fbpx

Cadeia de Suprimentos

Produtividade, economia e segurança: gestão de fornecedores para Startups

Voltar | Por Efcaz 9/3/2020

Produtividade, economia e segurança são pontos fundamentais para qualquer Startups. Confira como  funciona a gestão de fornecedores para startups

Uma startup é definida de várias formas. Trata-se, normalmente, de uma empresa criada como uma operação de investimento inicial reduzido, com grandes expectativas de crescimento exponencial, mas também com grandes riscos a serem enfrentados pelo caminho. 

A gestão de riscos de uma startup, por esse motivo, deve ser foco de atenção privilegiada. É preciso evitar que gastos desnecessários sejam feitos e que problemas sejam causados por empresas terceiras. 

Se esses fatores são problemáticos para qualquer empresa, imagina para uma operação de financiamento baixo e alta taxa de riscos?

Neste artigo você entende como a uma gestão de fornecedores adequada pode ajudar startups que pretendem alçar voo rumo ao sucesso, evitando fraudes e garantindo eficiência e organização. 

Inovação disruptiva e gestão empresarial

Há um tempo atrás alguns dos serviços e produtos mais populares eram muito diferentes de como são feitos hoje. A música era ouvida em cds, as pesquisas feitas em enciclopédias e viagens dentro a cidade eram feitas principalmente por táxis tradicionais. 

Não é preciso dizer como algumas grandes empresas tecnológicas mudaram esse cenário. No entanto, elas começaram como startups, pequenas e corajosas, buscando entrar no mercado e abraçando os riscos dessa estratégia.

A chamada inovação disruptiva é o que existe em comum entre empresas como NuBank, Google, Uber ou Netflix. Elas encontraram um nicho consolidado e criaram uma solução inovadora, mudando aos poucos a paisagem do negócio e transformando-se no padrão reconhecido pelas pessoas nos dias de hoje.

Para que possam crescer dessa forma, as startups devem ser geridas de modo inteligente. É preciso inovar em todas as áreas da empresa, desde o desenvolvimento o produto ou serviço, até as dinâmicas trabalhistas e de fornecimento. 

Como uma boa gestão de fornecedores pode ajudar uma startup a crescer?

Existem vários tipos de startups e nem todas elas entregam ao consumidor um produto físico. Na verdade, várias utilizam um modelo parecido com o do Uber, que conecta as passageiros e motoristas sem precisar comprar nem ao menos um carro. 

É de se imaginar, nesse sentido, que a maioria das Startups não precisa de fornecedores. Mas isso está errado!

Toda empresa que quer crescer no mercado precisa de fornecedores. É preciso ampliar esse conceito para compreender o relacionamento da empresa com terceiras de uma forma mais ampla. 

Mesmo uma empresa pequena, sediada em casa ou em um escritório simples, precisará de fornecimentos básicos, como água mineral ou internet banda-larga. Se o provedor de internet falha diariamente e possui mal atendimento, por exemplo, os serviços de uma micro-empresa no setor de programação e computadores podem ser muito prejudicados. 

Existem inúmeras necessidades cotidianas em uma empresa, que vão desde o suprimento de hardware até a utilização de novos materiais de última geração. Independentemente do nicho e do porte, é possível dizer que o cuidado na gestão de fornecedores indica a qualidade e a segurança dos serviços. 

Veja o caso da startup e viagens espaciais de Elon Musk, a SpaceX. A empresa renovou completamente o mundo das viagens especiais, diminuindo drasticamente os custos necessários para lançamentos de foguetes no espaço. A empresa utilizou táticas como reciclagem e redução de custos com materiais para trabalhar uma economia que possibilitou que, apenas em 2018, 21 lançamentos de sucesso. 

Para se tornar uma fornecedora de tecnologia espacial para a NASA, a SpaceX renovou a forma de utilizar os suprimentos técnicos necessários para construir os foguetes. Você consegue imaginar a quantidade de contratos assinados com fornecedores de matérias primas, tecnologias específicas e transporte para um empreendimento desse tipo?

Desde as menores empresas até as mais grandiosas, o caminho rumo à inovação disruptiva é muito beneficiado por uma gestão de fornecedores eficaz. Confira:

Produtividade

Como a vimos, uma boa gestão de fornecedores pode melhorar a produtividade da empresa. Isso acontece por conta de processos mais otimizados e organização escritorial. Além disso, uma boa gestão de fornecedores significa compreender quais são as necessidades exatas da empresa e quais são os fornecedores ideais para serem homologados e contratados para suprir essas necessidades. 

Economia

Toda gestão e fornecedores inclui a manutenção de uma lista com fornecedores alternativos para o caso atual. Isso significa sempre estar de olho em quais opções são mais econômicas e viáveis para suprir a sua empresa. Além disso, a boa gestão de fornecedores é capaz de evitar desperdícios e manejo mal preparado de materiais e serviços. 

Segurança

Empresas grandes e pequenas sofrem todos os dias por conta de fraudes e problemas sanitários com fornecedores. É por isso que a gestão de fornecedores é sempre atrelada ao setor da gestão de riscos. Isso é particularmente importante para empresas que trabalham com o setor químico ou médico, que exigem descarte de materiais de maneira ecológica e observada por órgãos de controle públicos. 

Inovação gerando inovação: como a EFCAZ pode ajudar sua empresa

A EFCAZ também surgiu como um startup, buscando entregar uma solução ideal para que outras empresas possam gerenciar seu fornecimento e o setor de contratos de forma inteligente. 

Com isso, estamos entrando no precioso mundo da colaboração entre empresas. Nosso sistema integrado de gestão de fornecedores é capaz de verificar a situação das empresas parceiras com órgãos governamentais de maneira automatizada. Além disso, todos os documentos envolvidos na relação – de notas fiscais à contratos – ficam organizados e com acesso facilitado em nosso banco de dados em sistemas na nuvem

Para Startups é muito importante encontrar as parcerias sérias e manter uma postura profissional nesse relacionamento. As empresas parceiras ideais nem sempre estarão nas proximidades e isso não pode ser um impedimento para o negócio em plena era da informação. É por isso que criamos um sistema de gestão de contratos e assinatura digital ideal para os negócios do séc. XXI. 

Com a EFCAZ, a sua startup pode começar um passo à frente rumo ao futuro do empreendedorismo. Conheça nossas soluções!

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: