Gestão de Fornecedores

Quais os benefícios de usar um SRM na gestão de fornecedores? Confira!

Voltar | Por Efcaz 18/4/2019

O SRM é importante para a boa gestão de fornecedores porque, basicamente, permite maior controle e efetividade no relacionamento com esses parceiros.

De modo mais específico, podemos destacar detalhes como a contribuição no dimensionamento ideal da rede de fornecedores.

Assim, o SRM auxilia desde a seleção para definições estratégicas sobre como operar com as políticas de compras. Como resultado, a empresa desenvolve uma maior capacidade de negociação e opera com mais segurança, uma vez que os riscos diminuem com o planejamento elaborado e a adoção de medidas preventivas.

A seguir, vamos explicar melhor sobre os benefícios e formas de utilização do SRM. Confira!

O que é um SRM?

Basicamente, o SRM se refere ao termo, em inglês, Gestão do Relacionamento com Fornecedores (Supplier Relationship Management). Por meio dele, é possível que as empresas compradoras gerenciem as interações com os seus fornecedores de forma abrangente e detalhada. E isso inclui tanto os parceiros que entregam produtos para consumo da empresa como matéria-prima e serviços.

O foco no objetivo de melhoria de processos de compra é alto, o que cria a necessidade de controle do sistema de cada etapa do relacionamento, como a homologação e a avaliação, além do registro de detalhes, como a certificação dos fornecedores.

Ao monitorar as etapas de relacionamento e acompanhar o desempenho geral e individual da rede de fornecedores, o SRM ainda permite melhorias na produtividade, qualidade e lucratividade — com efeitos marcantes no setor de manufatura em indústrias, e em todos que dependam diretamente do cumprimento de prazos, contratos e acordos com fornecedores.

Outra função importante do SRM é o fornecimento de informações para a transmissão de feedbacks. Com dados precisos e concretos sobre o que funciona e o que precisa melhorar na relação com cada fornecedor, é possível aprimorar os processos comuns sem gerar atritos.

Quais os benefícios de usar o software SRM na gestão de fornecedores?

Com base na definição de SRM e no pouco que já adiantamos sobre o funcionamento desse sistema, você pode deduzir vários benefícios e vantagens. Contudo, abaixo vamos relacionar quais deles observamos com mais frequência na prática. Veja!

Custo mais baixo

O primeiro deles é a evidente e impactante diminuição de custos. Ela ocorre em várias frentes, como no aumento de flexibilidade e melhora nas negociações de preço, além da diminuição de enganos, erros de envio, descumprimento de prazos e outros gargalos que podem interromper a produção.

Maior controle sobre o desempenho de terceiros

É comum que, especialmente na terceirização de serviços, a empresa sinta os efeitos de certo nível de distanciamento entre o fornecedor e o propósito do negócio.

Nesse sentido, ao monitorar o relacionamento com os fornecedores e centralizar as informações sobre cada um deles, o seu controle sobre suas atividades aumenta.

Tomada de decisão mais estratégica

Um bom SRM permite enxergar as atividades de compras e de relacionamento com fornecedores de um ponto de vista mais estratégico.

No lugar de gastar boa parte do tempo se preocupando com itens que faltam e outros detalhes mais pontuais, o gestor de compras consegue uma visão macro e reveladora sobre as atividades de compra.

Gestão mais ágil

Hoje, automatizar processos que obedeçam a determinado padrão é muito mais o que uma opção. Trata-se de uma obrigação para quem não deseja dar espaço para a concorrência. E, como você sabe, agilidade no setor de compras reflete em aumento da produtividade em diversas áreas, como um efeito cascata.

Clareza nos acordos

Clareza nos acordos significa menor incidência de problemas e eventuais discordâncias. Saber as regras do jogo e se comprometer com elas é uma qualidade fundamental para fornecedores que pretendam ter um relacionamento de longo prazo com os seus clientes.

Assim, a gestão e o controle dos documentos, regras e qualquer outra tratativa não é apenas eficiente em um SRM, mas também é uma ferramenta que facilita a consulta e negociação.

Maior controle de riscos

Mencionamos rapidamente esse ganho, mas não em todos os seus aspectos. Além de facilitar o controle sobre a situação de cada fornecedor e acompanhar eventuais riscos momentâneos, caso ele não consiga honrar seus compromissos, é mais fácil organizar um plano B.

Nada é mais efetivo para a segurança do que uma política de redundância, ou seja, se um elo se rompe, é possível contar com um reforço paralelo.

Melhor análise dos dados de fornecedores

Todos os dados relativos ao relacionamento com os fornecedores são armazenados no SRM e geram um painel informativo e analítico, além de relatórios mais específicos e detalhados, quando necessário. Sua abordagem do relacionamento se torna mais profissionalizada e estratégica, além do ganho considerável de precisão.

Acompanhamentos improvisados por meio de planilhas e outras aplicações não especializadas favorecem erros e inconsistências, que são eliminadas em um SRM.

Mais acesso à informação

Não é apenas de precisão e variedade que estruturamos adequadamente um sistema informativo. O acesso aos dados, detalhes e relatórios é outro ponto determinante.

Nesse sentido, a segurança de dados está se tornando uma preocupação cada vez maior, e o controle de acesso contribui tanto para facilitá-lo para quem interessa quanto para dificultá-lo para quem não está autorizado a acessar determinadas informações.

Melhora do relacionamento

Com o investimento em recursos de gestão, o relacionamento com fornecedores tem se tornado determinante, conforme a sociedade e as empresas incorporam às mudanças.

O consumidor exige autenticidade das marcas e está atento a tudo. A descoberta de um comportamento duvidoso em uma empresa pode ter efeito em toda a rede de relacionamento que ela mantém no mercado.

Um bom relacionamento melhora a confiança e amplia o nível de conhecimento sobre a realidade de cada parceiro da empresa. Não raramente, a melhora de sinergia que resulta essa aproximação favorece a realização de ações em conjunto e outras formas de potencializar os resultados.

Para concluir, considere que uma boa implantação do SRM é fundamental para uma gestão de fornecedores de sucesso. Por isso, analise a capacitação e a qualificação da equipe que desenvolve e fornece suporte para o sistema, quando for tomar uma decisão. A aptidão desses profissionais em solucionar seus problemas é um critério importantíssimo nesse caso.

Agora que você tem as informações que precisa, conheça a nossa solução de SRM para automatizar seus processos e melhorar os resultados.

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