 10 […]
Gestão de Fornecedores24/7/2025
Descubra como o SRM pode transformar sua relação com fornecedores e potencializar os resultados do seu negócio. O Supplier Relationship Management (SRM), ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores, […]
Gestão de Fornecedores19/7/2025
Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar
no dia-a-dia do seu negócio