Por

12 de setembro de 2017

1 min de leitura


A gestão de fornecedores é uma área relevante e fundamental na atividade de uma empresa, pois garante o bom funcionamento dos fluxos que dependem desses stakeholders na rotina de uma empresa e uma melhor obtenção de produtos/serviços do mercado com as melhores condições de entrega e qualidade.

Gestão de fornecedores: qual a importância da gestão de fornecedores para o seu negócio?

Antigamente, essa atividade era considerada como secundária nas empresas. No entanto, o cenário se modificou e atualmente esta é uma ação estratégica.
Essa mudança ocorreu porque as empresas perceberam que, com um gerenciamento adequado dos fornecedores, pode-se obter os melhores produtos e serviços do mercado com uma boa relação de custo x benefício. Nesse cenário, é importante lembrar ainda de que a cadeia de suprimentos (ou supply chain) tem como objetivo fazer a gestão de diferentes fluxos (como o de informações, de bens, de finanças e de serviços) e gerenciar as relações entre a empresa e seus fornecedores, alcançando mais facilmente os objetivos organizacionais.

Mas quais são os benefícios da adoção do gerenciamento de fornecedores? De maneira geral, podemos enumerar:

  1. Aumento do valor agregado dos produtos, serviços e matérias-primas adquiridos;
  2. Importação de produtos oriundos de outros países (situação incentivada devido à globalização);
  3. Competitividade de preços;
  4. Avanços tecnológicos;
  5. Diminuição do ciclo de vida dos produtos, reduzindo o tempo médio de novas aquisições por parte dos clientes.

Assim, o objetivo é que a empresa compradora trabalhe em parceria com os fornecedores, atuando em múltiplas etapas do processo, desde a entrega do produto ou da matéria-prima até o pós-venda. Com isso, é possível conquistar a melhoria da qualidade e da competitividade do seu produto final.

Powered by Rock Convert

Torne seu negócio mais ágil e otimize seus resultados.

Solicite uma demonstração