fbpx

Cadeia de Suprimentos

Como prever demandas e planejar a cadeia de suprimentos?

Voltar | Por Efcaz 22/6/2020

Prever demandas e planejar a Cadeia de Suprimentos é algo fundamental para empresas que buscam uma melhora em diversos aspectos relacionados ao negócio.

O consumo se torna a cada dia mais volátil e a impressão é a de que um planejamento de demanda a longo prazo se torna mais difícil e uma real eficácia cada vez mais improvável. Uma gestão adequada da cadeia de suprimentos pode ajudar a se preparar para qualquer evento, seja de acréscimo ou decréscimo da demanda.

É possível sim estar preparado. Para isso, a qualidade desse planejamento deve ser uma preocupação central e foco de muita atenção e cuidado. Como mostraremos aqui, a aplicação de alguns passos bem simples podem tornar esse processo bem menos penoso, ao mesmo tempo que mais eficiente e seguro.

1 Um bom planejamento leva em consideração o histórico.

Um técnico de futebol escala seu time a partir do desempenho que cada jogador tem mostrado, dos resultados obtidos em cada circunstância. Na mesma chave, ele conhece o seus adversário analisando seus históricos, seu comportamento, suas respostas.

Da mesma forma, é possível usar os dados a sua disposição para entender o ritmo das demandas. Mas para que isso ocorra, é preciso organização e acessibilidade para a enorme diversidade de informações documentadas nas relações com fornecedores.

Um bom histórico de relação com as empresas não é feito apenas de contratos, mas de uma relação complexa que envolve notas fiscais e documentos que certificam o padrão de qualidade .

Quanto mais completo, mais preciso seu prognóstico, maior sua chance de acertar no futuro. É uma conta bem simples mas que exige atenção.

Em uma situação de crise no passado, por exemplo, quanto tempo foi necessário para suprir uma demanda emergencial? Quais empresas fornecedoras prestaram serviços com maior velocidade? Em caso de uma nova disrupção, como uma gestão de riscos pode atuar imediatamente?

De certo modo, é uma questão de atitude quanto a adaptação às condições do mercado. Não importa só armazenar dados completos a respeito da cadeia de fornecimento em um armário no escritório, elas precisam estar o mais perto possível de você, idealmente, ao alcance da mão.

Sua eficiência na resposta a um problema pode muitas vezes depender exclusivamente de quão rápido você consegue acessar as informações, quão consistentes elas são e quão próximas umas das outras. Se você tem dúvidas a respeito de como otimizar esse processo, considere a digitalização de seu arquivo e uma gestão inteligente de documentos.

2 Esteja consciente de seus erros e disposto a enfrentá-los e aprender com eles.

Uma das características mais fundamentais de uma boa e frutífera análise de histórico para o desenvolvimento de um bom planejamento é o reconhecimento de erros.

Errar uma vez, como se diz, é uma possibilidade de aprender, de afiar a faca. E isso é válido para vários casos, mas não todos.

Se você enfrentou ou está enfrentando dificuldades com mudanças repentinas de demanda, aproveite o momento para criar estratégias de ação e ampliar a sua rede de fornecedores. Em alguns casos, o histórico pode indicar até mesmo o caminho para uma reformulação de seu produto.

Um cálculo ou investimento infrutífero ou equivocado, procedimentos logísticos mal calculados que acarretam em atrasos e problemas de abastecimento, por exemplo, esses erros, assim como suas fontes são facilmente identificados. E uma vez identificados, são facilmente sanados desde que você possua uma base de fornecedores alinhada aos seus objetivos

Outras vezes, ao submeter sua cadeia de suprimentos a uma análise mais ampla é possível encontrar setores falhos e evitar problemas sérios, como danos a imagem da sua empresa ou do seu produto, causados por crises ou inconveniências legais. Por isso, a implantação de uma cultura de compliance e a garantia de possuir os meios para isso andam de mãos dadas com a saúde da sua empresa e da sua imagem.

