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14 de dezembro de 2017

2 min de leitura


Apesar de parecer bem simples, o relacionamento com fornecedores pode ser desgastantes tanto para vendedores como para os compradores. Uma relação sem objetivos claros e com falta de comunicação pode gerar insatisfação e prejuízo à sua produção. Por isso a gestão de fornecedores precisa ter uma atenção especial.

Em linhas gerais, a relação com os fornecedores é parecida com qualquer tipo de relacionamento, onde as partes têm características diferentes, porém um elo em comum que, no caso dos negócios, é ter sucesso.

Mas, afinal, o que é relacionamento com fornecedores?

Pode-se definir relacionamento com fornecedores como todo ato de interação com os fornecedores, desde o primeiro contato de conhecimento e pedidos de orçamento, até o pós-venda. Portanto, é algo muito mais amplo do que a visão da venda por si só, que normalmente as pessoas têm. Dessa maneira, é importante citar abaixo alguns desses pontos:

Levantamento de preço: O levantamento de preços não deixa de ser uma relação com o fornecedor. Mesmo que nem sempre signifique um negócio fechado ou algo do gênero, é o primeiro contato para uma relação com um possível fornecedor.

Negociação: É um processo bem mais direto e onde o relacionamento com fornecedores vai se estreitando. É um procedimento quase que diário para muitas empresas e por isso requer muita atenção.

Contratos fechados: O contrato fechado é o ápice dessa relação. Ambas as partes buscam os melhores resultados, e uma boa negociação, incluindo preços e prazos, e acaba por se tornar uma etapa determinante para a fidelização dessa parceria.

Fato é que o relacionamento com fornecedores é um processo primordial para as empresas crescerem, porque com bons provedores a organização nunca ficará na mão, seja por falta de material ou qualquer outra razão. Ainda é possível conseguir alguns benefícios que terminam sendo interessantes.

Qual é a importância do relacionamento com fornecedores?

Tendo em vista que todas as organizações precisam de parceiros para suas determinadas atividades, contar com um fornecedor que respeite prazos, entrega um bom material e serviço, e está em dia com a lei e obrigações fiscais é fundamental para a saúde de sua empresa.

Além disso, uma boa gestão de fornecedores permite estreitar relacionamentos e ganhar algumas vantagens para seu negócio. Algumas vantagens são:

Poder de barganha: Com uma boa e contínua relação é possível conseguir descontos e condições especiais para pagamento, já que a confiança estabelecida entre vendedor e comprador são asseguradas com a experiência das venda e o tempo de parceria.

Melhores prazos: Outra vantagem importante é em relação aos prazos que podem ser mais flexíveis. A medida em que o tempo de parceria aumenta, o planejamento operacional pode prever a demanda e, assim, otimizar prazos de entrega.

Segurança: Manter fornecedores avaliados e homologados são de extrema importância para a segurança de produção, por isso é sempre interessante manter uma boa gestão de fornecedores que apresentam um bom histórico de transações.

O relacionamento com fornecedores consegue trazer uma vantagem competitiva e ainda agrega valor ao produto final. Em dias como os atuais, é importante conseguir se diferenciar da concorrência, e estar sempre alinhado com seus bons fornecedores é estar sempre um passo a frente.

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