Cadeia de Suprimentos

Como fazer uma redução de custos nas empresas de forma eficiente?

Voltar | Por Efcaz 11/12/2018

Elevar vendas e, consequentemente, os lucros é o objetivo de qualquer empreendimento. Entretanto, esses esforços não mostrarão resultado se os gastos continuarem aumentando. Por isso é importante pensar em práticas para redução de custos nas empresas.

Todavia, o desafio é saber como fazer isso de forma eficiente e sem comprometer a qualidade. Pensando nisso, preparamos este post com ideias e dicas sobre o assunto para que você saiba como enxugar gastos de forma inteligente. Acompanhe!

Por que a redução de custos nas empresas é tão importante?

Custos são despesas associadas à entrega de serviços ou produtos finais, como aquisição de materiais, insumos, mão de obra, ferramentas, entre outros. Por esse motivo, a adesão do setor de compras a um projeto de diminuição de gastos é indispensável. Afinal, uma empresa cresce e ganha competitividade não somente quando tem um aumento de renda, mas também quando entende melhor como aplicar seu orçamento.

Nesse sentido, o planejamento e o mapeamento dos processos e despesas do negócio são etapas básicas. O gestor deve compreender detalhadamente como todas as atividades funcionam e os custos envolvidos para saber o que pode ser cortado e o que não agrega valor ao resultado final.

Como minimizar custos de forma efetiva?

Uma vez ciente dos gastos e de seus processos, cabe aos gestores procurar por gargalos, erros, desperdícios e boas oportunidades para promover uma redução de custos nas empresas que faça sentido e beneficie o desempenho do negócio. Veja nossas 4 sugestões:

Aprimore o controle do estoque

O estoque é uma etapa crucial e muito sensível em uma empresa. Dependendo do segmento de atuação, é nela que se concentra a maior parte dos custos. Logo, o ideal é administrá-la com rigor e ficar muito atento ao fluxo e giro dos materiais. Estoque parado, perdas, itens que estragam ou ficam obsoletos são exemplos de falhas comuns que representam grandes prejuízos financeiros.

Analise suas vendas, realize inventários regularmente e faça a previsão de demanda para saber o que comprar, quando e em que quantidade. Descubra qual o volume de itens é ideal para abastecer sua produção e, ao mesmo tempo, driblar o desperdício.

Invista em planejamento e pesquisa de preços

Abastecer o estoque de forma estratégica — fazendo melhor uso do orçamento disponível — é papel da área de compras e suprimentos. Logo, esse setor pode empreender algumas ações que gerem mais economia. A começar pelo planejamento: é fundamental estabelecer políticas, metas e critérios claros para aquisição de bens ou serviços.

Ademais, uma pesquisa de preços mais aprofundada e procedimentos de requisição padronizados ajudam os profissionais a evitar excessos e assegurar compras com melhor custo-benefício.

Gerencie fornecedores e forme parcerias

Pegando um gancho com o tópico acima, estudar o mercado e ter um amplo leque de fornecedores são iniciativas que garantem uma expressiva redução de custos nas empresas. Isso acontece porque a instituição tem maiores chances de barganhar por melhores preços, prazos, condições de pagamento etc.

Contudo, quando encontrar um fornecedor de confiança, estabeleça uma parceria sólida, que seja vantajosa para ambos. Dessa maneira, você sempre terá uma fonte segura ao seu lado e poderá fazer negociações transparentes e satisfatórias.

Conte como a tecnologia

Atualmente, existe uma série de softwares capazes de automatizar tarefas e coordenar diversas atividades e dados, o que viabiliza um alto ganho de produtividade e facilita as tomadas de decisão.

Além de tornar processos mais rápidos, práticos e econômicos, sistemas administram questões como fluxo de caixa, estoque, gestão de fornecedores, prazos, entre outras. Desse modo, o gestor tem maior controle do negócio e analisa, em tempo real, o que é mais relevante e o que pode ser cortado.

Como você pôde ver, é possível realizar a redução de custos nas empresas de diversas maneiras. Independentemente da abordagem escolhida pelo gestor, é essencial examinar continuamente os gastos para mantê-los enxutos e potencializar os lucros do negócio!

Gostou do post de hoje e quer continuar se informando? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e conteúdos ricos por lá!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores e Contratos.

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais:


English EN Portuguese PT Spanish ES