O estabelecimento de um padrão de qualidade para seu produto ou empresa, o que está diretamente ligado à sua imagem, depende de que este padrão percorra toda sua cadeia de fornecimento.

No processo de previsão de demanda é preciso dispor de ferramentas que permitam acesso fácil a este tipo de informação. O status de certificação e homologação precisam ser atualizados constantemente, e da mesma forma, o acompanhamento nas atualizações das regulamentações regionais e como seus fornecedores respondem a elas.

3 Garanta que sua gestão de fornecedores disponha de mecanismos de flexibilização.

Quando falamos de cadeia de suprimentos estamos falando de uma imensa rede de serviços interdependentes, ou seja, as coisas precisam correr bem em todos as partes dessa rede para que os resultados sejam os esperados.

Mas precisamente por depender de muitos fatores, essa rede corre muitos riscos.

Em um momento como este, em que a pandemia causada pelo covid-19 produz uma crise de abastecimento, se torna absolutamente necessário ter algumas cartas extras na manga.

Se um determinado fornecedor não consegue suprir a demanda estabelecida, ou se toda a matéria prima de uma empresa vem de um único país ou região que passa por algum problema de distribuição, de esgotamento, ou algum problema político, sua produção pode ser afetada.

E o quanto sua empresa será afetada está diretamente relacionado ao quão dependente ela está em relação a sua cadeia de suprimentos e o quão carente ela se encontra de mecanismos de adaptação e flexibilização na gestão de fornecedores.

Assim é imprescindível ter uma uma rede que seja flexível e que abarque fornecedores emergenciais previamente reconhecidos. Mas não só, é necessário ter acesso a quais estariam a sua disposição, quais suas condições de fornecimento para atender sua empresa da forma e no momento em que ela precisa.

Um bom exemplo de flexibilização são as empresas de bebidas alcóolicas que adaptaram sua produção para gerar embalagens de álcool gel. Além da criatividade envolvida no planejamento da demanda, elas são capazes de ajudar a sociedade e gerar um marketing positivo para sua marca.

4 Priorize flexibilidade e inteligência, ao invés de manutenção do esperado.

A mera repetição de métricas e métodos anteriores definitivamente não é um traço de uma planejamento de demanda eficiente. No mais, promove uma ilusão de estabilidade, que muito constantemente se transforma em uma armadilha.

No séc. XXI planejar o futuro significa muito mais abrir espaço para a tomada de ações do que a criação de uma suposta estabilidade. O apego à formas de trabalho obsoletas compromete expansão e crescimento, sedimentando práticas que precisariam, idealmente, ser constantemente avaliadas e colocadas a prova.

Em resumo o que ocorre é que os métodos tradicionais de planejamento de demanda e de gestão cadeia de suprimentos são pensados como reações, e não para perceber os movimentos do mercado em tempo real. Ou seja, basicamente o contrário do que planejamento significa.

5 A tecnologia é essencial no planejamento da demanda

A volatilidade crescente de demanda requer sistemas de planejamento mais robustos e completos. Mais flexíveis. Que permitam que toda informação necessária seja rapidamente acessível.

A EFCAZ é especialista em soluções para empresas que querem tornar a gestão de fornecedores mais inteligente, flexível e automatizada. Além de um controle geral da sua operação de ponta a ponta, nossa plataforma de gestão de fornecedores permite encontrar o fornecedor certo com dados atualizados automaticamente segundo Receita Federal, Caixa Econômica e Correios.

Com nossa ferramenta de gestão de contratos e de assinatura digital você pode prever demandas e planejar a cadeia de suprimentos, além de  fechar negócios com fornecedores alternativos pela internet, e garantir a continuidade da produção com segurança em momentos de crise, ou atender demandas repentinas facilmente. Mantendo contratos, notas fiscais, e histórico de relação entre você e seus fornecedores de forma acessível e em um ambiente só.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: