fbpx

Gestão de Fornecedores

Segurança na Gestão de Fornecedores

Voltar | Por Efcaz 30/9/2019

Sem um bom compliance, o risco de fraude Gestão de Fornecedores se torna muito grande, prejudicando seu futuro, sua resiliência e seu valor. Saiba mais!

No mundo conectado de hoje, a necessidade de selecionar corretamente processos de negócios e avaliar a integridade de terceiros é fundamental para evitar possíveis riscos de fraudes na Gestão de Fornecedores

Existem diversos riscos relacionados à fraudes e saber de que forma eles acontecem – e como o uso de um bom sistema de compliance pode auxiliar você – é algo muito importante.

As soluções fornecidas por ele organizam informações como onde os dados confidenciais são armazenados na nuvem, quando e onde eles estão sendo movidos e permitem controle, como a definição de locais geográficos onde dados e recursos podem e não podem ser armazenados, por exemplo.

A relação entre compliance e fraude nas empresas 

Pense em quantas empresas lutam contra riscos, infladas de bens e serviços. Isso pode, definitivamente, impossibilitar a aplicação de uma gestão eficiente.

– Muitos incidentes são descobertos após o fato acontecer – ou até mesmo nunca. Mesmo quando fundos fraudulentamente dispersos são identificados, eles nem sempre são recuperados. 

– Na verdade, a Associação de Examinadores de Fraudes Certificadas estima que a uma empresa em média perde cinco por cento de sua receita anual por meio de fraude nas empresas

  • Um programa abrangente de compliance que inclua monitoramento em tempo real de fraudes e sua prevenção pode agregar benefícios incríveis para seu gerenciamento.

Para compreendê-los melhor, é importante saber quais são os principais riscos e entender de que forma eles acontecem.

1 Perda de valor e menor competitividade para a empresa

A fraude nas empresas ofende grandes quesitos de valor de uma empresa e, caso haja o perpetuamento de informações, ela pode ter sua competitividade destruída e até mesmo acabar inativa.

– As iniciativas de compliance podem agregar valor real a um negócio, ajudando a aproveitar as novas oportunidades de mercado, especialmente ao competir com outras empresas que não fizeram dela uma prioridade.

2 Menor eficiência operacional

A queda do desempenho causada por documentações vencidas ou fraudulentas podem ser fatal para uma empresa.

Embora a transparência seja fundamental para ganhar confiança, melhorar o desempenho de um negócio é outro benefício de um programa de compliance bem-sucedido – e que tem um impacto direto nos resultados finais. 

  • Ao quebrar os silos e trabalhar em toda a empresa para apoiar essas iniciativas, os gestores podem desempenhar seu papel no aumento da eficiência operacional de forma segura. 

3 Menor resiliência dos negócios

É inegável que um bom compliance atua em tornar uma empresa mais eficiente e menos propensa a erros causados por documentações e certificações erradas, resultando em economias de custo aceleradas.

Sem essas economias, obviamente, os serviços se tornam menos resilientes, fator causado por uma exposição e até mesmo gastos completamente fora do orçamento.

Não só o uso de compliance em toda a empresa leva a uma melhoria na visibilidade dos riscos, mas uma pesquisa da Exxaro observou uma redução de 10% nos custos de auditoria e 20% de economia nos custos através dela. 

Aposte em um bom compliance, fazendo cumprir determinadas normas para seu negócio em questão e reduzindo os erros acima, que podem ser muito maléficos para reputação e valor de sua empresa.

 

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: