Voltar | Por Efcaz 9/9/2021
Seguindo as tendências das últimas transformações digitais, é cada vez maior a conexão entre a gestão de negócios e contratos e as tecnologias de blockchain – fazendo com que os softwares de gestão empresarial fiquem cada vez mais ágeis, seguros e precisos. Saiba mais sobre o conceito de Smart Contracts.
Colocando de maneira simples, o conceito de Smart Contracts se refere aos softwares de gestão de contrato que funcionam a partir da tecnologia de blockchain. Assim que as condições pré-definidas de um contrato são preenchidas nos aplicativos, o programa roda automaticamente.
Eles são usados para automatizar a execução de um acordo de uma maneira prática e eficaz, de modo que todas as partes envolvidas sabem o que esperar do contrato, sem a necessidade do envolvimento de intermediários e evitando a perda de tempo.
É também um conceito pensado na automação do workflow, pois assim que as condições de um contrato são preenchidas, a etapa seguinte é imediatamente acionada.
Os Smart Contracts funcionam seguindo simples comandos do tipo “se/quando … então …” que são escritas em código em um blockchain. Então, uma rede de computadores executa as ações quando condições predeterminadas são atendidas e verificadas.
Essas ações podem incluir liberar recursos para as partes envolvidas, quando devido; registrar um veículo ou imóvel; enviar notificações, etc. O blockchain é então atualizado quando a transação é concluída. Isso significa que a transação não pode ser alterada e apenas as partes que receberam permissão podem ver os resultados.
Um Smart Contract pode comportar quantas cláusulas forem necessárias para satisfazer os envolvidos de que a tarefa será concluída de maneira satisfatória e correta.
O Smart Contract pode ser programado por um desenvolvedor – embora seja cada vez mais comum as organizações que usam blockchain fornecerem modelos de Smart Contracts pré-definidos, interfaces da web e outras ferramentas, online e offline, para simplificar a estruturação dos Smart Contracts.
Assim que uma condição for atendida, o contrato é executado imediatamente. Como os Smart Contracts são digitais e automatizados, não há papelada para processar e nenhum tempo gasto para corrigir erros que muitas vezes resultam do preenchimento manual de documentos.
Sem o envolvimento de terceiros e com os registros criptografados das transações compartilhados entre os participantes, não há necessidade de se preocupar e verificar todo o contrato em busca de fraudes e equívocos
Os registros de transações do Blockchain são criptografados, o que os torna muito difíceis de hackear.
Os contratos inteligentes eliminam a necessidade de intermediários, por extensão, seus atrasos e taxas cobradas.
Por todos esses motivos, tudo indica que a tecnologia de blockchain irá cada vez mais ganhar terreno no mercado global de softwares de gestão empresarial, especialmente no que diz respeito à gestão de contratos e de informações.
Isto significa que o conceito de Smart Contracts será também cada vez mais necessário e, por isso, cada vez mais comum, tornando o ciclo de vida dos contratos algo mais fácil de lidar, cada vez menos burocrático, mais rápido e mais seguro – e, com certeza, menos burro.
Acompanhe as últimas novidades em transformação tecnológica e gestão de contratos e de fornecedores no blog da Efcaz, e fique por dentro de todas as tendências e detalhes deste mercado que cresce cada vez mais!
Se os 10 Cs da avaliação de fornecedores são uma novidade para você, saiba que eles são como um checklist dos critérios que você deve considerar. Os 10 […]
Novidades de Mercado24/7/2025
Descubra como o SRM pode transformar sua relação com fornecedores e potencializar os resultados do seu negócio. O Supplier Relationship Management (SRM), ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores, […]
Novidades de Mercado19/7/2025
Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar
no dia-a-dia do seu negócio