fbpx
Efcaz
  • Soluções
    Consulta do Serasa Módulo de Avaliação Busca Automática de Certidões Gestão de Documentos Gestão de Terceiros
  • Planos
  • Materiais Gratuitos
    Materiais para download
    Ebook - A Jornada ESG E-book sobre Gestão de Cadeia de Suprimentos Planilha Auditoria de Fornecedores Planilha de Avaliação de Fornecedores Planilha de Cadastro de Fornecedores Planilha de Gestão de Terceiros
    Novidades de Mercado
    Blog
  • Quem Somos
  • Contato
Agende uma demonstração

Cadeia de Suprimentos

Follow up de compras: saiba o que é e a importância para sua empresa

Voltar | Por Efcaz 6/11/2018

O departamento de compras concentra funções muito estratégias para um negócio. Afinal, é preciso garantir o controle, a organização e eficiência do fluxo de aquisições e do uso dos recursos financeiros. Nesse contexto, o follow up de compras tem um papel muito importante: assegurar que as táticas, os processos e as negociações corram conforme o esperado.

Se você ainda não conhece bem esse termo, sua função e como colocá-lo em prática, continue a leitura deste post e entenda como ele é fundamental para a tomada de decisão e o planejamento de compras do seu negócio. Acompanhe!

O que é o follow up de compras e qual é sua importância?

Follow up vem de uma expressão em inglês que significa “acompanhar”. Em compras, ele está ligado ao monitoramento dos pedidos feitos e à manutenção do relacionamento com fornecedores e parceiros. Assim, sua atribuição é fiscalizar todas as etapas envolvidas nessa atividade até que a entrega dos materiais seja feita.

Sua relevância é enorme, uma vez que com esse acompanhamento é possível estabelecer um fluxo contínuo e eficaz de aquisição e recebimento de mercadorias, evitando atrasos, avarias, falha no abastecimento — que resulta na falta de insumos para a produção —, entre outras questões.

Basicamente, existem dois tipos de follow up:

  • preventivo: tem o intuito justamente de prevenir problemas e assegurar que os prazos e as condições de entrega sejam mantidos;
  • corretivo: atua na correção de erros e na adoção de ajustes para impedir que falhas que já estão acontecendo se agravem e comprometam a operação.

Como fazê-lo com eficiência?

Agora que você entende como o follow up de compras funciona e sua importância para o bom funcionamento de um negócio, confira algumas dicas importantes para acertar nesse processo.

Conheça seu fornecedor e faça visitas periódicas

Pesquise bastante antes de firmar contrato com empresas fornecedoras. Cheque suas referências e sua imagem no mercado, preferindo firmar parcerias com aquelas que sejam de fato confiáveis. Uma vez estabelecida uma relação, visite seu fornecedor.

Conheça sua fábrica, instalações, infraestrutura e mão de obra e procure saber mais sobre seus processos, padrões de qualidade, certificações, armazenagem, produção, entre outros pontos.

Mantenha contato

O trabalho do follow up de compras envolve a manutenção da relação com fornecedores e o acompanhamento do status de um pedido. Logo, o profissional responsável deve ter um contato regular com essas fontes de suprimento, por meio de visitas, telefone ou até mesmo e-mail. É importante ficar atento a prazos e se informar sobre potenciais atrasos ou oportunidades de adiantamento de envios, por exemplo.

Conte com a tecnologia

O follow up de compras pode ser automatizado — bem como as demais etapas do setor de compras — por meio de softwares especializados. Sistemas capacitados permitem o acompanhamento, em poucos cliques, de todas as tarefas, desde a solicitação até a entrega, passando pela gestão de fornecedores, de estoque e pagamentos.

Dessa forma, essa ferramenta digital ajuda o gestor a administrar todos os procedimentos da área com mais eficácia, rapidez e segurança.

O follow up de compras é uma atividade crucial para otimizar os resultados das aquisições de um negócio. Além disso, ele colabora para que as negociações entre instituições e fornecedores sejam mais transparentes e embasadas em dados confiáveis. Por isso, aposte nessas dicas e incorpore essa prática para ter sempre o melhor custo-benefício nas suas requisições!

Gostou deste post sobre follow up de compras? Se sim, continue aprimorando seus conhecimentos no nosso blog e confira cinco técnicas de compra para melhorar os processos na sua empresa. O que acha?

Compartilhe:

Posts Relacionados

Imagem do post

ESG na cadeia de suprimentos e eficiência empresarial

Descubra a importância do ESG na cadeia de suprimentos e como suas práticas são essenciais para a vitalidade dos negócios. As práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) […]

Cadeia de Suprimentos17/4/2025

Imagem do post

Gestão de fornecedores sustentável para o sucesso

Descubra como a Gestão de fornecedores sustentável pode impulsionar o sucesso e a inovação na sua empresa. Que o ambiente empresarial é dinâmico e rápido, isso todo mundo […]

Cadeia de Suprimentos15/4/2025

Fique por dentro de todas as novidades de Mercado

Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar
no dia-a-dia do seu negócio

loading...

Últimas Notícias

  • ESG na cadeia de suprimentos e eficiência empresarial
  • Gestão de fornecedores sustentável para o sucesso
  • ERP para gestão empresarial: como escolher a solução ideal
  • Tendências e desafios da gestão da cadeia de suprimentos
  • Avaliação de Fornecedores: O que é Auditoria SMETA Sedex e como funciona

Categorias

  • Avaliação de Fornecedores
  • Cadeia de Suprimentos
  • Docs
  • Dúvidas Frequentes
  • Gestão de Contratos
  • Gestão de Fornecedores
  • Gestão de Risco
  • Homologação de Fornecedores
  • Novidades de Mercado

Fale com nosso especialista!

loading...
Logo

Contato

  • Comercial

    +55 (11) 4673-4895

    contato@efcaz.com.br
  • Suporte

    +55 (11) 5043-6383

    suporte@efcaz.com.br
  • Atendimento de Segunda à Sexta - 8h às 18h (Horário de Brasília)

    Falar com vendas por WhatsApp
  • Campo Grande

    Rua 25 de Dezembro, 2071, Campo Grande/MS CEP: 79010-220

  • São Paulo

    R. da Consolação, 2302 - Consolação, São Paulo - SP, 01302-001

Institucional

  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato
  • Termos de Uso
  • Fale com DPO

Contéudo

  • Avaliação de Fornecedores
  • Cadeia de Suprimentos
  • Documentos
  • Dúvidas Frequentes
  • Gestão de Fornecedores
  • Gestão de Risco
  • Homologação de Fornecedores

Links Interessantes

  • Ebook - A Jornada ESG
  • Planilha Auditoria de Fornecedores
  • E-book sobre a Gestão de Cadeia de Suprimentos
  • Planilha de Avaliação de Fornecedores
  • Planilha de Cadastro de Fornecedores
Residente Inovabra Habitat

2025 © Efcaz. Todos os direitos reservados. O Efcaz é uma empresa do Grupo AZ Tecnologia em Gestão - AZ TECNOLOGIA EM GESTAO LTDA - CNPJ: 24.598.492/0001-27