fbpx

Cadeia de Suprimentos

Mapeamento de processos: Minimizando erros na cadeia de suprimentos

Voltar | Por Efcaz 16/9/2019

Entenda de que forma o mapeamento de processos pode ajudar você a minimizar erros em sua cadeia de suprimentos, otimizando seus resultados.

Muitos empresários e gestores subestimam a importância do mapeamento de processos na hora de minimizar os erros de sua cadeia de suprimentos. Porém, ele é capaz de otimizar amplamente seus processos.

Isso acontece especialmente quando o mapeamento de processos é usado em comunhão com a tecnologia, fazendo com que você se torne capaz de organizar seus projetos, sua equipe e, consequentemente, seus resultados.

Ter em mente os benefícios proporcionados por um bom mapeamento de processos não só faz com que você fique à par da gestão completa de seu negócio, mas impede que pequenos erros entrem em seu caminho.

Como um mapeamento de processos adequado auxilia você?

Inicialmente, ele permite que você tenha acesso a dados acionáveis ​​em tempo real.

– Para atender os clientes, você precisa de dados de inventário em tempo real ao seu alcance que sejam precisos e acionáveis, independentemente de onde eles estejam localizados.

  • Nessa hora, o mapeamento de processos auxilia você através do uso de, por exemplo, um bom software que recolha esses dados para você.

– Chips, códigos de barras e scanners de identificação por radiofrequência são bons exemplos de peças vitais e equipamentos que podem oferecer inúmeros benefícios ao seu negócio. 

– Por exemplo, chips ou códigos de barras podem ser colocados em todos os produtos, o que dá à sua empresa uma maneira de rastrear e mapear facilmente o estoque através do uso da tecnologia.

  • Com o gerenciamento de produtos informatizado, essas opções proporcionam uma maior visibilidade, que pode melhorar substancialmente a eficiência da cadeia de fornecimento.
  • Isso acontece através da detecção de quaisquer anomalias e erros à medida que ocorrem – permitindo que os funcionários corrijam esses erros imediatamente e os reduzam. 
  • Essa tecnologia também permite um acompanhamento mais fácil e consistente em toda a sua cadeia de suprimentos, proporcionando o máximo controle e visibilidade do negócio em geral.

Saber o que você tem e onde isso está localizado também leva a eficiências da cadeia de suprimentos e custos operacionais mais baixos.

Visibilidade em toda a sua cadeia de suprimentos

Juntamente com a tecnologia acima citada, o mapeamento de processos, que atua no envio e o rastreamento computadorizados baseados em nuvem, simplificam ainda mais o processo de fornecimento e podem reduzir drasticamente os erros de envio.

– Softwares de qualidade em mapeamento de processos permitem que os proprietários experientes consolidem todos os aspectos de sua cadeia de suprimentos em um só lugar. 

  • Além disso, bons aplicativos permitem que você organize digitalmente os dados de inventário, monitore e gerencie as informações de envio e rastreamento e crie faturas eletrônicas com facilidade.

– Essas tecnologias de mapeamento de processos da cadeia de suprimentos facilitam muito a redução do tempo gasto no envio, recebimento, rastreamento e compilação de dados de pedidos. Isso pode poupar à sua empresa tempo e dinheiro.

Por último, mas não menos importante, a disponibilidade de dados aprimorada facilita a produção de relatórios personalizados.

O mapeamento de processos também otimiza relatórios gerados automaticamente, que ajudam seus clientes e você a entenderem melhor onde estão as oportunidades de aprimoramento.

Simplifique sua cadeia de suprimentos através do mapeamento de processos

É senso comum que quanto menos acesso a informação houver em sua cadeia de suprimentos, mais complicada e complexa será essa cadeia e mais propensa a erros e atrasos ela estará.

– Investir na tecnologia certa de mapeamento de processos da cadeia de suprimentos ajuda a sua empresa a simplifica-la, eliminando elos desnecessários, melhorando sua eficiência e reduzindo os gastos.

  • A otimização do número de links em sua cadeia de suprimentos também permitirá reduzir os riscos associados ao envio e recebimento. 
  • Por exemplo, você pode descobrir que pode diminuir o número de fornecedores de uma parte específica da sua empresa através do mapeamento de processos.
  • Além disso, você ainda poderá atender às obrigações de serviço da sua empresa e mitigar seu risco em eventos imprevisíveis, como desastres naturais ou potenciais entraves comerciais.

– Os clientes se afastam de empresas que rotineiramente têm atrasos de envio, erros de envio e produtos que estão em falta. 

O aprimoramento da tecnologia da cadeia de suprimentos pode minimizar os riscos e melhorar a reputação da sua empresa no setor.

Melhore a comunicação com o cliente

Criar previsibilidade, consistência e visibilidade em sua cadeia de suprimentos e de serviços permite que sua empresa se comunique com mais rapidez e eficiência com os clientes. 

– Idealmente, a tecnologia da sua cadeia de suprimentos lhe dará acesso imediato a todas as informações acionáveis ​​em tempo real de que você precisa, como:

  • Acompanhamento de pedidos 
  • Mapas de localização 
  • Localização da disponibilidade de peças específicas – globalmente
  • Localização das peças mais próximas do cliente
  • Pessoal de suporte técnico em campo de rastreamento

Se a sua empresa ainda não entrou no meio das mídias sociais, essa é outra ferramenta de comunicação que pode ser adicionada a seu mapeamento de processos e a seu arsenal da cadeia de suprimentos. 

Você pode usar contas de mídia social para interagir com os clientes, responder a perguntas, relatar acidentes ou condições climáticas que possam impedir a entrega ou agendamentos de serviços, além de criar atualizações automáticas sobre seu inventário.

As redes sociais também podem aumentar a visibilidade de sua empresa e melhorar a demanda por seus produtos e serviços.

Aposte no mapeamento de processos

Para ficar à frente da concorrência, é essencial que você se adapte continuamente a ferramentas emergentes. 

A tecnologia da cadeia de suprimento pode melhorar muito sua produtividade como empresa, ajudando você a reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.

Isso pode ser feito através de softwares e programas que otimizem seu mapeamento de processos, permitindo que você esteja sempre conectado aos diferentes pontos de sua empresa, garantindo uma gestão eficiente a ela.

Sem um bom mapeamento de processos, muitos erros que poderiam ser facilmente identificados e estancados podem tomar uma proporção desnecessária, afetando negativamente seus resultados.

Sendo assim, aposte em obter o uso da tecnologia para garantir um bom mapeamento de processos e, consequentemente, obter todos os benefícios acima descritos.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: